sábado, 21 de setembro de 2013

Professora Jorgina uma História de vida!!!





NOME: JORGINA RIBEIRO ALBUQUERQUE E SILVA (Prof.ª  JORGINA)
NASCIDA EM : 25.04.1942
PAI:       VITOR SOUZA RIBEIRO
MÃE:     EMÍLIA ALVES
NATURAL DE CAMAÇARI

- DA INFÂNCIA> Veio para Sr. Do Bonfim aos nove anos de idade, quando o pai funcionário da Ferrovia Leste Brasileiro, onde era Chefe Administrador transferiu-se para cá.

-ONDE ESTUDOU > Jorgina estudou o 1º e 2º ano na Escola Austricliano de Carvalho, em frente a Igreja Matriz, vindo a concluir o primário já no  Colégio das Sacramentinas e o Ginásio, concluindo também os 3 (Três) anos de Magistério nas Sacramentinas (Colégio das Freiras). Fez também um curso de Contabilidade na Escola do Comércio, que funcionava no prédio da Maçonaria, curso esse criado sob decreto, pelo então Prefeito na época Aloísio Gonçalves.

-QUANDO COMEÇOU A ENSINAR?> Em 15 de Abril de 1963 começou a ensinar no Austricliano, a Diretora era Ana Brandão, onde após 2 ou 3 anos, saiu para ensinar Matemática que foi o que sempre ensinou...desta vez no Isabel de Queiróz...que pertencia a CENEC.

- A IDA PARA O GINÁSIO MARISTAS > Professora Jorgina, foi a primeira mulher em nossa Cidade, a ensinar no Ginásio Maristas...um Internato de Padres da Congregação fundada pelo Padre Champangnat. Conhecidos como : “Irmãos Maristas”  Ginásio onde alguns alunos estudavam em regime de internato. Possuindo cerca de 200 (duzentos) Externos e mais de  250 (Duzentos e Cinquenta) Internos.

- A QUEBRA DE PARADIGMA E TABUS >  Apesar de ter sido uma quebra de paradigma e tabús na época...pois mulher não entrava no Ginásio onde o corpo de alunos era só composto de homens, Professora Jorgina diz não ter havido resistências.

-O GINÁSIO MARISTAS>  Na época, o Diretor do Ginásio Maristas, era o Irmão Narciso...o Ginásio pertencia a Congregação da Província do Norte com sede em Recife...Passando então para a Província do Sul, o Irmão Narciso foi Substituído, pelo então Sulista Irmão Dalló...


- A MATEMÁTICA> Sempre ensinando matemática, trabalhava os três turnos, e ainda dava aulas na Vizinha Cidade de Campo Formoso...aulas que ministrava aos sábados...além de aqui e ali dava também bancas de matemática.

- O CASAMENTO E A FAMÍLIA>     Jorgina casou-se em 1973 com Idelson de Albuquerque Silva, a Cerimônia do Casamento Cívil e Religioso, aconteceu no Auditório do Colégio Estadual (Antigo Maristas) , cerimônia feita pelo Juiz Dr. Luiz Fernando Ramos numa tarde as 14 horas de Setembro de 1973. Desse enlace, tiveram 4 filhos: Carla Patrícia, Ana Corina, Anderson Patrício (Falecido) e Mª de Fátima.

-O INTERNATO>  Lembra a professora Jorgina, que no Internato ficavam cerca de 250 (Duzentos e cinquenta) Jovens estudantes a maioria das Cidades Visinhas. O internato ficava sob as responsabilidades dos Irmãos Maristas Delmar e Irmão Hugo. Que dirigia um grupo de Escoteiros também além de ensinar Geografia.

-OS PADRES> Os Padres chamados de Irmãos Maristas, eram: O Diretor: Irmão Dalló,  além de Delmar e Hugo (Responsáveis pelo Internato e o último também pelo grupo de Escoteiros...havia também os Irmãos : João Bizoto e Sabino que era Foen, Irmão Adauto Aguiar, Ambrósio, Agenor e Félix.

-O REGIME RÍGIDO>  Jorgina lembra da Disciplina rígida no Maristas, a exigência de conhecimento do conteúdo a transmitir...a ponto do Diretor Dalló, instalar escutas em caixas de som nas salas para acompanhar as aulas dos professores...até na cozinha foi instalada caixas de escutas e interfones...que eram instaladas pelo técnico Humberto Paiva. Muitas Turmas foram formadas no Ginásio Maristas... que só ia até a 4ª Série Ginasial. Muitos que concluíam o Ginásio, iam posteriormente para a Escola do Comércio fazer Contabilidade.

-QUANDO OS MARISTAS FORAM EMBORA?> Em 1970,  A Não adaptação ao calor, aos costumes, a distancia da família e os desentendimentos entre a Província Norte e a Sul, deixavam um clima de tensão nos Padres residentes...e a notícia da Vinda de um Colégio Estadual para Sr. Do Bonfim, poderia perder os alunos que por certo  deixariam de pagar as mensalidades, para  se matricularem no Colégio Estadual que seria construído...Sabedor da Notícia, o Diretor apressou-se em vender os terrenos do fundo do Ginásio..que dava até ao Campo Clube. Hoje Bairro Maristas...que chamando oo Agrimensor Projetista Mario Bamberg, o Diretor Dalló, pediu que ele fizesse uma planta e loteasse a Fazenda que ficava aos fundos do Ginásio Maristas.   Em seguida fez uma reunião no auditório para vender o Ginásio ao Governo do Estado.

-A CHEGADA DO COLÉGIO ESTADUAL> A Professora Escritora Educadora, Olga Campos de Menezes...teve forte influência política para a compra do Ginásio e transforma-la em Colégio Estadual, sendo sua primeira Diretora....Jorgina Continuou ensinando Matemática no Estadual, também no Izabel de Queiróz, na Escola do Comércio que foi extinta e anexada ao Colégio Estadual.
-A CRIAÇÃO DO OLGA>  Com um terreno vasto ainda, criou-se o Colégio anexo ao Estadual, que levou o nome de Colégio Olga Campus de Menezes,em homenagem à Grande Educadora, que também fez história em nossa Cidade.

-CONCLUSÃO>     Professora Jorgina  tinha o gosto pela matemática, diz que naquele tempo os alunos sabiam respeitar o Professor, se interessavam pelas aulas...e eu era um pouco linha dura confessa. Quem não conhece a Professora Jorgina Gente que faz história em nossa Cidade de Senhor do Bonfim-BA.


Texto escrito por> Luiz Bamberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário