sábado, 13 de julho de 2013

Ex-Presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor Do Bonfim, fala sobre sua fundação!!!

Paulo Braga

O Ex-Presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim, PAULO BRAGA DE MIRANDA, encontrado nos corredores da Prefeitura, com uma planta de um loteamento em mãos, em que dizia sua intenção de doar uma quadra de lotes que ficava em frente ao Cemitério Jardim da Saudade para que a Prefeitura fizesse sua ampliação, aproveitando o ensejo, em conversa com Luiz Bamberg, expôs minuciosamente o histórico da fundação da Cooperativa. Contou que:

1- O PIONEIRISMO >>>A Em meados de 1960 para 1970, Ingressou na ideia já iniciada, porém ainda engatinhando, de unir forças em um Cooperativismo, e buscar melhorias para as atividades Agrícolas e pecuárias da Região.

a)- A IDÉIA REINANTE >>> Cooperativismo afirmava ele, Tinha o impulso do então Presidente da República Ernesto Geisel, e teve essa ideia espalhada pelo país. Paulo  Braga nos contou que ao ingressar na Cooperativa, que se iniciou em uma Casa alugada, ali onde hoje funciona a Casa das Sandálias, contava com nomes fortes de Fazendeiros conhecidos na Cidade. Como: Adolfo (Adolfinho), Durval Torres, José Viana e outros.

b)- AS ATIVIDADES   >>>  Lembra ele que para tomar empréstimo no Banco, foi fazer o cadastro e descobriu que os poucos funcionários que haviam , não tinham sua situação regularizada perante o Ministério do Trabalho, o que impossibilitava o cadastro para empréstimo. Ao Regularizar a situação dos funcionários, surgia outro problema que impedia de se tomar empréstimos que era o patrimônio, tinha o que a Cooperativa?...Na verdade não tinha nada que se pudesse dar como garantia patrimonial ao Banco, para que esse liberasse empréstimos.

c)- AS DIFICULDADES – Havia uma necessidade de se programar com boa antecedência a compra de arame farpado...as bolas de arame mesmo  com dinheiro não se conseguia comprar se não houvesse uma previsão de compra solicitada com antecedência.

d)- A AJUDA DO GOVERNO-  Para incrementar as  Cooperativas, a Secretaria de Agricultura do Estado, enviava um Gerente administrativo pelo período de um ano, tempo esse que com um Gerente capacitado, enviado para o interior, esperava-se que as Cooperativas avançassem em  suas missões de melhorar a vida do homem do Campo, trazendo técnicas novas, equipamentos, sementes, medicamentos de uso veterinário e uma ampla e complexa rede de componentes, que facilitavam os trabalhos nas Fazendas.

e)- A GESTÃO DE PAULO BRAGA- Traduzida como uma gestão de sucesso, empreendimentos, investimentos  resultados práticos e retorno compensador. Para isso, contribuiu a tradição de família, na honestidade, e nos atributos de homem de bem. Lembra ele que quando ia a Capital, costumava ir de ônibus para a Secretaria e órgãos públicos governamentais, via presidente de Cooperativa chegar em carrão e com motorista.


f)- O PATRIMÔNIO  DEIXADO – Paulo Braga diz ter deixado um patrimônio de 5.000.000,00 (Cinco Milhões) para a Cooperativa, sem dever nada, distribuídos em Imóveis como o Prédio onde funciona a Sede da  Cooperativa, Terreno do Balanção ao lado do Centro Cultural. Terreno em Filadélfia que era para construir uma revenda. Muita mercadoria deixada paga. Dinheiro em caixa sem dever nada. Essa foi a pioneira e marcante passagem pela Cooperativa nos 18 anos de Paulo Braga.

Texto escrito por: Luiz Bamberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário