sábado, 28 de setembro de 2013

I Movimento da Valorização da Libras e Dia do Surdo discute a valorização da comunidade surda em Senhor do Bonfim‏















































































































A Coordenação de Educação Inclusiva/ Secretaria Municipal de educação realizou ontem (26) o I Movimento da Valorização da Libras e o Dia Nacional do Surdo em Senhor do Bonfim.
A movimentação aconteceu em todo o Brasil e se chama “Setembro Azul”. Esse mês foi escolhido porque marca os principais eventos em prol da luta pela dignidade dos surdos.
Concentrados na Praça Nova do Congresso, ouvintes, familiares, alunos surdos, professores e intérpretes de LIBRAS, caminharam até chegar à Escola Luiz Viana Filho, próxima à Prefeitura Municipal. O Governo Uma Nova Realidade, através da Coordenação de Educação Inclusiva, pretende tornar a Escola Luiz Viana Filho uma Escola Bilíngue (Português /Libras) para atender melhor a comunidade surda de Senhor do Bonfim.
Na Escola, os participantes compartilharam de brincadeiras pedagógicas e oficinas que ressaltaram a valorização da LIBRAS e do surdo.
O Secretário de Integração, Marcos Conceição, a Secretária de Educação, Francylene Fonseca, a Coordenadora de Educação Inclusiva no município, Eliana Conceição, prestigiaram o evento e se emocionaram com a história do intérprete de LIBRAS, Rickson Rodrigues. “Comecei a trabalhar com os surdos em 2004. Deixei de ser mecânico de carros a diesel para me tornar intérprete de LIBRAS, e não era valorizado. Mas hoje, ganhei reconhecimento e acolhimento no município de Senhor do Bonfim, que inclusive é o único da Região que possui intérpretes de LIBRAS no quadro efetivo do município”, finaliza.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário