quinta-feira, 30 de julho de 2015

Juazeiro realiza 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres


Discutir a participação política das mulheres de Juazeiro. Esse é o principal objetivo da 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas  para as Mulheres de Juazeiro, que acontece durante todo o dia de hoje (28), no Centro Cultural João Gilberto.
 
Mulheres negras, transexuais, de terreiros, de movimentos sociais, da agricultura, da zona rural, dos movimentos socais, da sociedade civil organizada e militares marcaram presença no Centro Cultural, com objetivo de fortalecer a política municipal e nacional, definindo estratégias para o avanço das políticas públicas para mulheres.
 
A abertura da Conferência contou com a participação do Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, da Secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Olívia Santana, da Coordenadora Geral de Ações Preventivas da Presidência da República, Terezinha Abigail Gonçalves, da Secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro, Lindsai Amaral, da Vereadora e Representante da Comissão de Mulheres da Câmara Municipal de Juazeiro, Poliane Amorim, da representante da Marcha das Mulheres Negras, Jaqueline Santos, da primeira aluna transexual da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Micaela Bezerra e do Deputado Estadual Zó, dentre outras autoridades.
 
Durante o encontro, alguns pleitos foram realizados, dentre eles: a implantação da Ronda Maria da Penha na cidade e a doação de equipamentos, mobiliários e veículos para ampliar o atendimento do Centro Integrado de Atendimento à Mulher de Juazeiro (CIAM), que possui 10 anos de atuação e já atendeu mais de cinco mil mulheres vítimas de violência.
A Secretária Olívia Santana parabenizou a equipe pelo protagonismo, já que Juazeiro está realizando a primeira Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres da Bahia. Além disso, ela assumiu o compromisso de priorizar as tratativas do que foi solicitado durante o encontro, e aproveitou a oportunidade para pleitear ao Prefeito Isaac, a criação de uma Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres na cidade.
 

Durante toda tarde, as conferencistas participaram da discussão dos seguintes eixos temáticos: Igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres; Avanço das estruturas institucionais e das políticas públicas; Recomendações sobre a participação das mulheres no sistema político; e o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. Também será realizada a eleição das delegadas, que representarão o município de Juazeiro na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário