domingo, 26 de novembro de 2017

Rui participa do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual e faz entrega de instrumentos musicais para fanfarras




Projetos de arte, cultura, esporte, ciência e empreendedorismo tomaram conta da Arena Fonte Nova, na manhã desta terça-feira (21), durante a abertura do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, promovido pela Secretaria de Educação do Estado (SEC). O governador Rui Costa participou do evento, que reúne mais de 4 mil estudantes expositores vindo das escolas estaduais de todas as regiões do Estado, e celebrou a arte e a educação como instrumentos que podem mudar a vida das pessoas.

“Encontros como esse ajudam a oxigenar as escolas, fazendo com que os estudantes aprendam mais com a arte em conjunto com as matérias convencionais. Com esse objetivo, temos implantado o projeto ‘Escolas Culturais’ na rede estadual, porque temos a convicção de que o contato com as diversas formas de expressão artísticas estimula e completa a educação e melhora os indicadores educacionais”, afirmou o governador.

Para o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, o encontro promove o protagonismo dos estudantes. “É um momento de incentivo para que esses jovens descubram novos caminhos e ganhem novas ferramentas para se desenvolverem. O Estado vem investindo no fortalecimento pedagógico nas escolas. Esse encontro é a coroação de tudo o que é produzido pelos estudantes, no ano passado, e serve de preparação para o que vai ser realizado no próximo ano”.

Durante o evento, o governador fez a entrega simbólica de 660 instrumentos musicais para 34 fanfarras de colégios estaduais apoiadas pelo Neojiba, duas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e quatro núcleos do Neojiba.

Troca de experiências

Vindos de diversas partes do estado, os estudantes apresentam projetos de dança, teatro, cinema, canto-coral, música, artes visuais, tecnologia e inovação, produzidos durante o ano letivo. Maria Fernandes, 19 anos, saiu de Vitória da Conquista no domingo (dia 19) e ficou encantada com o tamanho do evento. "Tem pessoas de tantos lugares aqui, aprendendo uns com os outros e trocando e compartilhando experiências. É uma experiência mágica pra mim que eu nunca vou esquecer".

O evento continua até a próxima quinta-feira (23), das 8h às 18h. A entrada é gratuita e aberta à participação do público em geral. Além de poder conhecer e prestigiar a arte, a inovação e as tecnologias sociais produzidas pelos estudantes, os visitantes também podem interagir e participar diretamente das experiências como o Simulador de Voo e a Caixa Preta, e ainda acompanhar competições de robótica, apresentações de corais, palestras, fanfarras escolares, jogos escolares, apresentações de dança, de canto coral, de música e contação de histórias. A programação completa pode ser conferida na página do encontro - hiperlink http://encontroestudantil.educacao.ba.gov.br/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário