sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Grupo da Melhor Idade reúne-se no 1º Retiro da III Idade‏

Reflexão, lazer e confraternização: Assim foi o dia de hoje (5) para o grupo da Melhor Idade- SAMI, projeto desenvolvido pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social.
O 1º Retiro da III Idade aconteceu na Escola Municipal Luis Alves Sousa no Distrito de Tijuaçu e reuniu os 245 idosos do grupo para um momento de reflexão espiritual, louvor à vida, troca de experiências e principalmente fortalecimento de vínculos.
A programação foi diversificada. A abertura ficou por conta do Samba de Lata do Tijuaçu, que encantou a todos com sua batida diferenciada. O grupo de Carrapichel entoou louvores que celebraram o momento único.
A secretária de Ação e Desenvolvimento Social , Marza Moura Correia, destacou a beleza de ser idoso. “Idoso é aquele que vivenciou experiências durante a vida e se orgulha delas; velho é aquele que passa o tempo reclamando do quanto essa fase da vida é ruim. Na verdade, velhice não está na idade, está na cabeça”, afirma.
A assistente social Gabriella Nogueira enfatizou em sua fala o quanto a oportunidade de estar entre os idosos era única. “ Eu me sinto honrada porque aqui, na verdade, eu não estou pra ensinar nada, porque estou no meio de pessoas tão sábias. Na verdade, eu estou aqui pra aprender”.
D. Vanda Cerqueira, 68, cheia de vida e dona de uma voz invejável, entoou  sucessos antigos e é o reflexo de uma idosa que se sente fortalecida, capaz, respeitada e amada, graças ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social e do Grupo SAMI. “Eu quero viver a vida e a vida quer que eu viva ela”, celebra.

O coordenador do grupo SAMI, Domingos de Almeida, salienta que “o objetivo do 1º Retiro da III Idade é,  sobretudo, para que os idosos revejam suas condições e motivação de vida, além de lutarem por ter seus direitos assegurados”, comenta.
O 1º Retiro da III Idade foi promovido pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, com o apoio da Secretaria de Educação, representada por Fátima Fonseca e o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tijuaçu.
O Grupo SAMI reúne-se na Comunidade Kolping, próximo ao Hospital Regional. As atividades desenvolvidas  pelos  245 idosos a partir de 60 anos, abrangem Ioga, dança, educação física, artesanato, pintura, além de acompanhamento psicológico. Maiores informações na Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, Praça da Bandeira, 22, atrás da Prefeitura.



ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário