Uma das últimas e importantes ações do
Governo Cuidando de Nossa Gente será a implantação, a partir do dia 15 de
dezembro, da zona azul (Bonfim Rotativo) na cidade. Esta implantação decorre de
um projeto cuidadosamente elaborado e discutido com a população em diversas
audiências públicas. A reunião de apresentação ocorrerá nesta segunda-feira,
dia 10 de dezembro, às 19:30, no salão
nobre da Câmara e será importante o comparecimento de toda a sociedade organizada,
em suas diversas categorias, e órgãos
públicos, já que a iniciativa do
DMTRANS, sob a direção do Cel. Salgado, irá alterar significativamente a rotina
da cidade.
“Estaremos contribuindo para a melhoria da
qualidade de vida de nossa terra, tornando-a mais habitável,além de
disciplinarmos a confusa circulação dde automóveis e pedestres no centro da
cidade”, afirmou o Prefeito Paulo Machado
JUSTIFICATIVA DA IMPLANTAÇÃO – O Cel. Júlio
César Salgado, que com sua equipe vem se debruçando há meses sobre este
Projeto, justifica o alto e inovador investimento a ser feito:
“Em geral, em todas
as áreas centrais das cidades, a demanda de veículos é maior que a oferta de
vagas de estacionamento, daí surge o conflito entre os veículos estacionados de
forma desordenada ou irregular e a circulação, como também o prejuízo do
direito de ir e vir dos pedestres.
Como
tal problema é altamente angustiante para a população e para a administração
pública compete a esta, propiciar aos condutores de veículos e aos pedestres,
condições confortáveis para a garantia do direito de cada um, assegurando a
livre circulação de todos, veículos, pedestres, mercadorias e serviços,
reduzindo o risco de acidentes e melhorando a qualidade de vida da cidade.
A utilização de
estacionamento rotativo pago é uma forma conhecida de melhorar a acessibilidade
nas áreas urbanas onde existe escassez de vagas de estacionamento. Este
sistema, permite aumentar a oferta dinâmica de vagas através de restrições de
tempo de permanência e cobrança pela utilização do espaço.
A ação de ordenamento
do estacionamento na via pública envolve uma visão holística da realidade da
cidade e para executar tal ação destacam-se o órgão de planejamento e de
transporte e trânsito urbano como os que melhor têm condições de funcionar como
gestores desta ação.
Considerando que o tratamento e a
solução de tais conflitos necessitam de um amplo estudo de ocupação dos
logradouros públicos pelas diversas categorias de veículos à luz do CTB -
Código Brasileiro de Trânsito, o resultado final será, sem dúvida, uma melhoria
da fluidez do tráfego, um aumento da oferta de vagas de estacionamento e a
democratização dos espaços disponíveis melhorando o ordenamento e
requalificando o centro da Cidade”.
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