segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Campo Formoso - -BA: tragédia, três mortos e cinco feridos

 


Em trágica coincidência, se assim podemos chamar, três pessoas com vínculo familiar no município de Campo Formoso (BA) estão na lista de mortos durante desabamentos provocados por fortes chuvas registradas na manhã de domingo (30) em Franco da Rocha e outras cidades da região metropolitana do estado de São Paulo.



Segundo informações de parentes que residem na localidade de Lagoa Rasa, as vítimas que não conseguiram resistir aos ferimentos e faleceram são Anderson Costa Santos, 26 anos, Vinícius Santos Pina, 12 anos e Cléber José Bonfim, 37 anos.

Até o final da manhã desta segunda-feira (31), pelo menos cinco pessoas de duas famílias de Campo Formoso ficaram feridas e foram hospitalizadas, outra identificada por Zeca Bonfim continua desaparecido entre escombros.

Em entrevista ao 98 Notícias, a senhora Jaqueline Costa Souza Magalhães que reside na localidade Lagoa Rasa e é tia de Vinicius lamentou a tragédia. “É um momento de muita tristeza, mas a gente está aqui dando forças para aqueles que sobreviveram (…) Fez 10 dias que eles estavam aqui, minha irmã, o esposo e o neto. Era pra trabalhar assim que chegassem lá. E chegando lá, meu cunhado recebeu a informação que só iria trabalhar dia 09, então era para estarem aqui conosco”, contou.


sobrinha de seu Zeca Bonfim, Janilde Cavalcante disse acreditar que ele será retirado com vida do soterramento, porém reforçou que a situação é muito delicada.“A gente se sente comovido(…) minha mãe está em choque, uma tia também, as duas foram criadas por ele [José Bonfim]. Que Deus permita que ele ainda esteja com vida, a gente está confiante, mas a gente sabe que é meio complicado”, comentou.


De acordo com Patrícia Souza Costa que perdeu dois sobrinhos e um primo, o poder público local demorou tomar medidas que evitariam a tragédia. “O que a gente sabe é que há uns dois anos no morro que cedeu já havia uma rachadura, então há falha da Defesa Civil, do poder público, porque se já havia uma falha na estrutura deste bairro, eles poderiam ter evitado que isso tivesse acontecido”, disse Patrícia Souza Costa, uma das tias de duas vítimas.

Fonte: 98 Notícias

Dois tremores de terra são registrados em Jacobina; morador faz relato

 


Dois tremores de terra foram registrados em Jacobina na tarde deste domingo (30/1). De acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os abalos aconteceram às 16h53 e 16h57 e tiveram suas magnitudes calculadas em 2.3 e 2.1 mR, respectivamente. 

Os dois tremores deste domingo foram percebidos por moradores. Uma das pessoas, que mora no bairro Mundo Novo e prefere não ser identificada, entrou em contato com o Jacobina Notícias e detalhou a experiência. Ele já percebeu outros tremores no ano passado.

Hoje eu ouvi o barulho, se assemelha muito a um trovão. Como nos últimos dias aconteceram muitos trovões, a população acaba confundindo", disse o morador, que é professor universitário. Ele contou ainda que enviou mensagens via WhatsApp para a esposa nos horários em que ouviu, para deixar registrado. Após o anúncio do LabSis sobre os eventos e seus respectivos horários, eles tiveram certeza.

Só em janeiro, o laboratório registrou 18 abalos sísmicas em Jacobina. O LabSis monitora e divulga os tremores, mas não define as possíveis causas. Ao Jacobina Notícias, o geofísico da UFRN, Eduardo ģ, já explicou que é preciso "um monitoramento local" para se determinar as causas.

No sábado (29), o laboratório informou a incidência de um tremor de magnitude 2.4, ocorrido às 7h37. Esse evento foi sentido por moradores, inclusive uma mulher compartilhou na internet o relato de que o teto de sua casa balançou.

"Gente, eu ainda tô com o corpo me tremendo agora, porque eu pensei que a casa ia descer (desabar). Foi muito forte, eu disse: 'não, não é possível'. Mas agora eu vim olhar no grupo pra ver se alguém também tinha ouvido alguma coisa. O forro do teto sacodiu tudo, tudo, tudo (...) Meu pai do céu, misericórdia, tô com uma dor de cabeça (sic)", relatou.


Fonte: Jacobina Notícias


Sinebahia de Senhor do Bonfim abre 9 vagas de emprego nesta segunda-feira, 31

 


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho física ou Digital, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar.

Essas vagas estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Para realizar agendamento na Rede SineBahia acesse o endereço www.sacdigital.ba.gov.br.

Vagas exclusivas para Senhor do Bonfim – 31.01.2022

OPERADOR DE CAIXA 

Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Salário + benefício
01 VAGA

VENDEDOR DE MERCADORIAS
Ensino Médio completo
Experiência mínima 06 meses na carteira
Salário + benefício
02 VAGAS

PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
Ensino Superior completo
Experiência na função com idiomas
Obrigatório possuir fluência no inglês
01 VAGA

JARDINEIRO
Ensino Médio completo
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para realizar viagens
01 VAGA

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Exclusivas para Pessoas com Deficiência
Ensino Médio completo
Obrigatório possuir disponibilidade para realizar viagens
01 VAGA

MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO

Ensino Técnico completo
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para realizar viagens
01 VAGA

OFICIAL DE MANUTENÇÃO
Ensino Técnico completo em Refrigeração Elétrica
Experiência na função
Obrigatório possuir Ensino Técnico completo

Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para realizar viagens
01 VAGA

 

SUPERVISOR DE EQUIPE
Ensino Superior completo em Administração ou Gestão de empresas e pessoas
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade para realizar viagens
01 VAGA


Fonte:Blogdoeloiltoncajuhy 

domingo, 30 de janeiro de 2022

Implantação de fusegate na barragem de Ponto Novo leva água para consumo e produção a mais de 300 mil pessoas

 


Foto: Fábio Arruda

Governo do Estado investiu mais de R$ 14 milhões para garantir que mais de 300 mil pessoas passassem a ter acesso à água para consumo e produção. Isso foi possível após a implantação, na barragem do município de Ponto Novo, do fusegate – uma tecnologia francesa que possibilitou o aumento da capacidade de armazenamento de água da barragem em 24%.

A tecnologia implantada em 2018, aliada ao apoio direto do Pró-Semiárido, também projeto do Governo do Estado, que proporcionou, entre outras ações, a oferta de assistência técnica especializada, permitiu ainda que cerca de 145 famílias irrigantes pudessem voltar a produzir frutíferas e, consequentemente, reativar o perímetro irrigado do município, gerando alimento e renda, além do planejamento da produção agrícola e das pequenas criações dessas famílias.



Foto: Fábio Arruda


"Houve um colapso hídrico no início dos anos 2015-2016, culminando com o fechamento do projeto de irrigação. Algumas famílias precisaram sair, trabalhar em outros estados. E, em 2018, o Pró-Semiárido chegou em Ponto Novo. Foi construído o fusegate e, a partir daí, com esse aumento do acúmulo de água da barragem de Ponto Novo, saímos de cerca de 40 para 50 milhões de metros cúbicos de acúmulo de água na barragem e possibilitou a retomada das atividades do projeto de irrigação aqui”,

relembra o irrigante Eleilson Gama, que vivenciou todo o processo e hoje comemora a produção no seu lote.

Esse e outros depoimentos sobre como essa iniciativa promoveu a transformação da vida das famílias de, pelo menos, 10 municípios do entorno de Ponto Novo podem ser conferidos em vídeo produzido recentemente pelo Governo do Estado, que traz ainda imagens da barragem vertendo água, neste período em que as chuvas têm abastecido a cabeceira dos rios que alimentam o reservatório.

Foto: Fábio Arruda


Jordânia Alves mora na comunidade de Canavieira, em Senhor do Bonfim. Lá, as famílias hoje consomem a água encanada que vem da barragem de Ponto Novo. “Através do Pró-Semiárido, hoje a gente tem água de qualidade e nem só água, qualidade de vida, porque antes a gente tinha que sair daqui para ganhar a vida. Hoje a gente foi capacitado para sobreviver do que a gente tem na comunidade, das riquezas que a gente tem aqui, que não são poucas”, afirma Jordânia, lembrando a ação do projeto, com as formações e assistência técnica, que vêm contribuindo para potencializar a sua produção.


previsão é de que, ainda neste ano, o Pró-Semiárido possibilite que 60 famílias assentadas da reforma agrária possam também usufruir da água do perímetro irrigado de Ponto Novo e produzir alimentos para consumo e comercialização. “Após a implantação do fusegate, a expectativa é fazer o que a gente sempre fez, com os meios que a gente precisa, que é a água. Ela é fundamental, não é à toa que a gente fala: a água é vida e a terra é mãe”, planeja a camponesa assentada do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Marli Souza.

Além do vídeo, é possível conferir detalhes da tecnologia do fusegate, da barragem de Ponto Novo e do perímetro irrigado no Tour Virtual 360º.

Pró-Semiárido é um projeto do Governo da Bahia, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).


Fonte: Blogdoeloiltoncajuhy 



Pedro II do Brasil >>> O nobre viajante

 


O nobre viajante ... 

“Nasci para consagrar-me às letras , artes e ciências , e , a ocupar posição política preferia sinceramente a de presidente da República ou ministro à de imperador perpétuo do Brasil . Se ao menos meu pai ou tivesse um irmão mais velho que imperasse ainda estaria eu há 50 anos com assento no Senado lutando por meus ideais da abolição , ecologia e teria viajado muito mais pelo mundo para conversar com meus amigos Friedrich Nietzsche , Charles Darwin , Graham Bell , Thomas Edison e tantos outros queridos para dividir minhas ideias e resoluções para os problemas de minha terra mãe.“

O lamento acima leva a assinatura de D. Pedro II e faz parte de um diário que escreveu desde 1852 até sua morte em 1891 . Pedro II , nutria de experiências em viagens , mas em grande maioria pelo território nacional , pois achava mais ético ver de perto os problemas de seu povo . 

Até hoje é o governante que mais vezes visitou o norte e nordeste do país , principalmente para tentar solucionar o problema da seca no interior da caatinga . Sempre com sua visão científica de um grande conhecedor dos minerais e da botânica , tentava ajudar nas conclusões dos técnicos contratados . 

Apenas em 1871 , quando Pedro conseguiu a tão sonhada Lei do Ventre Livre , depois de mais de 25 anos de tentativas frustradas , pois suas leis muitas vezes não eram aceitas pelo ministério formado por conservadores monarquistas . Sentiu um maior alívio para realizar mais um grande sonho , de viajar em um navio a vapor cruzando o atlântico rumo ao velho mundo tão familiar em suas leituras e estudos . Pedro sempre avesso as pompas monárquicas , muito mais propenso a vida intelectual do que de um chefe de Estado , que se irritava e ficava extremamente tímido quando era reconhecido e aos fardos das imposições de tantos protocolos.

Pedro II tentava escapar das honrarias antes mesmo de deixar a Corte . Para que lhe deixassem em paz e por sua grande ética , sempre bancava suas viagens como um comum mero viajante , com suas economias pois não gastava em luxos comuns aos Barões e Condes da época , e até mesmo com empréstimos a bancos , pois não aceitava retirar dinheiro do governo para tais atividades . Fato impensável atualmente , aonde os governantes e políticos em geral fazem questão de tirar dinheiro do povo para até as mais “básicas” extravagâncias . Sua casaca degastada e seus empréstimos para sustentar sua família e suas viagens , geravam comentários da mídia e do próprio povo que achava um absurdo um imperador viver como um homem de classe média. 

Em correspondência quase diária com sua filha a Princesa Imperial Dona Isabel , que assumia a regência quando seu pai andava mundo afora , Pedro orgulhou-se de comprar duas vestimentas nos EUA que ficavam prontas no mesmo dia , ressaltando o baixo preço e ignorando o acabamento pouco caprichado . Lembrando que uma vestimenta de um barão na época demorava em média 1 mês para ficar pronta ao gosto do cliente com os tecidos e acabamentos mais perfeitos e caros possíveis . Se queria camuflar-se como um burguês qualquer , escondendo-se das obrigações da nobreza , Pedro não abria mão da vaidade intelectual . Do outro lado do atlântico , praticou 23 idiomas , sendo que 17 dominava totalmente , incluindo o grego , o hebraico , o sânscrito e o tupi-guarani .

Quando visitou o Alto Nilo , no Sudão , ladeado por egiptólogos , escreveu em seu diário , teses de ensaios completos de arqueologia . Na Europa, correu atrás de seus ídolos. Assistiu às experiências do jovem e até então desconhecido doutor Freud e reuniões com Alan Kardec com suas novas teses espiritualistas , á época Freud com a psicologia e Kardec com o espiritismo , eram considerados charlatões .

Foi o primeiro a financiar as pesquisas de Pasteur , inventor da pasteurização , com agradecimento final à Pedro II em final de sua tese .

Tentou ser recebido por Victor Hugo , mas o escritor e socialista francês era contra a qualquer tipo de monarquia e não o recebeu . Victor Hugo , por convicções ideológicas radicais , não queria contato com monarcas . Porém Pedro não se deu por vencido . Foi a casa do escritor sem ser convidado , na hora do jantar , e o socialista não teve saída se não aceitar a visita . Os dois viraram amigos íntimos , Victor Hugo confessou seu erro e preconceito a vários jornais franceses e ingleses da época . Quando Pedro voltou ao Brasil , Victor Hugo o mandava cartas semanalmente devido a força da amizade que construíram em apenas 3 visitas físicas e este laço de carinho perpetuou por toda a vida .

Pedro viajou mais de 35 mil quilômetros pelo território dos Estados Unidos , sempre contra os ideais do sul do país que era agrário e escravista . Certa vez , uma senhora milionária sulista inconformada com a derrota do Sul , na guerra civil americana de 1861-1865 , lhe propôs ser imperador daquela região e anexar o sul americano ao império do Brasil. “ A isto respondi com dois “Never!” bem enfáticos! “ escreveu em seu diário. Não só a proposta deve ter o irritado e ofendido diante suas convicções , mas também tinha ojeriza de ser reconhecido como um imperador escravista , pois muitos na época e até mesmo atualmente não entendem que se tratava de um governo parlamentarista , aonde tudo passava pelo Senado e pelo Ministério , que sempre tinham a última palavra nos inúmeros pedidos de lei que Pedro mandava-os , principalmente para abolição , soluções de aparar os negros libertos , ecologia e redes ferroviárias por todo território nacional , ligando o sul ao norte do império continental .

Pedro foi o primeiro e único chefe de Estado brasileiro a visitar o Oriente Médio , até 2010 , quando o presidente Lula foi à região rapidamente . A Viagem de Pedro II deflagrou o processo de emigração de árabes para o Brasil , pois ele fez questão de estabelecer grandes relações diplomáticas com diversos países da região , abrindo as portas do Brasil á todos habitantes sem grandes exigências .

Em uma viagem de trem pela Alemanha , Pedro soube que o filósofo odiado por muitos Friedrich Nietzsche , estava em uma cabine próxima , Pedro II apresentou-se como um cidadão comum e conversou durante 5 horas com filósofo , apenas depois confessou ser imperador do Brasil , quando o radical e avesso a monarquias ouviu a confissão levantou-se , começou a rir e abraçou Pedro com afeto . O disse que nunca imaginaria como um homem tão simples , educado e inteligente , poderia ser monarca de um império tão grande e que a partir daí tentaria não mais julgar com tanta frieza as pessoas antes de ter uma boa conversa . Nietzsche correspondia se com Pedro mensalmente dividindo ideias e assuntos íntimos de sua vida afetiva conturbada ; e também manteve este contato e admiração até sua morte . 

Sua quarta viagem ao exterior , foi a mais traumática e violenta possível , se tratava da expulsão da família imperial devido a proclamação da República por meio de um golpe militar com ações pela madrugada enquanto o povo dormia . Todos familiares foram expulsos com a roupa do corpo , a Imperatriz do Brasil Dona Teresa Cristina , não pode nem levar uma maleta com algumas mudas de roupas para trocar no decorrer da viagem . Seu neto e grande amigo Pedro Augusto que já sofria de esquizofrenia e tinha melhorado bastante graças as visitas do doutor Freud e ajuda espiritual de Alan Kardec , teve um novo surto , talvez o pior de todos de sua vida , tentando jogar se ao mar gritando por socorro e amordaçado por militares a mando de Deodoro . Pombos com mensagens e bilhetes de ajuda em garrafas jogados em meio a saída na baía de Guanabara e até mesmo em alto mar , foram inúteis , mesmo com algumas garrafas que chegaram ao litoral carioca , paulista , cearense e baiano .

O povo acordou no dia seguinte , em choque com tropas militares desfilando e espancando a população que já tinha entendido o que estava acontecendo . Vários artistas da música , do teatro , jornalistas , escritores , poetas foram exilados para Angola e Amazônia . Além do começo de uma grande ditatura e o rompimento de todos os processos de melhoria da vida dos recém libertos da abolição e o fechamento de todos os jornais da época

Após 2 dias da expulsão da família imperial , todos seus bens foram saqueados pelos militares e outros leiloados por preços irrisórios . Dona Teresa Cristina morreu com enfarte no meio da travessia do atlântico rumo a Lisboa , Pedro Augusto teve que ser trancado em uma cabine pois não parava de gritar e tremer . O único que o acalmava era seu avô Pedro II , que entrava na cabine sentava ao chão e o abraçava em prantos , dizendo que tudo ficaria bem . Quando a família imperial chegou a Lisboa uma multidão esperavam no porto junto com seus familiares , aonde foi oferecido um palácio e uma voluptuosa fortuna e renda mensal para Pedro . Porém eles não aceitaram qualquer tipo de ajuda , mesmo Pedro tendo o título de Arquiduque de Portugal , Filho do Rei Pedro I e Irmão da Rainha da época , Dona Maria da Glória . Dona Isabel , Conde D’eu e seus 3 filhos foram para o palácio D’eu , de seu pai o Duque D’eu , na França . Aonde tiveram uma vida confortável diante a fortuna que a família D’eu possuía . 

Pedro II e Pedro Augusto partiram para o centro de Paris , aonde se hospedaram em um simples hotel de 3 estrelas , pago por um grande amigo de Pedro , o Barão de Loreto que viajou logo em seguida para Europa quando soube do acontecido . 

Pedro Augusto preferiu ficar em um casa de uma amiga íntima de Freud , que tinha grande estima pelo rapaz , um lugar maior e mais sossegado para acalmar o sofrido jovem . A casa ficava 2 quarteirões do hotel aonde Pedro se hospedara , então as visitas de seu avô eram diárias , onde levava seu neto aos museus e bibliotecas da cidade luz . Tudo parecia que estava em formação uma nova realidade para todos , e a vida continuava . Pedro adorava dar aulas na principal biblioteca de Paris para universitários , de história , geografia , botânica , grego e inglês . 

Sua rotina se resumia em acordar bem cedo , preparar suas aulas , ir para biblioteca , visitar exposições , visitar amigos , tomar café pela tarde e ler até 5 livros em uma única madrugada . Pedro adorava traduzir de forma perfeita as maiores obras literárias para o português , e foi o Primeiro a traduzir a obra “Mil e uma Noites” do árabe original para o português do brasil . A relíquia encontra se na biblioteca nacional de Coimbra em Portugal 

Em 1890 , uma pneumonia instalou-se em seus pulmões , o limitando a ficar na cama de solteiro de seu quarto , escrevendo seus amados contos e poesias e lendo seus livros preferidos . 

Alguns meses após a doença e tratamento sem bons resultados , morrera naquela cama sozinho , com o saco de areia da praia de Copacabana em seu bolso . 

O velório foi digno de um imperador da França , devido a tal prestigio que Pedro gozava entre os intelectuais e nobres da Europa . Um cortejo de mais de 500 mil pessoas tomaram a rua de Paris , e todas as honras monárquicas foram feitas pelo governo Francês . Um fato histórico , pois nunca Paris tinha se mobilizado tanto , nem mesmo por falecimento de governantes locais . Reis , Rainhas , nobres , burgueses de todo o mundo estavam presentes no velório e no cortejo , como a Rainha Vitória da Inglaterra , o presidente dos Estados Unidos e centenas de amigos intelectuais como o próprio Freud e o filósofo Friedrich Nietzsche .

O Governo Militar Ditatorial brasileiro , revoltou se pelo tamanho da comoção mundial envolta do falecimento de Pedro II . Rompendo acordos diplomáticos com a França , Inglaterra e Alemanha . Nenhum representante do novo governo brasileiro foi mandado para o enterro do expulso imperador . A mídia fechada pelos militares no Brasil , não puderam ao menos noticiar o falecimento do monarca . A grande maioria do povo brasileiro só souberam do acontecido 3 meses depois .

Pedro Augusto teve um novo surto , desta vez , sem o amparo de seus avós . Dona Isabel , sua tia , o internou em um manicômio na Áustria até sua morte em 1935 , já bem idoso . 

Os Filhos de Dona Isabel e Conde D’eu , casaram se com nobres europeias e formaram seus próprios clãs na França , Alemanha e Inglaterra . Dona Isabel , faleceu em 1921e seu marido em 1922, deixando a fortuna da família D’eu para seus filhos , a procuração de perpetuação da monarquia no Brasil e o sobrenome Orleans e Bragança , que garantia um futuro seguro para as próximas gerações . 

O Presidente Getúlio Vargas , permitiu o translado dos restos mortais de D. Pedro II e Dona Teresa Cristina , para a Catedral Imperial de Petrópolis , e a devolução dos bens particulares da família no Brasil . Porém nenhum dos 3 filhos de Dona Isabel quiseram voltar ao Rio de Janeiro , e contrataram tutores para administrar os bens devolvidos no Brasil . 

 A Família se divide entre 6 ramos , os que moram em Vassouras, Petrópolis , Rio de Janeiro , São Paulo, Paris e Lisboa  . Em1992 , D. Pedro II foi homenageado por ter reflorestado toda a área que hoje abrange o Parque Nacional da Tijuca , que antes eram fazendas de café . Por causa de sua consciência ecológica em uma época onde isto era uma utopia , ele mandou reflorestar com Mata Atlântica nativa , o trecho ao longo do corcovado até o final do maciço da Pedra Branca , na década de 70 e 80 do século XIX . 

Hoje , muitas destas áreas estão destruídas devido a ocupação irregular de mansões , condomínios e principalmente de favelas , que em registros oficiais surgiram 3 anos após a Proclamação da República , devido o rompimento de ajuda aos escravos libertos pelos Militares . A Lei Aurea original que continha trechos de ajudas financeiras , amparos sociais para todos negros , incluindo conjuntos habitacionais já em fase de construção. Todo projeto foi abandonado e destruído em 1889 por Deodoro e seu novo governo ...

Estudos mais recentes apontam , que se o governo de Pedro II durasse pelo menos mais 10 anos , 68% das favelas que tomam conta do Rio de Janeiro atualmente não iriam existir .



Garoto de 12 anos sofre ereção contínua por mais de um dia em decorrência da Covid-19

 


Um garoto de 12 anos sofreu uma ereção contínua por mais de um dia em decorrência do novo coronavírus. A condição médica é chamada de priapismo. De acordo com médicos austríacos, o priapismo já foi observado em outros pacientes antes.

Inicialmente, especialistas teriam perfurado o órgão para drenar o sangue, no entanto, o procedimento não teria funcionado e o garoto então foi colocado sob anestesia geral para um novo procedimento, que apresentou resultados temporários.

paciente apresentou os mesmos sintomas cerca de 24 horas depois. Por meio de exames, foram constatados coagulação de sangue no tecido esponjoso do pênis. Os médicos então aplicaram compressas de gelo na área do períneo do garoto.

Três dias após o procedimento o menino voltou para o hospital com uma ereção “totalmente rígida e sensível” e dor discreta. Ele teria sido encaminhado para especialistas para verificar possíveis doenças sanguíneas como anemia falciforme.

Foi então observado que o paciente contraiu a Covid-19, sete semanas antes do primeiro indício do priapismo. 


Fonte: Adailton Santana blog


sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

ESPIRITISMO >>> Ameaças de Guerra

 


Vivenciamos hoje no cenário mundial um quadro de ameaça de guerra, uma situação tensa e que envolve energias deletérias e extremamente tóxicas, somente às custas de muita vibração positiva poderemos afastar o quadro nefasto que envolve uma guerra deste porte que está em iminência de se instalar em nossa casa terrena, busquemos elevar o pensamento ao pai celestial e orarmos de forma firme e amorosa no sentido de envolver os líderes mundiais de todas as nações para evitar a deflagração desta guerra. Se pudermos observar, Leon Denis retratou de forma fiel o que acontece nos dois mundos quando um quadro deste se instala, da mesma forma André Luiz relata o desequilíbrio gerado e os esforços da espiritualidade para nos amparar frente a uma situação bélica. Qual é nosso papel enquanto espíritas cristãos e voltados para a Seara do bem? Vibrarmos veementemente por paz, luz e muita harmonia. Orem com vontade, imprimam suas melhores vibrações para equilibrar nossa casa terrena, precisamos verdadeiramente nos unirmos para que o resultado seja positivo! Assim seja!


quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Sem festa de Carnaval, Rui Costa cancela feriado prolongado e ponto facultativo

 


feriado prolongado de Carnaval ao qual os baianos estão acostumados está cancelado em 2022. Ao menos é o que o governador Rui Costa espera que aconteça. 

Em coletiva, nesta quinta-feira (27), Rui Costa falou que "não há a possibilidade de adiar o feriado, porque não tem feriado". E ressaltou que, historicamente, o Carnaval é tratado como feriado, mas legalmente é um ponto facultativo. 

feriado está mantido apenas na terça-feira, 1º de março, que já está constitucionalmente estabelecido como feriado de carnaval.
governador disse que os servidores públicos da Bahia que não comparecerem ao trabalho durante o período terão o dia descontado do salário."São dias normais de trabalho. Quem não comparecer, tem que esperar seu dia cortado como qualquer outro. As aulas da rede estadual também acontecerão como dias normais", afirmou. 

Rui acrescentou que sugere aos municípios que sigam a mesma oriSem festa de Carnaval, Rui Costa cancela feriado prolongado e ponto facultativo.

Espaço Aberto 


Senhor do Bonfim - BA: Temporal noturno causa transtorno e prejuízos à população

 


Na cidade baiana de Senhor do Bonfim na noite da última segunda-feira (24) uma tempestade provocou estragos e causou transtornos aos moradores. De acordo com a prefeitura de Senhor do Bonfim, foram apenas 40 minutos de chuva, mas a força do temporal causou diversos prejuízos. 

Na zona urbana foram registrados 49 milímetros, enquanto na zona rural o registro foi de105 milímetros de água. Várias casas ficaram alagadas e duas desabaram parcialmente. Os desabamentos ocorrem em dois imóveis que ficavam às margens do canal da Malária  e principalmente na Rua da Lagoa.

Sob lampejo de assutadores relâmpagos e ao som ensurdecedores trovões a população assistiu assustada  desabar sobre a cidade e região um  temporal avassalador. Moradores próximos ao córrego conhecido como Canal da Malária presenciaram  o canal  transbordando ( confira no vídeo da TV A Cara da Bahia) e a água invadir várias casa sendo que algumas chegaram a desabar pouco tempo depois. Com ajuda de vizinhos,  duas famílias que viviam nos imóveis saíram antes do desabamento e foram abrigadas por amigos. Em outra parte da cidade, na Rua Engenheiro Buriti, centro, a força das águas provocou a queda de parte da estrutura de uma casa e invadiu outras na mesma região.


prefeito de Senhor do Bonfim Laércio Junior, acompanhado do Vice-prefeito Elizeu Rios visitou o local e pode constatar os danos.


Estamos aqui vendo de perto os estragos. Um grande volume de água proveniente das chuvas fez com que o canal da malária transbordasse, invadisse casas e derrubasse a casa de Dona Lurdes. Estamos aqui para tranquiliza-la e os demais moradores afetados, pois a prefeitura estará presente auxiliando no que for possível”, falou Laércio Junior.

No início da manhã desta terça-feira (25), atendendo a determinação do gestor equipes das secretarias de Infraestrutura, Saúde, Assistência Social e Assessoria de Comunicação, além da Defesa Civil, se dirigiram a Rua Engenheiro Buriti, para fazer um levantamento dos danos e tomar as providências necessárias.


Após avaliar a situação do local Secretário de Infraestrutura Francisco Marinho falou sobre as ações imediatas a serem realizadas no local. “Iremos iniciar as atividades desobstruindo o canal da malária, retirando todo o entulho que ficou acumulado para que a água possa fluir. Além disso, será feita uma minuciosa vistoria em cada uma dessas casas as margens do canal para que possamos concluir se estas casas estão condenadas ou não”, finalizou.
Profissionais de saúde estiveram no local dando assistência médica, enquanto isso a Secretária de Assistência Social cadastrou, levou roupas e alimentos não perecíveis para atender as famílias afetadas.


prefeitura de Senhor do Bonfim informa que está em estado de alerta, já que em menos de 24h choveu o equivalente a 49 milímetros e a previsão indica grande possibilidade de mais chuvas caírem no município. As equipes da Defesa Civil e demais secretarias estarão de prontidão para atender de imediato as ocorrências registradas em todo município.

Caso da Rua Washinton Luiz no Buriá

Apesar da atenção dada aos moradores afetados pelo temporal, segundo informações prestadas pelos moradores da rua Washinton Luiz no Buriá, também afetada com o temporal dessa segunda-feira, a mesma atenção não foi dada aos moradores daquela rua quando os mesmos, desde os meses de novembro e dezembro de 2021, tem dirigido à Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim petições verbais e formalizadas por escrito (complementadas por mídias digitais conforme vídeo e fotos abaixo) solicitando a realização de obras que diminuam os prejuízos e controle o fluxo das águas pluviométricas que atingem moradores da Washington Luís (em frente ao muro da Arena Hall) e àqueles que estão no perímetro do Buriá de Baixo. O problema se agravou ainda mais em dezembro com uma concretagem avulsa que ampliou o fluxo do volume das águas das chuvas prejudicando moradores tais como Sr. Galego, Sr. Toinho, D. Fátima e Sr. José, D. Edileuza e Sr. Quintino e D. Ione. Na  última segunda-feira  dia 24 de janeiro de 2022 com o temporal aqui já citado, muitas casas foram invadidas pelas águas. Tudo isso teria sido evitado se os servidores da Secretaria de Infraestrutura tivessem agido diante das muitas solicitações já encaminhadas

pior é que essas pessoas que já estão com terrenos ou casas prejudicadas, trabalham mas correm o risco de ter seu único patrimônio (sua casa) seriamente danificada ou até mesmo derrubada como já aconteceu em 2014. Neste espaço buscamos ampliar a solicitação para que o executivo se mobilize e ajuste a prioridade para contemplar esses moradores com as obras que precisam; mediante a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim."   Falou um dos moradores daquela localidade à redaçao do Site A Cara da WEB.

