quarta-feira, 31 de março de 2021

Inscrições abertas para curso que relaciona a formação em Biologia com a educação das relações étnico-raciais na UNEB em Senhor do Bonfim


O Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, está com inscrições abertas até o dia 20 de abril para o curso “Entrelaçando vidas na formação em Biologia para a educação das relações étnico-raciais” que inicia no dia 29 de abril. O curso acontecerá através da plataforma Google Meet. 


Os encontros síncronos ocorrerão nos dias 29 de abril, 06, 13 e 27 de maio, totalizando 10h, além da realização de uma atividade assíncrona.


Mediado pela mestra e professora do Campus VII da UNEB, Kelly Meneses Fernandes, e pelo doutor e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Nivaldo "Caju" Aureliano Léo Neto, o curso objetiva proporcionar um itinerário formativo que foque na importância da educação das relações étnico-raciais para a formação docente em Ciências Biológicas. 


A realização deste curso é importante, pois com a promulgação da Lei nº 10.639/03, os estabelecimentos de ensino ficaram obrigados a inserir elementos da História e Cultura Afro para a educação das relações étnico-raciais. No entanto, “Se ainda é grande a resistência desse reconhecimento em disciplinas das chamadas "Ciências Humanas", nas Ciências Biológicas o debate é posto de lado, apresentando como justificativa de que tais assuntos não são de sua competência teórico-conceitual”, destaca Kelly Meneses Fernandes. 


O curso “Entrelaçando vidas na formação em Biologia para a educação das relações étnico-raciais” oferta 40 vagas, destinadas exclusivamente aos discentes dos cursos de Ciências Biológicas da UNEB.


Para se inscrever preencha o formulário através do link: https://forms.gle/MeM2cmSvbjNqHbYx7


Para mais informações entre em contato através do e-mail: mapaciencias@gmail.com


Lorena Simas

Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)

terça-feira, 30 de março de 2021

Inscrições abertas para III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática da UNEB em Senhor do Bonfim "Por uma Matemática verdadeiramente lúdica", é o tema do III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM) realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM) do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, que acontece de forma virtual entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro. As inscrições estão abertas e a submissão de trabalhos pode ser feita entre 30 de março e 22 de junho. Geralmente, a Matemática assume um lugar de medo, de dificuldade e de traumas, sendo um desafio para os professores e professoras ressignificar essas marcas. Nesse cenário, a matemática lúdica, permite que o estudante sinta prazer na aprendizagem. Por isso, o III ELEM propõe a discussão da ludicidade e a sua percepção enquanto dimensão humana. Como expõe o professor do Campus VII da UNEB e coordenador do ELEM, Américo Júnior, “O Encontro nos faz repensar os processos de formação do educador e educadora, assumindo esse lugar da ludicidade enquanto conhecimento necessário à docência e, consequentemente, o seu papel nesse movimento de ressignificar a forma como a Matemática é vista e trabalhada, possibilitando que essa ciência seja percebida enquanto lúdica”. Dessa forma, o evento gratuito, que conta com palestras, mesa de discussão e apresentação de trabalhos, nas modalidades Relato de Experiência (RE) e Comunicação Científica (CO) é destinado aos estudantes das licenciaturas em Matemática e Pedagogia, além de professores e professoras da Educação Básica e Superior para que possam discutir e se aprofundar na importância da matemática ensinada e aprendida de forma lúdica. Para efetuar sua inscrição, acesse o site do evento. Link: https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem Lorena Simas Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)


"Por uma Matemática verdadeiramente lúdica", é o tema do III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM) realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM) do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, que acontece de forma virtual entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro. As inscrições estão abertas e a submissão de trabalhos pode ser feita entre 30 de março e 22 de junho. 


Geralmente, a Matemática assume um lugar de medo, de dificuldade e de traumas, sendo um desafio para os professores e professoras ressignificar essas marcas. Nesse cenário, a matemática lúdica, permite que o estudante sinta prazer na aprendizagem. Por isso, o III ELEM propõe a discussão da ludicidade e a sua percepção enquanto dimensão humana.


Como expõe o professor do Campus VII da UNEB e coordenador do ELEM, Américo Júnior, “O Encontro nos faz repensar os processos de formação do educador e educadora, assumindo esse lugar da ludicidade enquanto conhecimento necessário à docência e, consequentemente, o seu papel nesse movimento de ressignificar a forma como a Matemática é vista e trabalhada, possibilitando que essa ciência seja percebida enquanto lúdica”. 


Dessa forma, o evento gratuito, que conta com palestras, mesa de discussão e apresentação de trabalhos, nas modalidades Relato de Experiência (RE) e Comunicação Científica (CO) é destinado aos estudantes das licenciaturas em Matemática e Pedagogia, além de professores e professoras da Educação Básica e Superior para que possam discutir e se aprofundar na importância da matemática ensinada e aprendida de forma lúdica. 


Para efetuar sua inscrição, acesse o site do evento.  Link: https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem


Lorena Simas

Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)

Governo define medidas restritivas para a região de Pindobacu, Pronto Novo,e Senhor do Bonfim, durante Semana Santa

 


As regiões de Juazeiro e Senhor do Bonfim terão medidas restritivas entre as 12h de 1º de abril e as 5h de 5 de abril. No período apenas os serviços essenciais devem funcionar em 22 municípios. A decisão do Governo do Estado e prefeituras tem o objetivo de frear a disseminação da Covid-19


As medidas valem para os municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Cansanção, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Nordestina, Pilão Arcado, PindobaçuPonto Novo,Queimadas, Remanso, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. O decreto com as restrições será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (30).

Devem funcionar, no período, somente as atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres. Fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 12h de 1º de abril até as 5h de 5 de abril.

Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres podem operar de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery), até as 24h.

Já os estabelecimentos que funcionem como mercados devem comercializar apenas gêneros alimentícios, bebidas não alcoólicas e produtos de limpeza e higiene, sendo vedada a venda de bebidas alcoólicas. As farmácias podem comercializar somente medicamentos e produtos voltados à saúde.

A  Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio das polícias Militar e Civil, apoiará as gestões municipais para garantir o cumprimento das medidas restritivas adotadas;Governo da Bahia.

Fonte: Espaço Aberto. Net



segunda-feira, 29 de março de 2021

Governador e prefeitos decidem abertura do comercio durante toda essa semana até ás 17h30 min.

 


Terminada a reunião com os prefeitos da região e governador, ficando decidido, nesta segunda-feira, dia 29.

Comércio será aberto:

Terça – Feira 29/03, até ás 17:30 hs;

Quarta – Feira 30/03, até ás 17:30 hs;

Quinta – Feira 31/03, até ás 12:00 hs;

Sexta e sábado comercio fechado.

Reiteramos a todos os comerciantes que redobrem as medidas de segurança sanitárias, já conhecida por todos.

USO OBRIGATORIO DE MASCARAS POR FUNCIONÁRIOS E CLIENTES


DISPONIBILIZACAO DE ALCOOL EM GEL NA PORTA DE TODAS AS LOJAS

Pelo Decreto 20.348, de 28 de marco, fica vedada, em todo o território do Estado da Bahia, até o dia 05 de abril, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) bem como está proibido o funcionamento

das academias.

O toque de recolher as 18:00 horas está mantido em todo o Estado da Bahia.

Sábado, haverá nova reunião com o Governador para definir  funcionamento do Comércio na próxima semana.

Redação do Cleber Vieira News






quarta-feira, 24 de março de 2021

Rui Costa suspende transporte intermunicipal durante feriados da Semana Santa e Páscoa

 


governador Rui Costa (PT) anunciou ontem (23), em uma transmissão ao vivo, que o transporte intermunicipal será suspenso durante o feriado da Semana Santa e Páscoa em todas as cidades da Bahia. O período corresponde aos dias 1º a 6 de abril. A medida visa frear o avanço da pandemia do coronavírus no estado.

“Queremos interromper e dificultar que as pessoas tenham acesso ao interior. Se a gente permitir que haja o transporte intermunicipal em um feriado prolongado, onde a gente tem a tradição das pessoas viajarem, a gente vai gerar uma contaminação grande entre as pessoas e, portanto, nosso objetivo é reduzir a contaminação”, disse o gestor estadual.

O prefeito Bruno Reis já havia revelado a informação nesta segunda-feira (22), em entrevista à TV Bahia, após uma reunião com o governo do estado. Além disso, ele afirmou que avalia antecipar pelo menos quatro feriados para aumentar o isolamento social em Salvador.


Fonte: Espaço Aberto.net 

terça-feira, 23 de março de 2021

Tremor de terra atinge cidade de Jaguarari no centro-norte baiano

 


terra voltou a tremer na Bahia. Desta vez, o tremor de terra foi registrado na cidade de Jaguarari, no centro-norte da Bahia. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (22).


De acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o tremor de terra registrou 1,7 de magnitude. Não há informações se o tremor foi sentido pelos moradores locais.O abalo mais recente registrado na Bahia ocorreu no sábado (20), no município de Itagibá, no sudoeste do estado.


Fonte.Correio da Bahia

domingo, 21 de março de 2021

UNEB em Senhor do Bonfim abre inscrições para minicurso "Educação, Ética e Pesquisa em Defesa da Vida"

 


"Educação, Ética e Pesquisa em Defesa da Vida" é tema de minicurso ofertado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, em parceria com o Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de março, tendo como critério de seleção, a ordem de inscrição.


O minicurso acontece nos dias 15 e 16 de abril, das 14h às 17h, através da plataforma virtual Microsoft Teams. A atividade terá certificação de 6 horas, emitida pelo NUPE/DEDC VII.


Ministrado pelo vice-coordenador do CEP-UNEB, Aderval Nascimento, o minicurso propõe expor sobre os principais motivos da criação e breve histórico da existência dos Comitês de ética em pesquisa no Brasil; discutir acerca dos princípios éticos que norteiam a pesquisa com seres humanos, desde o surgimento dos mesmos até a atualidade; e mostrar as resoluções que orientam a pesquisa com seres humanos no Brasil. Além de apresentar o funcionamento do CEP, características dos projetos de pesquisa que precisam e não precisam de apreciação ética por um CEP; e as etapas do processo de apreciação ética na Plataforma Brasil (documental e dos conteúdos do projeto). 


Estão sendo disponibilizadas 50 vagas, sendo 20 para docentes do Campus VII, 10 para técnicos e analistas do Campus VII; 10 para estudantes do Campus VII e 10 para a comunidade externa.  


Os interessados podem realizar a inscrição através do link: encurtador.com.br/uDGK0


Lorena Simas

Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)


Rui Costa antecipa toque de recolher para às 18h em toda a Bahia

 


O toque de recolher na Bahia será antecipado das 20h para as 18h a partir da próxima segunda-feira (22) e segue até o dia 1º de abril. A ampliação foi decidida  durante reunião virtual realizada sexta-feira (19), entre o governador Rui Costa, o prefeito de Salvador e das cidades da Região Metropolitana (RMS).


circulação de pessoas na rua, das 18h às 5h, a  partir da próxima segunda-feira, só será permitida por motivos de saúde ou em situações em que fique comprovada a urgência. A medida vale para todos os 417 municípios da Bahia.


Fonte:Nonatonoticias

sábado, 20 de março de 2021

Veja as medidas de restrição válidas para toda a Bahia a partir de segunda-feira (22)

 


Com exceção de deslocamentos por motivos de saúde ou em situações em que fique comprovada a urgência, segue proibida a circulação de pessoas entre 18h e 5h, até o dia 1º de abril, em todos os 417 municípios baianos.

O funcionamento dos serviços não essenciais está proibido em toda a Bahia entre as 18h de 19 de março até 5h do dia 22 de março. A medida também terá validade das 18h de 26 de março às 5h de 29 de março.


restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo, em todo o estado, a partir das 18h de 19 de março até 5h de 22 de março, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). A mesma medida terá validade a partir das 18h de 26 de março às 5h de 29 de março.

Também segue vedada em todo o estado a prática de atividades esportivas coletivas amadoras até 1º de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração. O funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas está proibido até 29 de março.

Os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%, desde que o espaço seja amplo e tenha ventilação cruzada.


Ficam vedados, até 29 de março, também em todo o estado, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais nas unidades hospitalares públicas e privadas.


Segue proibida ainda, até 1º de abril, a realização de eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independentemente do número de participantes, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

Veja como serão as atividades nas regiões de Senhor do Bonfim e Juazeiro

Já para os municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Cansanção, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Nordestina, Pilão Arcado, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Remanso, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho e Uauá, apenas os serviços essenciais devem funcionar a partir da próxima segunda-feira (22). A ampliação das medidas restritivas nestes municípios foi definida pelo Governo do Estado e prefeituras com o objetivo de frear a disseminação da Covid-19.

Até as 5h do dia 29 de março será permitido somente o funcionamento de atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres. Os estabelecimentos que funcionem como mercados poderão comercializar somente gêneros alimentícios, bebidas não alcoólicas e produtos de limpeza e higiene, sendo vedada a venda de bebidas alcoólicas, de 22 de março até as 5h de 29 de março.

Estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e congêneres devem funcionar com portas fechadas, sendo permitida apenas a entrega em domicílio (delivery) até as 24h. Fica vedada, nos 22 municípios, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 18h de 26 de março até às 5h de 29 de março.Também ficam suspensos, de 22 a 29 março, as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais e os atendimentos

presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio das polícias Militar e Civil, apoiará as gestões municipais para garantir o cumprimento das medidas restritivas adotadas.



Fonte: blogdoeloiltoncajuhy 

sexta-feira, 19 de março de 2021

Morre o vereador de Salvador Irmão Lázaro, vítima da Covid-19


 

Vereador de Salvador, o cantor e compositor Irmão Lázaro (PL) morreu na noite desta sexta-feira (18), aos 54 anos, no Hospital São Matheus, em Feira de Santana, em decorrência da contaminação pelo novo coronavírus. O parlamentar enfrentava a doença há mais de um mês.

Antônio Lázaro da Silva foi diagnosticado com Covid-19 no dia 15 de fevereiro e estava cumprindo tratamento na sua residência, em Feira de Santana. Entretanto, no dia 22, ele teve febre e foi internado. O quadro evoluiu no dia 25 e o vereador da capital precisou ser transferido para uma UTI, onde foi intubado. Nesta sexta, não resistiu e acabou falecendo.


artista ficou famoso como vocalista da banda de samba-reggae Olodum, especialmente sendo a voz do sucesso de sua autoria “I Miss Her”. Após enfrentar problemas com drogas, ele se tornou evangélico e passou a se dedicar à música gospel, gênero em que teve muito destaque.

Em 2014, Irmão Lázaro se candidatou pela primeira vez à Câmara dos Deputados, sendo eleito com 161.438 votos. Quatro anos depois, tentou eleição ao Senado, mas não obteve sucesso. Ficou em terceiro lugar, com 1.830.581 votos.

No ano passado, Lázaro se candidatou à Câmara Municipal de Salvador e foi eleito com 4.273 votos. No seu lugar, assume o suplente

Leandro Guerrilha (PL).


Fonte:blogdoeloiltoncajuhy 



quarta-feira, 17 de março de 2021

UNEB promove discussão sobre mudanças climáticas nesta sexta-feira (19)

 


 O Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) da UNEB realiza live para discutir acerca das mudanças climáticas. A discussão acontece na próxima sexta-feira (19), às 8h, através do canal PPGEcoH UNEB no YouTube e também pela página do Programa no Facebook. 


Para abordar sobre a temática, a live conta com a participação do profº. dr. Orfeu Bertolami, físico da Universidade do Porto (DFA- FCUP), que falará acerca da Ciência do Sistema Terrestre para a compreensão das alterações climáticas; e da profª. dr. Carmen Diego Gonçalves, socióloga da Universidade da Madeira (CIERL- Uma), que apontará as alterações climáticas e os contributos para as percepções públicas. A live conta com mediação da profª. dr. Ana Paula Guedes, do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB. 


O PPGEcoH é um consórcio entre três departamentos da UNEB: Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais –DTCS (Juazeiro), Departamento de Educação – DEDC VII (Senhor do Bonfim) e Departamento de Educação – DEDC VIII (Paulo Afonso).


Link do canal PPGEcoH no YouTube: 

https://www.youtube.com/channel/UCrVrPrA7XHUK3Z8_2Hxha3g


Lorena Simas

Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)

terça-feira, 16 de março de 2021

Coordenador do Núcleo Norte de Saúde da Bahia recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Juazeiro em reconhecimento ao trabalho realizado na pandemia da covid 19

 


Por indicação do Vereador Salvador Carvalho (PCdoB) foi aprovada na Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA), uma Moção de Aplausos ao médico Pedro Alcântara, coordenador do Núcleo Norte de Saúde da Bahia, “em reconhecimento ao seu trabalho incansável durante a pandemia do novo coronavírus, mesmo estando dentro do grupo de pessoas de maior risco, aos 73 anos.”


Moção de Aplausos, desta terça-feira(16), destaca que o médico “vem colaborando incansavelmente com a entrega rápida e ágil das doses de vacina que estão sendo trazidas de Salvador”.


Fonte: Pretonobranco


Governadores querem comitê gestor nacional para unificar ações contra coronavírus

 

Foto: Reprodução/TV Senado


A comissão criada para acompanhar as ações de enfrentamento à covid-19 ouviu nesta segunda-feira (15) governadores sobre a situação da pandemia nos estados. Os representantes do Espírito Santo, Renato Casagrande, e do Maranhão, Flávio Dino, pediram que o Congresso Nacional lidere um grupo de trabalho para a elaboração de uma política nacional de combate à covid-19. Para Casagrande, a especulação sobre a saída de Eduardo Pazuello do Ministério da Saúde não trará grandes mudanças.

“Vai trocar o ministro? Não vai adiantar muito! Não vai adiantar muito, porque o que tem de mudar é o comportamento do Governo. Está certo? O Governo tem que passar a exercer uma coordenação dessa ação, o que não fez até agora”.


governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que o presidente Bolsonaro sabota o trabalho da própria equipe. “O que eu vi, depois de três trocas de ministros que o Presidente já fez, é que o problema está nas orientações que o Presidente dá. Não há Ministro que consiga trabalhar com a sabotagem feita pelo próprio Presidente da República às medidas necessárias para o combate ao coronavírus. Se não for para oferecer ajuda, que seja para parar de oferecer ataques, agressões”.


Sobre o repasse de verbas federais aos estados, a senadora Zenaide Maia, do PROS do Rio Grande do Norte, aproveitou a reunião para rechaçar declarações do governo sobre insinuações de desvios desse dinheiro.


O que esses governadores querem? Diálogo com o presidente da República, o que é praticamente impossível. Mas estão pedindo socorro ao Senado, porque precisam de mais vacinas. Precisam de ajuda aos estados e municípios e não essa guerra, que dá a entender que os estados receberam mais, os prefeitos receberam mais e, mais grave, todos dão a entender que os gestores são fraudadores!”


O governador de São Paulo, João Dória, disse que o Instituto Butantan vai entregar até quarta-feira mais 5 milhões e 300 mil doses da vacina a serem usadas em todo o país.


" Poderíamos ter iniciado a imunização dos brasileiros em novembro do ano passado. Hoje já teríamos mais de 40% da população brasileira imunizada e teríamos salvo milhares de pessoas que, infelizmente, foram a óbito. Mas o negacionismo do Presidente Bolsonaro impediu que isso acontecesse. Investiu em cloroquina, em vez de investir na vacina, hostilizou a vacina do Butantan”.


Dória também alegou que o Ministério da Saúde não está homologando os leitos de covid-19, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal, e que os custos estão sendo pagos pelo governo do estado.


Fonte: blogdoeloiltoncajuhy 





segunda-feira, 15 de março de 2021

Rui Costa e russos celebram compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V

 


Rui Costa e russos celebram compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V

O Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo celebraram o contrato para a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. O ato aconteceu na tarde desta segunda-feira (15), por meio de reunião virtual, entre o governador Rui Costa, o CEO do Fundo Soberano, Kirill.

Allexandrovich Dmitriev, e o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias. O primeiro lote com doses do imunizante chegará à Bahia no mês de abril. 

Na reunião, o governador Rui Costa agradeceu o apoio para viabilizar a chegada das vacinas de forma célere. “Foram seis meses de muito trabalho e com ação na Suprema Corte brasileira para viabilizar essa compra tão importante da Sputnik V e finalmente tudo deu certo. Estamos passando por uma crise muito profunda do sistema de saúde neste pior momento da pandemia. As vacinas nos ajudarão a passar por este momento tão difícil. O povo baiano e nordestino agradece muito essa ajuda e 

esperamos que, a partir dessa parceria, possamos concretizar outras parcerias com a Rússia e o laboratório”. 

CEO do Fundo Soberano Russo também agradeceu a parceria com o Governo da Bahia. “Esta parceria é muito importante para o nosso país, nesse contexto de acordos para a produção de vacinas contra o coronavírus. Nossa parceria começou no primeiro dia em que assinamos o protocolo de intenções e estamos à disposição executar a aquisição das vacinas da melhor forma possível. Lembramos que a Sputnik V já  foi vendida para 51 países”, afirmou Kirill Allexandrovich Dmitriev.

Fonte: Adailton Santana Blog

Saiba como surgiu o Povoado de Cazumba, interior de Senhor do Bonfim

 


José Carlos Cardoso era filho dos cearenses Carlos Cardoso de Barros e Thereza Maria de Jesus que chegaram em terras da então Vila Nova da Rainha, fugidos da seca que assolava o Nordeste no período entre 1877 e 1879.


Por volta de 1910, José Carlos, carpinteiro de profissão, casou-se com Maria Virgínia de Jesus indo morar na Fazenda Serraria, que anos depois se desdobrou na Serraria do Carlos, Serraria do Bento  Serraria do Joaquim Timóteo, mas que voltaram a se fundir dando origem à comunidade de Serraria.

Por volta dos anos 1950, a localidade passou a ser chamada de Cazumba,

provavelmente devido a uma carcaça de animal encontrada próxima à entrada da Fazenda Serraria.

Foto: Audilene Cardoso
Informações: Cazumba 1 – 100 anos de


Fonte: Blogdoeloiltoncajuhy 

sábado, 13 de março de 2021

Governo prorroga até abril decreto que proíbe eventos; aulas remotas voltam nesta segunda-feira

 


Governo do Estado atualizou o decreto que suspende os eventos e atividades, independentemente do número de pessoas, em toda a Bahia.

A publicação, que venceria amanhã (14), passa a valer até 1º de abril de 2021. A prorrogação foi publicada em edição online do Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13).


Segue proibida a realização de atividades que envolvam aglomeração de pessoas, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

O novo decreto também estabelece a volta às aulas na rede estadual de ensino, exclusivamente de forma remota, a partir de segunda-feira (15).

Espaço Aberto 

terça-feira, 9 de março de 2021

Mestrado da UNEB realiza palestra sobre diversidade vegetal em florestas tropicais.



“Subestimando e superestimando a diversidade vegetal em florestas tropicais / Underestimating and overestimating plant diversity in tropical forests” é tema de palestra que será realizada no dia 18 de março, às 14h. Com transmissão pelo canal PPGBVeg UNEB no YouTube. 


A palestra promovida pela disciplina Biogeografia, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBVeg) aborda a importância das florestas tropicais para a regulação global do clima e para a conservação da biodiversidade. Para discutir sobre o assunto, a palestra conta com a participação do pesquisador doutor, Douglas Daly do New York Botanical Garden.


A atividade tem como público alvo estudantes de graduação e pós-graduação da área da biodiversidade, além de professores e profissionais com foco de atuação na botânica. Os interessados devem realizar inscrição até o dia 16 de março, através de formulário on-line disponível no site do PPGBVeg. Link: http://www.ppgbveg.uneb.br/.


O PPGVeg é um consórcio entre três departamentos da UNEB onde há oferta de graduação em Ciências Biológicas: Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET II (Alagoinhas), Departamento de Educação – DEDC VII (Senhor do Bonfim) e Departamento de Educação – DEDC VIII (Paulo Afonso)


Link do canal PPGBVeg UNEB no YouTube: 

https://www.youtube.com/results?search_query=PPGBVeg


Lorena Simas

Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)

Rui Costa anuncia implantação de mais 10 leitos de UTI em Bonfim

 


 O governador Rui Costa comunicou nesta segunda-feira (08) a implantação de mais 10 leitos de UTI voltados ao tratamento da COVID-19 em Senhor do Bonfim. O anúncio foi feito durante reunião com prefeitos da região Norte da Bahia.

Inaugurada em agosto do ano passado, a UTI do Hospital Regional de Senhor do Bonfim, foi iniciada com 10 leitos. Na gestão anterior, todos foram direcionados para o tratamento da COVID. Já havia previsão na época para a implantação de mais 10 unidades

Na oportunidade da reunião, o governador também anunciou mais 10 leitos de enfermaria voltados ao tratamento da doença. Juazeiro também receberá o mesmo número de UTIs e leitos de enfermagem.

Neste último domingo, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Bonfim e Juazeiro atingiu 100%. Diante do quadro, o governo da Bahia determinou a ampliação do lockdown parcial desta segunda (8) até as 5h de quarta-feira (10) em 20 municípios das regiões de Bonfim e Juazeiro.


Fonte:blogdoeloiltoncajuhy 


segunda-feira, 8 de março de 2021

FELIZ DIA DAS MULHERES

 

 



" MULHERES, VÓS SOIS O SAL DA TERRA...SE O SAL SE TORNAR INSOSSO...COM O QUE IREMOS SALGÁ-LA?" (JESUS CRISTO)



*** FELIZ DIA DAS MULHERES 

Homenagem do blogdobamberg (Luiz Bamberg)

domingo, 7 de março de 2021

Guedes anuncia antecipação de 13º de beneficiários do INSS

 

Pelo segundo ano consecutivo, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) receberão o décimo terceiro salário de forma antecipada, disse há pouco o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo o ministro, a medida só vai ocorrer depois da aprovação do Orçamento Geral da União deste ano.

“O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez”, disse o ministro. No ano passado, os beneficiários do INSS tiveram o décimo terceiro antecipado para abril como medida de ajuda à população mais afetada pela pandemia de covid-19.

ministro deu a declaração após reunião com o deputado Daniel Freitas (PSL-SC), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial na Câmara dos Deputados. Aprovado ontem (5) em segundo turno pelo Senado, o texto foi encaminhado para a Câmara, onde deve ser votado na próxima semana.

Guedes também anunciou que pretende reeditar o programa de suspensão de contratos e de redução de jornada (com redução proporcional de salários) que vigorou no ano passado. “O 

BEm, que é o programa de preservação de empregos, já estão sendo disparadas as novas bases. Então, tem mais coisa vindo por aí”, acrescentou Guedes.

Chamado de Benefício Emergencial (BEm), o programa prevê que o trabalhador com contrato suspenso ou jornada reduzida receba a parcela do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido em troca do corte no salário. Em troca, o empregador não pode demitir o trabalhador após o fim da ajuda pelo tempo em que o trabalhador recebeu o BEm.

Vacinação

Guedes voltou a defender a vacinação em massa como a principal medida para salvar a economia e não respondeu a perguntas sobre uma eventual ampliação do Bolsa Família.

“O grande desafio é a vacinação em massa. Na saúde, nós precisamos avançar rapidamente para não derrubar a economia brasileira de novo. Além da dimensão humana, das tragédias, das famílias, tem o perigo de derrubar a economia de novo e aí você agudiza todo o problema brasileiro”, declarou. “Agora é saúde, vacinação em massa, não vamos falar de Bolsa Família agora.”

PEC Emergencial

Em relação à PEC Emergencial, o deputado Daniel Freitas disse que não pretende alterar o texto aprovado pelo Senado para acelerar a tramitação da proposta. Ele afirmou que apresentará uma minuta do relatório na próxima segunda-feira (8).

“O Brasil tem pressa, a urgência dessa matéria é evidente e precisamos dar celeridade no processo. Qualquer alteração na PEC faz o Brasil atrasar, portanto, vamos discutir e conversar e tentar acelerar o mais rápido possível a aprovação dessa PEC”, comentou o relator da proposta na Câmara.


Fonte: Cleber vieira.news

sábado, 6 de março de 2021

Vereador Rê do Sindicato dá entrada no projeto que Institui a Feira do Umbu no calendário oficial do município


 

Vereador Rê do Sindicato dá entrada no Projeto de Lei do Legislativo de Nº: 022/2021,08 de fevereiro de 2021, onde  institui a Feira do Umbu da Agricultura Familiar do Território do Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI), com sede em Senhor do Bonfim, no calendário  oficial do município

,especificamente  no mês de Março.

A Feira vem sendo realizada há dez anos, onde tem se tornado uma das referências para o Território do Piemonte Norte do Itapicuru.

Sendo que a mesma é um espaço de formação, comercialização, geração de renda, divulgação, troca de experiência e saberes. E, ao mesmo tempo, é um espaço cultural artístico e turístico.

Estas ações das realizações da Feira do Umbu têm contribuído muito para o fortalecimento e desenvolvimento da produção e comercialização dos derivados do umbu, onde é produzido alimentos saudáveis com objetivo de garantir a geração de renda e a segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiaria direta e indiretamente, e, além disso, fornecer produtos de  qualidade aos consumidores e consumidoras. Além do mais, almeja a valorização organizacional da diversidade da produção, por meio de arranjos produtivos do associativismo e cooperativismo da Agricultura Familiar, almejando o desenvolvimento econômico da produtividade do Umbu e de seus derivados dentro do  município de Senhor do Bonfim e no Território do Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI),  através  de realização de intercâmbio de produção, comercialização e execução da Feira do Umbu da Agricultura Familiar. Portanto, é merecido ser aprovado este projeto para tomar -se Lei Municipal.  Afirmou o Vereador Rê do Sindicato.


Ascom


Senhor do Bonfim-Bahia, 05 de março de 2021.

sexta-feira, 5 de março de 2021

Mestre Minininho: Uma vida dedicada à nobre arte da música

 


Mesmo com uma deficiência auditiva desde a juventude, a música sempre esteve presente na vida de Ednaldo Matos de Araújo, ou simplesmente Mestre Minininho.

Natural de Itiúba, ainda jovem foi morar em Queimadas, onde trabalhou como alfaiate e vendedor de carne e farinha na feira livre, mas sempre cultivando sua paixão pelos instrumentos.


Em 1971 veio para Senhor do Bonfim, juntamente com sua esposa e os nove filhos. No ano seguinte, assumiu a regência da Filarmônica do Círculo Operário, permanecendo até o término da banda.


Entre 1978 e 2003 foi regente da Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses (FUFB). No ano de sua despedida, passou a dar nome à sala de música da FUFB, uma justa homenagem àquele que dedicou uma vida à nobre arte da música.


Foto: Acervo Família Matos

Fonte: Igor Matos


, blogdoeloiltoncajuhy 


quinta-feira, 4 de março de 2021

PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM DIVULGA PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO COVID-19

 


A Prefeitura de Senhor do Bonfim dará continuidade ao Plano de Vacinação nos idosos acima de 80 anos. Foram redistribuídas as idades conforme a disponibilidade de doses e para evitar aglomerações.


Documentação necessária: RG, cartão de vacina, cartão dos SUS e cartão da família. O local da vacinação será na unidade de saúde da família de referência da sua residência.


Fonte: Nonato noticias

quarta-feira, 3 de março de 2021

Programa Tempo Solidário

 



A Rede de Supermercados Pague Menos da Bom Jardim e Fernandes da Cunha, realizou no último sábado, 27/2/2021, a entrega de vale cestas básicas, vale gás e vale luz, para pessoas necessitadas de Senhor do Bonfim. A distribuição faz parte do projeto “Tempo Solidário” e é fruto do empresário José Thadeu, que destinou 1% do seu faturamento, para serem investidos em ação social, para minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus na cidade de Senhor do Bonfim. As entregas dos foram realizadas em alguns bairros de Senhor do Bonfim. O “Tempo Solidário” já beneficiou cerca de 811 pessoas, que está em situação de vulnerabilidade a pandemia de Covid-19 e deve beneficiar, mais pessoas. Contnue participando deste Projeto sério ouvindo a Rádio Caraíba Fm 96.7 Mhz. Você também pode ser um doador, 

ajudando a quem mais precisa. Participe!


#caridade #josethadeu #paguemenos #supermercado #senhordobonfim

https://www.instagram.com/tv/CL71zNgnXkF/?igshid=1owzecamxc4jj


BONFIM: Comércio fecha sábado e domingo abrindo só na segunda-feira

 


comércio de Senhor do Bonfim, terá seu funcionamento da mesma forma da semana passada, fechando na sexta-feira, às 18h00min; não abrindo no Sábado e no domingo, apenas os serviços essenciais; Supermercados, panificadoras, açougues etc. a feira livre ocorrera normalmente, será da mesma forma da semana passada. O toque de recolher continua das 20h00min; às 05h00 min;  LOCKDOWN em Senhor do Bonfim será de Sexta a Segunda-feira, dia 08, às 05h00 min. A decisão foi decisão foi tomada entre executivo, representantes do comércio e com os membros do comitê de combate ao COVID 0-19 no município de Senhor do Bonfim.


 Fonte: Redação do Cleber Vieira New