sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Lavagem de Itapuã completa 111 anos de muita tradição



Fazendo parte do calendário de festas do verão soteropolitano, a Lavagem de Itapuã completa seus 111 anos hoje (28) com muita tradição e festa em um dos bairros mais poéticos do Brasil. Além do já tradicional cortejo das baianas, a festa esse ano é marcada com o festejo dos blocos com os grupos Já Era Assim, Bonitol, Os Cornos, Kitute com Cerveja, Piatã II, Samba Beleza, Escola de Samba Unidos de Itapuã, Grupo Percussivo Chabisc, Malê DeBalê e mais.

Helvetica","sans-serif"; color:#202020'>

do Ministério da Cultura, que tem em sua agenda a reformulação da Cinemateca, o programa Quero Mais Cultura e o lançamento do edital de Animação e Games.

26ª Lavagem Cultural movimenta o Centro Histórico



Acontece na próxima quarta-feira (03) a 26ª Lavagem Cultural, promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). A abertura do calendário carnavalesco do centro histórico será cumprida com cortejo partindo do Palácio Rio Branco, na Rua Chile, às 15h, e seguindo até o Largo Tereza Batista. Serão coroados no evento a rainha e o rei da festa deste ano: a cantora Mari (banda Babado Novo) e o cantor Léo Santana (ex-vocalista do grupo Parangolé – Consciência e Energia para fazer a Diferença.
Cheio de glamour, o evento alegrou o Sheraton da Bahia Hotel, e contou com a presença da chefe substituta da Representação Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura Camila Cerreti na bancada da comissão julgadora. A ganhadora do concurso foi Silvanda Netto, que vai representar a Bahia na etapa nacional do concurso.


do Ministério da Cultura, que tem em sua agenda a reformulação da Cinemateca, o programa Quero Mais Cultura e o lançamento do edital de Animação e Games.

Concurso Miss Bahia da 3ª Idade agita Salvador e valoriza protagonismo da pessoa idosa



O Concurso Miss Bahia da 3ª Idade, é um projeto estadual instituído e realizado em Salvador desde 1998, junto com instituições que trabalham com idosos no estado da Bahia e tem como missão estimular o protagonismo da pessoa idosa na sociedade e é idealizado pelo Movimento Social da Pessoa Idosa/NIAPI – Núcleo Interinstitucional de Ação Pró-Idosos. O tema da 17ª edição foi Beleza com Propósito – Consciência e Energia para fazer a Diferença.
Cheio de glamour, o evento alegrou o Sheraton da Bahia Hotel, e contou com a presença da chefe substituta da Representação Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura Camila Cerreti na bancada da comissão julgadora. A ganhadora do concurso foi Silvanda Netto, que vai representar a Bahia na etapa nacional do concurso.
do Ministério da Cultura, que tem em sua agenda a reformulação da Cinemateca, o programa Quero Mais Cultura e o lançamento do edital de Animação e Games.

SEBRAE Bahia promove reunião com instituições do Audiovisual da Bahia



Com 2016 se mostrando um ano muito promissor para o audiovisual baiano, instituições que movimentam o setor se reuniram na última quarta-feira (27) no Ed. Sede do SEBRAE/BA com o propósito de retomar o planejamento conjunto, cruzando as agendas em curso de cada instituição. A reunião contou com a presença dos representantes do SEBRAE/BA, IRDEB – Instituto de Radiodifusão da Bahia, Nordeste LAB, APC/BA – Associação de Produtores e Cineastas da Bahia, Canal do Cidadão, Benditas Projetos Criativos e a Representação Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura.
A Representação Regional Bahia e Sergipe apresentou parte da programação da SAv/MinC - Secretária Audiovisual do Ministério da Cultura, que tem em sua agenda a reformulação da Cinemateca, o programa Quero Mais Cultura e o lançamento do edital de Animação e Games.

RETORNO DAS ATIVIDADES DO PROATIVO DO 6º BPM




A coordenação do PROATIVO (Programa de Atividade Física) do 6º BPM informa que iniciará suas atividades no dia 16 de fevereiro de 2016, terça-feira, permanecendo os mesmos dias e horários nas bases do Parque da Cidade (segundas, terças e quintas), Populares (terças e quintas), Bonfim III (quartas e sextas) e na cidade de Campo Formoso (terças e quintas), das 16h00 às 18h00.



quinta-feira, 28 de janeiro de 2016


Desencarnou Dona Maria Bartilotti, ontem as 09h, Uma das Médiuns mais antigas da Cidade de Senhor do Bonfim-BA.durante toda a sua vida foi uma mulher exemplar, ajudou milhares de pessoas com o seu Centro Espírita, confortando e orando por todos que lhe procurava. ontem às  9:00hs, ela desencarnou e foi para a eternidade ficar ao lado do senhor criador. Vá em paz 


Educação ambiental pode virar disciplina obrigatória nas escolas


Matemática, Português, Geografia e… Educação Ambiental! Em breve, o assunto pode virar disciplina obrigatória em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio do Brasil. Pelo menos, é o que prevê o PLS 221/2015, de autoria do senador Cássio Cunha Lima.
Atualmente, o assunto passa longe de ser bem abordado nas salas de aula do país. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o único compromisso das escolas é tratar o tema, ocasionalmente, dentro das disciplinas obrigatórias – o que, para o autor da nova medida, não é suficiente.
“Tratar a educação ambiental como tema transversal, como é hoje, inviabiliza uma prática contínua, permanente e com conteúdo próprio. Assuntos como reciclagem, sustentabilidade, medidas de reúso de água e ecologia devem ser tratados com a devida importância”, disse Lima àAgência SenadoConcorda?
O PLS aguarda votação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e, se aprovado, vai ser submetido à avaliação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, para só depois ir a plenário (e, posteriormente, passar por sanção presidencial). Ou seja, a medida ainda tem um longo caminho a percorrer até virar Lei.

Lembranças de uma vida passada!!!



O assunto reencarnação pode trazer muita polemica, há aqueles que tem sua fé depositada na reencarnação, aqueles que não acreditam de jeito nenhum e aqueles que não duvidam. Mas um caso de reencarnação real poderia mudar a opinião dos descrentes e fortalecer a existência do mesmo?

Morto em Guerra


O início do caso começa no fim, sessenta anos atrás um piloto da marinha norte-americana de apenas 21 anos foiabatido durante uma batalha na segunda guerra mundial. Estamos falando de guerra, de soldados, e se tratando de segunda guerra mundial já podemos imaginar quantos norte-americanos foram mortos.
Este não teria nada de especial dos outros soldados, se não fosse pelo fato de que um garoto de seis anos conseguiria trazer de volta a sua história, esse garoto era James Leininger.


Lembranças de uma vida passada



O pequeno James era apaixonado por aviões, era o único tipo de brinquedo com que ele brincava de verdade, erasimplesmente apaixonado. Acontece que essa conexão com uma vida passada era bem pesada para o menino, em muitas e muitas noites, o garoto tinha pesadelos com queda de aviões, sua mãe pode ouvi-lo falar coisas como “Avião em chamas, o pequeno homem não consegue sair”.
Sua linguagem de guerra era muito precisa para um garoto daquela idade, ainda mais um garoto que nunca teve acesso a esse tipo de conteúdo, já que seus pais sempre incentivaram que ele só assistisse a programas infantis.
James foi crescendo, aos seus 3 anos sua mãe percebeu que em um vídeo, James estaria fazendo um verificação pré – voo de um avião na qual eles foram visitar. Ao receber de presente um avião de brinquedo, sua mãe teria comentado com o garoto de que parecia que tinha uma bomba no avião, e ele a corrigiu dizendo que se tratava do tanque externo de combustível.

A procura de uma ajuda profissional

Conforme o garoto foi crescendo, os seus pesadelos relacionados a abatimento na guerra foram ficando mais frequentes, dessa vez aconteciam de 3 a 4 vezes por semana. Saber o que fazer, a mãe de James foi aconselhada pela vó do garoto a leva-lo a uma terapeuta, Carol Bowman, uma especialista em assuntos de reencarnação.
Logo de início, Bowman sabia que o “problema” do garoto se tratava de um caso de memorias de uma vida passada, e indiciou para que os pais e a família estimulassem o garoto a compartilhar estas memorias. Desta forma, o garoto passou a ter menos pesadelos e com o tempo conseguia falar mais abertamente sobre o assunto.
A terapeuta explicou que nessa idade é mais conseguirmos ter lembranças da vida passada, isso porque a cultura social que vivemos na vida presente ainda não enraizou em nós, diminuindo as chances de haver um bloqueio.
Os indícios de que James teve a sua vida passada como um piloto de caça foi ao falar a sua mãe, um pouco antes de dormir, que ele pilotava um Corsair que tinha seus pneus constantemente esvaziados.
Historiadores e especialistas de aviação admitiram que os Corsair daquela época realmente tinham esse problema com os pneus, mas ainda não foi o suficiente para levarem o assunto a sério, já que essa informação poderia ser facilmente encontrada.

Se encontrando com o passado



Em uma das vezes que James contará sobre suas memorias da vida passada, ele disse ao seu pai que antes de ser abatido ele saiu de um porta-aviões chamado Natoma, e que tinha um amigo chamado Jack Larson. O pai de James descobriu que o porta-aviões realmente existia, assim como o amigo Jack.
Foi quando Bruce, pai de James, começou a pesquisar mais afundo sobre o que filho havia lhe dito, junto com a informação de que James havia lhe dado de que ele fora abatido em Iwo Jima. Por sorte da pesquisa, somente um piloto foi constatado como morto ao ataque de Iwo Jima, Bruce descobriu que seu nome era James M. Houston Jr.
James havia dito que o avião foi abatido graças a um míssil que foi atingido bem no motor do caça que ele estava.
Bruce encontrou Ralph Clarbour, que estava presente no momento em que o caça de James Jr foi abatido.
Sem saber o que o pequeno James havia dito, Ralph afirmou “acredito que ele foi atingido bem no motor”.

Anne Barron é irmã de James Jr e ao saber da história do menino acreditou que se tratava da reencarnação do irmão, foi até feito um encontro entre os dois.
Aqueles que não acreditam dizem que pode se tratar de uma grande coincidência, será?

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

BONFIM: COMANDANTE DA PM DE BONFIM VISITOU E ENTREGOU DOAÇÕES AO LAR DOS IDOSOS


Na manhã dessa segunda-feira (26), o Tem – Cel. Anselmo Bispo, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar esteve fazendo uma visita ao Lar dos Idosos, entregando alimentos e conhecendo as novas instalações do local.

O Lar dos Idosos Fabiano de Cristo fica situado à Rua João Rodrigues e recentemente passou por uma mega reforma financiada pela ajuda solidária de diversas camadas da população e com total apoio do 6º Batalhão de Polícia que cedeu toda mão de obra para esse ato solidário.

Parabéns ao comandante Ten – Cel. Anselmo Bispo e demais oficiais e praças do 6º BPM e da PMBA.

Por – George CAESA

Fonte Blogdonetomaravilha 

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Câmara realizou 1ª sessão de licitação para contratação de empresa para realização do concurso‏







A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, realizou nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro de 2016, no Salão Nobre Joaquim Muricy Sobrinho, a 1ª Sessão de licitação para escolha da empresa que realizará o concurso público de provas, títulos e provas didáticas para provimento de cargos.

A Sessão de licitação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Senhor do Bonfim - Vereador Sr. Laércio Muniz de Azevêdo, da Comissão Especial, composta pelo Srº Edualdo de Oliveira Silva (presidente), Sr. Jovenildo Alves dos Santos (secretário) e da Srª Alyne Santos da Silva (membro). Da Comissão Técnica de Avaliação, formada pela presidente, Srª Lourinalva Correia Coelho (presidente), e pelos membros, Srª Maria da Glória dos Santos Rodrigues Srº Marcelo Alcântara  Passos e Srª Aglaia Maria da Silva Matos.

Também estiveram presentes, o Vereador do Município de Senhor do Bonfim - Reinaldo Ferreira Santana, a Vereadora do Município de Senhor do Bonfim - Lúcia Cristina Souza Cerqueira, a Srª Maraísa Santana (assessora jurídica da Câmara Municipal de Sr. do Bonfim) e da Srª Darlene Pinto Macedo (assessoria técnica contratada pela Câmara Municipal de Sr. do Bonfim), para acompanhar os trabalhos relativos ao certame além do Sr. André de Jesus Neves e o Sr. Uillas dos Santos Conceição, residentes no Município de Senhor do Bonfim - BA.

Compareceram a Sessão, 03 (três) empresas, sendo elas: SEPROD Serviços de Procedimentos de Dados LTDA, empresa com sede no município de Alagoinhas - Ba, representada pelo Srº Pedro Henrique de Conceição Barros. Planejar Consultoria de Planejamento EPP, com sede em Salvador - Ba, representada pelo Srº Luiz Claudio de Souza Mattos. E S&R Concursos e Pesquisas LTDA, com sede em Lauro de Freitas, representada pelo Srº Maurício Soares de Oliveira.
O Presidente da Comissão Especial de Licitação também informa sobre a ausência do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, em que o mesmo tinha agenda para cumprir e informa que está feliz em ver que a transparência, legalidade, moralidade, igualdade e competitividade que estão sendo cumpridas neste certame.

O Presidente da Comissão Especial de Licitação informa que devido a quantidade de documentos a serem analisados para a proposta técnica, foi suspendida a sessão para que a Comissão Técnica avalie tal documentação. Na oportunidade, o Presidente lacra os envelopes de propostas comerciais e preços, para que na próxima sessão de licitação, marcada para as 10h do dia 1º de fevereiro de 2016, no Salão Nobre Joaquim Muricy Sobrinho, da Câmara Municipal de Vereadores de Senhor do Bonfim.

Todos os Munícipes estão convidados a participar da Licitação para averiguar a transparência e legitimidade com que o processo licitatório está percorrendo conforme solicitado pelo Presidente da Câmara e conforme a Lei de Licitações exige.
*Por Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Senhor do Bonfim

Estrada que liga Senhor do Bonfim a QUICE está assim sorte de quem consegue passar .


SOCIAL - Completa Idade Nova Lúcia Freitas.

Completou Idade Nova ontem (26), Lúcia Freitas, a Lucinha do Bufete do Maristas. Dona de um Bufete, mais famoso da Cidade e tradicional, Lúcia Freitas com sua filha Néia, são referências em Bufete na Cidade de Senhor do Bonfim-BA. Entre amigos, parentes e convidados, a festa se deu em sua residência na Rua Dom Antônio Monteiro- Bairro Maristas...Parabéns Lucinha .

Lucia Freitas (Centro)













John Henrique Xisto  e Gustavo Bamberg (Direita)



segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Após 12 anos, Açude de Camandaroba em Itiúba transborda


Após 12 anos de estiagem, o Açude do Jacurici (Açude de Camandaroba) que fica na divisa dos municípios de Cansanção e Itiúba, na região Norte da Bahia, transbordou na tarde deste sábado (23).
A população ribeirinha e centenas de moradores dos dois municípios, já com a certeza de que o açude iria transbordar, devido as fortes chuvas que caíram na região, lotaram o “Sangrador” para acompanhar o momento que foi marcado por muita emoção.
Implantado no rio Jacurici, o açude, que é uma fonte de riqueza inesgotável, cobre uma superfície de 1.974 ha e acumula um volume de 146.819.000 m³/s, sendo 1/ 1.000.000m³ de reserva intangível e oferece um potencial hídrico para irrigar cerca de 2.000 ha

Fonte: BlogdoEloiltocajuhy

PONTO NOVO: CHUVA OPERA MILAGRE E BARRAGEM ATINGE 100% DE SUA CAPACIDADE. VEJA VÍDEO E IMAGENS!PONTO NOVO: CHUVA OPERA MILAGRE E BARRAGEM ATINGE 100% DE SUA CAPACIDADE. VEJA VÍDEO E IMAGENS!



O que gerou muita expectativa em toda a região, uma das notícias mais aguardadas em Itiúba, depois do iminente transbordo do Açude Público de Jacurici, especialmente pela população de Ponto Novo de fato aconteceu e a notícia podemos confirmar – nesta sexta-feira (22) a Barragem de Ponto Novo, atingiu 100% da sua capacidade e começou a verter pelo sangradouro. As chuvas tem sido generosas para a população de Campo Formoso e veio em paz, sem grandes transtornos.
Diferente de outras localidades da região, as chuvas que vieram à terra da irrigação não trouxeram grandes prejuízos. Em Itiúba, citando-se como exemplo, a ponte que liga a cidade à Filadélfia, distante da sede da cidade de Itiúba 6Km, desabou após o Rio Itapicuru Merim transbordar deixando, a BA-381 interditada. Em Andorinha, o rio que separa o centro do bairro Vila Peixe transbordou fazendo com que a água invadisse várias residências. Entre outros transtornos causados pelas fortes chuvas.
Senhor do Bonfim, cidade que será beneficiada com a água de Ponto Novo, com a construção da nova adutora, já em fase de teste, várias casas danificadas, vários desastres por contas das fortes chuvas. A BR 324 de Riachão a Feira, caiu outra ponte. Mas, já em Ponto Novo, a barragem agora com 100% de sua capacidade afastou de uma vez a crise hídrica. Conforme se diz no dito popular, e agora pode ser levado ao pé da letra, em Ponto Novo, se melhorar estraga.



Fonte: Bahia na Mídia

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Câmara Municipal realizará Licitação para contratação de empresa para realização do concurso


A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim através do seu presidente, vereador Laércio Muniz de Azevedo, informa a toda a sociedade bonfinense, que na próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro, às 10h00min, no Salão Nobre Joaquim Muricy Sobrinho, realizará Licitação para contratação de empresa especializada para realização de concurso público de provas, títulos e provas didáticas para provimento de cargos.

A licitação será na modalidade concorrência pública, e vencerá a empresa que apresentar melhor técnica em preço, e que até o presente momento 23 (vinte e três) empresas solicitaram o edital da presente licitação.

Por fim, informa que a sessão é pública. Esperamos contar com a presença da sociedade bonfinense e da imprensa para este ato de grande relevância para o Poder Legislativo Municipal.

*Por Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Senhor do Bonfim

Itiúba: Açude Público de Jacurici pega mais de 3 metros d’água – NOVAS IMAGENS



O famoso Açude da Camandaroba, Distrito de Itiúba, no centro norte da Bahia, estava com certeza, no seu volume morto, mas com as chuvas que vem caindo em janeiro a tendência, se continuar nesse ritmo, sangrar a barragem. E com certeza é o que todos nós esperamos. A crise hídrica assustou todo o Brasil, sinal claro de uma brusca mudança climática. No nordeste do Brasil a escassez de água é muito mais acentuada.



Itiúba, fica no sertão da Bahia e com certeza quando seu povo vislumbra esses momentos raros de vir seus reservatórios enchendo, até mesmo água na bica, enchendo dornas e toneis, a alegria fica estampada no rosto. Chuva é sinônimo de prosperidade para o itiubense.



O Açude cheio com certeza resolve muitos dos nossos problemas, inclusive traz o turista para o Camandaroba, Taquari, Morcego e Piaus. A expectativa de comer um peixinho frito na prainha da Quinita. Itiúba e Cansanção ganham muito com o Açude cheio.




quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

HÉLIO GONDIM ANUNCIA PRÉ CANDIDATURA A PREFEITO DE SENHOR DO BONFIM


O secretário de Administração, Hélio Alves Gondim anunciou agora há pouco sua pré-candidatura a prefeito de Senhor do Bonfim. A informação de que estará na disputa nas eleições municipais deste ano  foi divulgada durante uma reunião que aconteceu na sede da prefeitura com a presença de todos os secretários municipais.
Os detalhes de sua pré candidatura serão conhecidos ainda esta semana. Hélio Gondim, concederá entrevistas nas emissoras da cidade para falar sobre o assunto. No sábado, às 9 Hs, na Rainha FM, no programa Primeira Página, o pré candidato já confirmou sua presença.

Fonte: blogdowalterleyKuhin

Nível do Rio São Francisco vai mais do que dobrar nos próximos 35 dias


As Cidades Juazeiro -BA (Esq.) e Petrolina-PE (Dir.)

Com elevados volumes de chuva de até 200 milímetros registrados nos últimos dias na metade centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região da Serra da Canastra, o nível do rio São Francisco voltou a subir em vários municípios mineiros nas últimas 72 horas.

Segundo informações do professor e meteorologista da UNIVASF Mário Miranda, a vazão do Rio São Francisco vai mais do que dobrar nos próximos 35 dias. A grande notícia é que a vazão do rio em Minas Gerais é de mais de 3500 m3/segundo, enquanto na Bahia está passando 1500 m3/segundo. Isso é resultado das fortes chuvas que estão ocorrendo na bacia do Rio São Francisco. Portanto, o volume de água que vai entrar na região de Sobradinho vai dobrar em relação à que passa hoje, que é de 1440 m3/segundo.

Na tarde desta quarta-feira dia (20), choveu em Juazeiro e algumas cidades próximas como Petrolina, Casa Nova, Uauá, Canudos, Curaçá e Sento Sé. A previsão, segundo o Instituto Clima Tempo, é que a chuva vai continuar na região. (Foto ilustrativa)

Fonte:Blog: O Povo com a Notícia

SOCIAL - Completa Idade Nova o Radialista Ivan Silva

 

Hoje é aniversário do õmiii... grande comemoração na casa dele. Vi matar vinte galinhas. Pena que não poderei estar lá. Mandarei a família. Parabéns, Ivan Silva! Felicidades. Você merece!


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Sr. do Bonfim-A Entrevista com Brasileiro


Em Entrevista a Emissora local, Rádio Caraíba -AM, ao Radialista Eloilton Cajuhy, o Ex-Prefeito e Ex-Deputado Carlos Brasileiro fez uma análise positiva da visita do Governador Rui Costa à Cidade de Senhor do Bonfim-BA . (Numa transcrição de Luiz Bamberg)

èPOLÍTICA>>CARLOS BRASILEIRO FALA>>> >[Eloilton Cajuhy]> Bom dia Brasileiro?  >[CB]> Bom dia a todos, nesse dia de chuva especialmente ao homem e a mulher do campo, quero saldar também as Igrejas Evangélicas pelos últimos acontecimentos, especialmente no último final de semana, quero saldar também a Igreja Católica na pessoa de Dom Francisco Canindé e todo Cléro pela belíssima festa do nosso padroeiro Senhor do Bonfim, onde eu tive a felicidade e a graça de participar de uma das novenas e da missa solene de domingo  e da procissão que foi extraordinária, assim como eu também tive a oportunidae de participar da inauguração de uma Igreja Evangélica no Monte Alegre II, quero em nome da Pastora Dida e de Egoberto lá da Cidade Nova I, da Cidae Nova II agora da III, Brisas do Monte, saudar a todos eles pela belíssima festa que fizeram na Igreja Evangélica, me chamou a a tenção Eloilton, a forma como prepararam esse evento, porque foi fruto da construção da união deles buscando apoio na Comunidade, buscando apoio no Comércio, em todas as frentes da nossa Comunidade, e eles tentaram essa Vitória, vi a emoção da pastora, daqueles que tiveram a sua mão verdadeiramente colocada na obra, eu fiquei muito feliz por ter participado, desses eventos.
Como também quero saudar algumas lideranças e companheiros de caminhadas que buscam dentro da política, fazer um grupo forte que vise e que busque unicamente a melhoria das condições de vida da nossa gente, buscando ai um espaço onde possa ser uma alternativa no próximo pleito que se avizinha.
Eu quero saudar todos da família do PHS na pessoa do Vereador Rê, todos os companheiros e companheiras do PSB, na pessoa do vereador Bell, e Márcio Prisco, no PRB o pastor Célio e Carlos do Tijuaçu, saudar o PROS, através do desportista Dinho, essa figura extraordinária humana, um jovem humilde, mais que tem um trabalho social fantástico e que me surpreendeu no último Domingo também aonde eu fui ao Mulungu, que é uma Comunidade no Distrito de Carrapichel,  a convite Dele a convite do Ex-vereador Moge, participar da final da Copa da União da Serra, onde envolve  a Serra do Alto da Maravilha e a de Santana, duas Serras importantes da nossa querida  Sr. Do Bonfim, e envolveu várias Comunidades dentro  dessas  Serras, fizeram a 5ª Edição do Campeonato que ele sozinho com amigos fazem, segundo ele nunca teve apoio do Poder Público Municipal, mas foi uma festa extraordinária então eu quero dar um abraço ao Mulungu, a Barroca de Cima e de Baixo, da Curandeira , enfim, e parabenizar ao Edinho por esse trabalho social.
Quero saudar o companheiro Jorginho e Raimundo Paiva do PSD, ao Professor Paulo Machado do PSL quer saudar a professora Mundinha e o Vereador Chocolate do PP, ao Toinho Cerqueira e Maurício Cardoso do PPB, do PRP eu quero saudar o Carlos Muniz, e do PT eu quero saudar a companheira Cristiane Maia, ao vereador Ivan Barbosa, que tem feito um bom trabalho dentro do nosso Partido.
Quero abraçar também o SOLIDARIEDADE, na pessoa de Renato Almeida, e Mário Jambeiro, o PCdoB, na pessoa de Andreilton e Renato Miranda, o PSOL nas pessoas de Jamerson e Carlinhos Capoeira, um abraço também a quem não tem partido, mas são duas lideranças nessa Cidade, que tem nos ajudado nessa caminhada,  os companheiros José Antônio e Paulo Braga,  enfim saudar a toda a família Bonfinense, e dizer que é um prazer enorme estar aqui, espero que nossa entrevista seja profícua e que alimente a esperança doPovo Bonfinense que sempre é possível o dia de amanhã Sr melhor do que o de hoje.
>[Eloilton Cajuhy]> Como você avalia a visita do Governador Rui Costa a Sr. Do Bonfim? >[CB]> Olha politicamente foi uma das visitas mais importantes, isso também foi definido na avaliação da imprensa local, das duas emissoras dos blogs> Importante politicamente porque pela primeira vez um Governador vem assim no primeiro ano do seu mandato, a nossa Cidade , porque é uma Cidae das mais importantes do Estado da Bahia, se hoje não está entre as 16, infelizmente economicamente por conta de falta de uma política mais consistente economicamente, importante dizer que a gnet quando saiu do governo ela era a 16ª economia baiana, hoje infelizmente já beira a colocação no 30ª , precisamos reativar isso com urgência, > Mas foi politicamente importante, as pessoas que estiveram lá e foi mais de mil pessoas , não foram apenas famílias que receberam as Casas, 382 casas salvo me enganam , mas tinham mais de mil pessoas e todas elas presenciaram e testemunharam a simplicidade do Governador, a sinceridade no olhar, no tocar com as pessoas , no falar, dar atenção as pessoas , e no seu discurso, pregou o que tem de verdadeiro, isso que eu conheço do Rui,  hoje reconhecido o 3º melhor Governador do Brasil, isso é muito importante, com apenas um ano de mandato, então foi uma visita positiva, quando ele veio entregar obras que seu Governo fez e o Governo Federal, eu quero aqui abrir um parêntesis de um comentário negativo que eu vi nos blogs, que o Governador veio ianugurar obrar que ele não fez, ora um governo é seqüência do outro e as casas populares são construídas com recursos federais e Estaduais, o que não tem é nenhuma participação financeira do Município, mas o Governo Federal e o governo Estadual,participam com recursos e por isso daí ser correto o Governador Rui Costa vim entregar as casas, mas também entregou um trator para a Associação dos Agricultores de produtos orgânicos, que foi uma solicitação do Jorge, que iniciou esse processo em Bonfim, que hoje ganha corpo na Bahia, claro o Governador atendendo uma solicitação de Bobô como Deputado, e que foi indicação, > Assim como também entregou o sistema de água para a Comunidade de Jatobá, que é uma Comunidade do Distrito de Carrapichel, uma Obra solicitada por nós e pelo Ex-vereador Moge que felizmente foi concretizada, como assinou outros convênios que são importantes também, > Ele assinou um convênio que nos atendeu, que foi pedido nosso também, do novo Sistema de abastecimento de água que vai corrigir as dificuldades que há uns oito anos vem da comunidade de Mamão e de Caco de Telha da ordem de 200  mil, assinou um convênio para uma fábrica de polpa, lá na Comunidade Peixe, enfim, o Governador veio fazer entregas e veio também anunciar Obras interessantes,  que em breve, a nossa Comunidade vai ser,  beneficiada,  então eu diria que foi extremamente positivo,  a vinda dele e o que mais nos chamou a atenção ,é o sentimento que paira a sua visita até o momento, da esperança renovada, que as coisas que ele prometeu vão acontecer, principalmente para as pessoas que são incrédulas, eu sou do grupo otimista que tem que lutar, nada cai do Céu, os recursos são poucos, a luta é grande, a concorrência é grande, então quando o Governador diz que todas as categorias foram convocadas para fazerem o Plano de Governo , Rui diz que fez das promessas de campanha, um plano oficial e quando diz que vai fazer cinco Hospitais que ele vai construir cinco hospitais e já começou uma Costa do Cacau, outro em SEABRA, e que vai construir outros  três, Nós começamos essa luta que é desde o Governo Paulo Souto e César Borges,  até porque a construção do Hospital é uma obra social de extrema necessidade, envolve outros políticos, Adolfo Menezes, uma cobrança forte da sociedade de Bonfim e da Região > Fico muito feliz com essa postura do Governador de reafirmar a construção do Hospital de Senhor do Bonfim> Me surpreendeu também a obra do Canal do São Francisco quando o Governador disse que liberou mais dois milhões para a conclusão do projeto, que foi uma luta nossa em1994 quando nós ainda sem mandato Conseguimos levar pessoas para a BR como forma de pressionar> eu sou uma pessoa otimista> A Policlínica anunciada, mas eu peço aos prefeitos da Região que absorva essa idéia, só é despesa para aquele prefeito que na tem carinho pelo seu povo, eu quando fui prefeito oito anos a gente chegou a pagar 300 exames de ultrasson, 250 oftalmologia, 200 endoscopias, encefalograma, cardiogramas, até exames de tomografias a gente pagava, e outro s exames a gente tinha que levar para Juazeiro, ou para a praça ode tem mais equipamentos, e eu sei quanto custava essas viagens esses deslocamentos, com motorista, gasolina, transporte, manutenção, e todo o risco dessas pessoas estarem se deslocando nas estradas Baianas, então eu sei quanto é importante essa Policlínica chegar, hoje em média um exame desses é 250 reais, a partir do momento que a nossa policlínica estiver funcionando a nossa cota de cada Prefeito da Região,  que são oito ou nove que vão participar do Grupo, cada exame desses, não vai passar mais do que R$ 90 reais, as pessoas tem que analisar dessa forma, que além do Bem que faz a essas pessoas você não está correndo riscos , e para que o médico possa ter esses exames para fazer um diagnóstico com mais rapidez, vcê vai estar trazendo desenvolvimento para a Cidade, porque são oito Cidades que virão com mais freqüência a Sr. Do Bonfim,  então isso vai fortalecer a nossa economia e por outro lado , as clínicas particulares não vão perder espaços dentro da cidade  e perder um faturamento econômico , isso não existe, é pensar muito pequeno , porque a demanda é muito grande , nós temos 80 mil habitantes só em Bonfim, uma média de busca por médico por mês em torno de dez mil pessoas e buscando exames pro Poder Público, que jamais terá condições de atender por mês dez mil exames, mesmo que some todas as áreas da Medicina você não consegue atender, fatalmente o serviço privado vai continuar sendo a grande opção para essas pessoas, quando prefeito eu fiz convênio com muitas das Clínicas para atender vários tipos de exames que não conseguiamso atender na área publica então se existem algum médico ou proprietário de clinica pensando dessa forma, deve mudar esse pensamento porque há espaço para todo mundo, porque trazendo uma Policlínica é mais um fortalecimento e fortalecimento para Bonfim no particular, porque todas as vezes que vierem a Bonfim em busca de exames também estarão em busca de consultas na Rede privada, assim com estarão trazendo recursos para o nosso Comércio, a Policlínica é uma ação corretiva, o Hospital Regional não é emergência, o Hospital Regional está em Torno de 70milhões e a policlínica em torno de 20 milhões, porque o governador sabe a dificuldade das pessoas de se deslocarem para conseguirem exames. Eu queria deixar recado desses itens que o governador fez e falar do Colégio Estadual. o governador ficou encantado coma Estrutura do Colégio Estadual e chamou seu assessor e disse ola aqui eu não quero que você trabalhe uma reforma do Colégio Estadual, eu quero que você trabalhe junto com o Patrimônio da Bahia, para que a Gente faça uma restauração nesse Colégio, para que as coisas de origem do Colégio elas voltem a acontecer, porque por exemplo ele fez um comentário quando nós entramos na Capela,  que tem logo na entrada onde os Maristas faziam as suas orações,  e pregações, é um espaço fantástico  de uma arquitetura barroca antiga e ele ficou deprimido porque o teto já está forrado com PVC que não tem nada a ver com aquele Colégio e um espaço grande e abandonado sem funcionar, ele esteve visitando o nosso Teatro, ouviu toda a história que acontecia ali, a gente tem história dentro do Estadual, e o Governador saiu assim muito emotivo e sensibilizado de que deve haver um investimento grande , não em um ano só mas ele disse que até o final do mandato ele vai recuperar e restaurar o Estadual e o Hospital Regional porque realmente é um patrimônio da sociedade Bonfinense, e ele gostaria de ver voltar a funcionar as suas origens, então eu acho que foi uma visita muito importante que nos deixou muito esperançosos e que ele voltará possivelmente até Maio, para entregar outras obras para Bonfim, então tem ai o Sistema de água que vai sair de Ponto Novo que foi mais uma reinvidicação nossa, Jaguarari hoje recebe água vinda de Ponto novo que passa por nossa estação de Tratamento de água e vai para Jaguarari, mas estamos concluindo uma estação em Ponto Novo, onde nós de Bonfim, Itiuba, Jaguarai e Andorinha vamos receber água já tratada, saindo de Ponto Novo, com uma previsão até o final de Março, que poderia já de pronto vir , mas está aguardando os testes, foi também uma conquista nossa quando Deputado, esses anos todos brigando  na Embasa, e finalmente nós conseguimos colocar o nosso saneamento básico dentro do PAC quando a Presidente Dilma ainda era Ministra, então foi uma conquista nossa dentro do PAC, vai ser uma obra de aproximadamente 65 milhões de reais, entre projetos e execução da obra, e essa licitação vai se dar agora dia 29 de janeiro para o projeto de execução do saneamento básico, eu já soube ontem que uma empresa já se interessou, e já existe outras pessoas se movimentando , claro que se alguma empresa entrar com recurso demora mais 45 dias mas em Março eles vão entregar o Sistema de Abastecimento de água de  toda a Região inclusive de Senhor do Bonfim, vai ser testado em janeiro, mas só a partir de Março será definitivamente, e nós vamos entregar também o Sistema de Rancharia e de lá da Região do Pinica-pau, Sítio Lagoa do Boi , enfim dez Comunidades que a gente conseguiu,uma obra de 1.600.000 quando eu era Secretário Social e foi aprovado inclusive pelo próprio Rui com o próprio Rui quando ele ainda era Secretário da Casa Civil já naquela época,  e ele também quer fazer essa entrega nessa vinda dela a Sr. Do Bonfim, então o Governador vem entregar a Senhor do Bonfim uma Obra que é o saneamento básico, que o início da obra de saneamento a Ordem de Serviço é de 60 milhões,  vai também entregar o Sistema de abastecimento de água  de toda a Região que vai custar 68 milhões de reais, a cota de Bonfim ficou em torno de 34 milhões, a metade praticamente foi para chegar a Senhor do Bonfim, e com isso ai a gente não vai ter mais problema de abastecimento de água , então só ai você tem uma perspectiva de R$ 140 milhões de reais, de investimento não só em Bonfim, mas claro beneficiando Bonfim, e isso nos deixou muito felizes em saber que tudo isso está acontecendo e que são bandeiras que nós atendemos  e questões estão acontecendo e muitas virão cada uma no seu tempo , o que a gente tem que fazer é acreditar sempre buscar sempre e não se intimidar com as dificuldades porque se a gente se intimidar aí as coisa não vêm, mas repito para encerrar essa fase, eu sou um homem que acredito  em Deus e isso nos dá força e acredito nos homens de bem, nós temos o nosso Governador Rui Costa uma pessoa do Bem, e que vai fazer um grande trabalho na Bahia.
>[Eloilton Cajuhy]> A Partir de agora como é que você como do PT aliado do Governador vai batalhar por essas questões mesmo estando sem mandato, você vai ter acompanhamento? >[CB]> Há com certeza isso a gente faz desde fevereiro do ano passado,  nosso mandato terminou em janeiro de 2015, eu fiquei em Salvador até junho praticamente, e toda semana pelo menos um oi dois dias eu estava nos órgãos do Estado, é por isso que naquele dia ele assino a Ordem  de Serviço da Água do mamão, é por isso que saiu a água do jatobá, tem duas Comunidades também ele citou de Andorinha que foram indicação nossa quando Deputado, essa questão do saneamento foi um trabalho nosso árduo desde 2011, como Deputado fomos atrás da Embasa e da SEDUR entra não entra,não tinha o cadastro  na época fomos atrás do Deputado Zezéu Ribeiro, Walmir também deu uma força, para que Bonfim entrasse no PAC ,finalmente nós conseguimos foi inscrito Sr, do Bonfim no PAC, a Embasa veio aqui fazer várias intervenções, fazendo cadastro próximo da realidade e ai o Ministério aprovou e finalmente agora ele vai fazer a licitação, ,é claro que é uma obra grande e praticamente ´nós só vamos concluir essa obra dentro de 36 meses , o projeto de obras são 36 meses mas a ente vai ter daqui a três anos praticamente uma Cidade saneada,  cm todas as Ruas com esgoto estação de tratamento , nossos rios vão começar a receber água tratada, e não mais os esgotos como o Rio Cariacá que acabam poluindo o Açude da Boa Vista, enfim, vai fazer um bem a natureza,   ao meio ambiente e Bonfim vai ganhar muito porque saneamento básico tem uma importância muito grande na saúde das pessoas, e alguns políticos não muito distante infelizmente ainda acham que você fazer esgoto, botar obra debaixo da Terra não tem valor, político, antes de ter valor político tem que ter valor social valor humano e nós fomos os que mais fizemos redes de esgoto em Senhor do Bonfim claro sem tratamento devido porque não tinha estrutura para fazer uma Estação de tratamento, a não ser um esgoto no final do Alto da Rainha, lá tem uma estação de tratamento, La nos fizemos 52 mil metros de redes de esgoto nessa cidade com recursos próprios , isso é muito importante para a saúde das pessoas porque não tem coisa mais desagradável porque eu vivi a Cidade enquanto prefeito do que você ir as Ruas e ver esgotos pelos passeios, possibilitando doenças para toda a família. Eu acho então que essa vai ser uma obra de grande importância para a Cidade e eu espero que ela chegue com rapidez e temos convicção que nós faremos de Senhor do Bonfim a Cidade que nós merecemos dentro de 3, 4, 5 anos no máximo teremos outra realidade dentro da nossa Cidade.

>[Eloilton Cajuhy]> Em seu discurso o Governador falou que ia passar na UPA que segundo informações que passaram para ele estava 90% concluída, e no LACEM, com ficou?  >[CB]> Olha eu não estou na propriedade para falar sobre isso porque são obras mais gerenciadas pelo Município , mas as informações que a gente tem de vereadores de pessoas da Cidade é que a obra, ta andando mas está andando lentamente, eu espero que isso seja concluído, por incrível que pareça daí a preocupação do Governador, e d a sociedade Bonfinense e do pessoal que milita na Saúde m, a UPA foi aprovada ainda em nosso governo, de um trabalho bem feito da Secretária Angeli Matos, ela que construiu o projeto e nós conseguimos aprovar na Comissão da Bahia, em 2008 em Brasília assim como o LACEM foi regionalizado em nosso governo a partir de 2007, é tanto que a partir de 2007 n primeiro ano de Wagner quase que triplicou as ações do laboratório de exames, e  melhorou a rapidez das decisões de diagnóstico então  os exames que levavam oito dez quinze dias passou a ter 4, 5 dias para se ter o resultado, esse trabalho começou conosco e ai o Estado  vem investindo sobre a fiscalização do Município , o que a gente espera que o Município , a prefeitura e o prefeito atual siga para desafogar o hospital Regional , para levar os resultados nos casos mais graves, de resultados mais rápidos para que a saúde seja tratada com mais responsabilidade.
  >[CB]>Quero falar do Distrito Industrial que foi uma bandeira nossa levantada há algum tempo, que agora nós encontramos um parceiro interessado, primeiro porque o Estado disse que não vai construir, que isso é do setor privado, e conversamos com Paul o Braga e com outro  que estão interessados, esse processo está andando já trouxemos s o presidente da SUDIC Dr. Jairo Vaz, conseguimos envolver  o presidente da CDL Eliseu Rios, o Paulo já fez a topografia do Terreno o acesso será lá no alto perto do Bonfim III, Paulo em conversa já declarou que vai contratar um gerente para vender os terrenos. > As indústrias de grande porte não virão para Bonfim, q temos que pensar nas pequenas e de médio porte. Hoje nos ainda gozamos de respaldos e trabalhamos o junto com dez partidos, e3xiste três partidos que trabalhamos a possibilidade de andarmos juntos, partidos diferentes temos que pensar em Bonfim, Nossa Cidade precisa de todas as forças políticas, para que possa ser ajudada, para que a gente possa ter muita gente da bem aliada para que a gente possa reconstruir a Cidade, eu não posso fazer isso sozinho. Hoje a gente avançou e entendemos que a gente pode conversar sempre, estamos buscando o apoio do PCdoB com Andreilton , já conversei com Jamerson do PSOL com Renato Almeida , e temos que ter muito trabalho te que ter pessoas que acordem cedo e durmam meia noite para reconstruirmos a Cidade.

