Com os mais de R$ 70 milhões investidos nos últimos dez anos
no setor, Salvador passou a ser a capital número um em esgotamento sanitário,
afirmou o governador Rui Costa, na manhã deste sábado (6), durante assinatura de ordem de serviço
autorizando o início das obras de
ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade, em evento
realiza no Conjunto Habitacional Mangueira III, no bairro de Massaranduba, na
Cidade Baixa.
“Nós estamos aumentando a rede de esgoto em Salvador.
São mais de R$ 70 milhões em
investimentos. Nesses dez anos, praticamente a gente duplicou o esgotamento
sanitário na cidade. Essa a ação do
Governo do Estado coloca Salvador como a capital número um, no Nordeste, em esgotamento sanitário”, enfatizou Rui,
que, na ocasião, também entregou 423 títulos de regularização fundiária para
moradores do bairro e da região de Alagados, no Subúrbio Ferroviário.
Com investimentos próprios da Empresa Baiana de Águas e
Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e
Saneamento do Estado (Sihs), no valor
de cerca de R$ 20 milhões, a o sistema vai contar com a implantação de 8,5
quilômetros de rede coletora e 36,2 quilômetros de ramais prediais, além de
mais de 23 mil ligações intradomiciliares.
Com a ação, serão beneficiadas as bacias de esgotamento
sanitário de Alto Pituaçu, Aratu, Armação, Alto Camurugipe, Médio Camurugipe,
Baixo Camurugipe, Baixo Ipitanga, Baixo Jaguaribe, Baixo Pituaçu, Barra,
Calafate, Campinas, Cobre, Comércio, Flamengo, Itapuã, Lobato, Lucaia, Macaco,
Mangabeira, Médio Ipitanga, Médio Jaguaribe, Paripe, Península, Periperi,
Pernambués, Pituba, Saboeiro e Tripas, beneficiando um total de 58 bairros.
Acompanhando o governador no ato, o titular da Sihs, Cássio
Peixoto, disse que a implantação do sistema para a região “reduzirá os índices
de ocorrência de doenças que normalmente acontecem quando não existe
esgotamento sanitário. Portanto, estamos trazendo mais saúde, mais qualidade de
vida para a população de Salvador”.
Também estiverem presentes os secretários estaduais de
Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, do Trabalho,
Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, e de Politica Públicas para as
Mulheres, Julieta Palmeira.
Moradia
A entrega dos títulos faz parte do programa de regularização
fundiária do Governo do Estado, nas zonas urbana e rural da Bahia. A iniciativa
é realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur),
juntamente com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder),
responsáveis pelo programa.
O principal objetivo é buscar a resolução da ocupação
desordenada do solo e promover a regularização de assentamentos irregulares,
garantindo a titulação aos seus ocupantes.
“Estamos buscando, no estado, como prioridade, regularizar a moradia das
pessoas. Aqui, na Cidade Baixa, na área dos Alagados/Massaranduba, nós temos
quase cinco mil títulos para entregar – hoje são quase 500 títulos. Eu digo
sempre que esse documento é a garantia da propriedade e também a possibilidade
de que, com o registro da casa, a pessoa possa fazer melhorias. Tomar um empréstimo para pintar, reformar,
ampliar, tendo melhor condições de
viver. Então, é um trabalho grande. É um
custo que o Estado assume para garantir a essas famílias, de forma gratuita, o
documento da sua casa”, enfatizou Rui.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
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Secom - Secretaria de
Comunicação Social - Governo da Bahia
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