domingo, 18 de agosto de 2013

A BÊNCÃO, SEU CHICÔ!

No dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, “Seu” Francisco Urbano foi levado ao reino do Pai. Não poderia ter escolhido data mais significativa para o encontro com a Bondade Infinita que ele testemunhava havia anos em Senhor do Bonfim, em seus gestos singelos e cativantes.

Qual a família genuinamente bonfinense que não o procurava todo sábado, talvez mais para abraçar o homem bom, gentil, que mesmo comprar os produtos lácteos que ele oferecia em gentilezas? – Seu Chicô, homem de Deus, homem do povo, empatia de alma e de vida com esta terra que o tinha como profundamente seu...

Seu freguês, lembro-me da luta do sábado cedo, mães e pais de família a brincar com ele: “vixe, Chicô, hoje ocê ta mole...” enquanto a fila crescia...  Ele esboçava um riso e confirmava porque tanta gente escolhia a sua banca como ponto de encontro. Ele ajudava todos nós, ombros pesados dos dias duros da semana, a brincar com a arte de viver.

Seu Chicô fará muita falta. Não tanto pelos requeijões e pelas manteigas, que em nossa terra  se multiplicam em diversas mãos, mas pelo perfil único que nos impelia a abraçá-lo, a acarinhá-lo, e a confessar que para nós ele era  um amigo querido, um querido pai de todos nós. A bênção, Seu Chicô!

Paulo Machado, uma homenagem a um homem bom, que viajou fora do combinado, no dia 15 de agosto, Francisco Urbano, o nosso “Seu Chicô”. Senhor do Bonfim, 17 de agosto de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário