terça-feira, 28 de julho de 2015

Vídeo sobre escravidão no Brasil produzido pela ONU destaca regularização fundiária de territórios quilombolas na Bahia‏





Imagens de Salvador, narrativa sobre a conquista da terra, da conservação ancestral de costumes e culturas dos 200 moradores do Território Quilombola Dandá, e a abordagem da política pública de regularização de territórios quilombolas começam a ganhar o mundo. 

É que o vídeo “Brazil: The Story of Slavery” – produzido pela Divisão de Rádio e TV da Organização das Nações Unidas (ONU) de Nova York – foi publicado, numa versão em inglês, no Canal da ONU no Youtube. 

Em agosto, o vídeo será divulgado para 165 países, em seis idiomas diferentes, por meio do sistema de broadcast das Nações Unidas. As imagens e entrevistas foram gravadas em Salvador, no Incra/BA e no Território Quilombola Dandá, localizado em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

A ONU proclamou o período de 2015 a 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes e o “Brazil: The Story of Slavery” faz parte desse projeto. Sua narrativa dá destaque ao Incra com a entrevista do Diretor do Ordenamento da Estrutura Fundiária, Richard Torsiano, que fala sobre Programa Brasil Quilombola e a sua execução. “Este novo agir nos permitiu devolver as terras para as comunidades quilombolas e garantir justiça para aqueles que foram historicamente vítimas de injustiça.", frisa no vídeo.  

A líder comunitária do Dandá, Sandra de Santos, mais conhecida como Lôra, recontou o sofrimento dos antepassados para se manter naquela terra. Ela lembra de que quando ouviu falar do “programa do Incra” iniciou a busca pela regularização fundiária da comunidade. 

Vídeo

"Essa gravação é uma oportunidade de mostrarmos o trabalho em favor da liberdade e do direito ao uso da terra por meio da regularização de territórios quilombolas. Na Bahia, temos 266 processos abertos que irão beneficiar aproximadamente 7 mil famílias quilombolas", ressalta o superintendente regional do Incra/BA, Gugé Fernandes.  

Ainda no vídeo, o militante histórico do movimento negro brasileiro, professor Hélio Santos, relata que 10 milhões de pessoas foram traficadas, da África, durante o período da escravidão. “E 40% dessas pessoas foram trazidas para o Brasil”, garante. 

O lançamento do vídeo coincide com a semana em que se comemora os cinco anos da entrada em vigor, no Brasil, do Estatuto de Igualdade Racial. O Projeto Década Internacional de Afrodescendentes, do qual integra o vídeo, foi lançado na quarta-feira (22), à noite, em Brasília, durante a abertura do Festival da Mulher Afro-Latino-Americana. 

Assista ao “Brazil: The Story of Slavery” no canal da ONU no Youtube:https://www.youtube.com/watch?v=sXAFHmxW-2Q&index=1&list=PLE0100F1853987232 

Nenhum comentário:

Postar um comentário