>[Eloilton Cajuhy]>São muitos os comentários, que você é pré-candidato, quais os nomes que você tem para formar a chapa com você?
  >[CB]> Quem faz o Partido político é o homem e não o contrário, então eu não tenho motivos ainda para sair do PT. Todos os Partidos políticos ou quase todos, se envolvem nesse esquema de caixa dois, é um crime? É? Por isso que eu não me envolvo com isso discordo fui provocado quando prefeito e nunca me deixei levar por essas questões, aqueles que querem contribuir com a campanha com dez mil reis que são o máximo, eu recebo do Diretório, não tenho nenhum processo os que disseram que eu tinha algum esquema, todos os processos já foram arquivados, antes disseram que eu tinha envolvimento com a empresa do lixo, com três ou quatro meses foi arquivado porque não houve comprovação, >>>nos últimos trinta anos os melhore anos que Bonfim viveu foi na gestão do PT conseguimos trazer em oito anos 34 milhões  de reais de recursos externos fora  os repasses naturais...então eu queria dizer a sociedade Bonfinense que eu vou continuar no PT porque eu sou de ideologia Política. Não sou pessoa de estar volta e meia pulando de galho em galho. Nosso Governo já entregou mais de 3 milhões de casas populares pessoas que viviam debaixo da ponte. Gerou mais de 14 milhões de empregos, será que o Bolsa Família é esmola com dizem?...Será que isso incomoda tanto a classe rica?...A Política é luta de classe, é disputa de classe,  Isso incomoda os Ricos e milionários que não sejam humanos, O PT fez o maior numero de ligações elétricas no campo, então nós fizemos muita coisa boa nesse pais, A presidente Dilma deixou de fazer os reajustes de energia no tempo certo? Foi um equívoco, mas ninguém quer lembrar a inflação que chegou a 30% no governo deles, hoje ainda chega a 10%. E não é só o Brasil que vive crise econômica. Os Estados Unidos vive uma crise forte, na Europa tem países quase falidos, e nós estamos buscando os caminhos para se resolver, agora esquecer tudo de bom que o PT fez eu acho uma injustiça, e eu vejo que em Bonfim pelas coisas que estão acontecendo, pelas coisas que estão acontecendo nas comunidades isso não vai ser impeditivo para que a gente ganhe as Eleições se eu for o candidato, então eu não vou sair do PT acreditando que as coisas importantes virão através do PT e dos partidos aliados que hoje já são dez e eu espero que a gente tenha mais. Quero dizer que os partidos progressistas que hoje estão andando juntos vão lançar oficialmente o nosso PMP – Plano Municipal Participativo para que as pessoas possam opinar sobre o que eles pensam para a sociedade no futuro para que em sendo eleito esse grupo político possam administrar de forma  baseada nesse programa de Governo.Vamos lançar o Plano de Governo em Quicé terça feira que vem as 19horas grande abraço.