Confira o vídeo de solicitação Feito pelo professor Enos, filho de um dos moradores, clicando agora no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=VzCs9ykR1g0&feature=youtu.be



Fonte: A caradaweb


terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Senhor do Bonfim registra mais um óbito por Covid-19, aumentando para 93 o total de mortes

 


Um idoso de 80 anos, hipertenso e que havia tomado duas dose da vacina, é mais uma vítima da Covid-19 no município de Senhor do Bonfim. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.

Ele deu entrada no Hospital Dom Antonio Monteiro (HDAM) no dia 18 deste mês e morreu naquela casa de saúde por volta das 13h10 desta terça-feira (25).

Agora, são 93 óbitos no município, desde o início da pandemia do novo Coronavírus.

Dos leitos de UTI disponíveis no HDAM, 09 estão ocupados, representando uma taxa de ocupação de 90%, de acordo com a Secretaria de Saúde.


Fonte: Blogdoeloiltoncajuhy 

domingo, 23 de janeiro de 2022

AS PROPAROXÍTONAS

 


O professor Eduardo Affonso, nos brinda com mais um pedra preciosa de nosso garimpo vernacular:


"Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto. 


As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico. 

Estão para as outras palavras assim como os mamíferos para os artrópodes. 


As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Das mais lânguidas às mais lúgubres. Das anônimas às célebres. 


Se o idioma fosse um espetáculo, permaneceriam longe do público, fingindo que fogem dos fotógrafos e se achando o máximo.


Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto - e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica! 


Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito. 

É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo. 

O inclinado e o íngreme. 

O irregular e o áspero. 

O grosso e o ríspido. 

O brejo e o pântano. 

O quieto e o tímido. 


Uma coisa é estar na ponta – outra, no vértice. 

Uma coisa é estar no topo – outra, no ápice. 

Uma coisa é ser fedido – outra é ser fétido. 


É fácil ser valente, mas é árduo ser intrépido. 

Ser artesão não é nada, perto de ser artífice. 

Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice.


(Este último parágrafo contém algo raríssimo: proparoxítonas que rimam. Porque elas se acham únicas, exóticas, esdrúxulas. As figuras mais antipáticas da gramática.)


Quer causar um impacto insólito? Elogie com proparoxítonas. 

É como se o elogio tivesse mais mérito, tocasse no mais íntimo. 

O sujeito pode ser bom, competente, talentoso, inventivo – mas não há nada como ser considerado ótimo, magnífico, esplêndido.

Da mesma forma, errar é humano. Épico mesmo é cometer um equívoco.


Escapar sem maiores traumas é escapar ileso – tem que ter classe pra escapar incólume. 


O que você não conhece é só desconhecido. O que você não tem a mínima ideia do que seja – aí já é uma incógnita.

 

Ao centro qualquer um chega – poucos chegam ao âmago.


O desejo de ser proparoxítona é tão atávico que mesmo os vocábulos mais ordinários têm o privilégio (efêmero) de pertencer a essa família – ou não seriam chamados de oxítonas e paroxítonas. Não é o cúmulo?"


É isso, vivendo e aprendendo !

sábado, 22 de janeiro de 2022

Covid-19 em Bonfim: Idosa de 84 anos e sem se vacinar morre no HDAM

 


E a Covid-19 segue fazendo vítimas em Senhor do Bonfim. Neste sábado (22), mais um óbito foi registrado. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado às 21h, trata-se de uma idosa de 84 anos, cardiopata e que não tomou nenhuma dose da vacina.

Ela deu entrada no Hospital Dom Antonio Monteiro (HDAM) no dia 14 deste mês, morrendo naquela casa de saúde. Agora são 90 mortes ocorridas em Bonfim, por covid, desde o início da pandemia.

Ainda de acordo com o boletim de hoje, mais 49 casos positivos foram confirmados, elevando para 5.902 o total de infectados desde o início da pandemia.


boletim deste sábado também mostra 295 casos ativos, um aumento de 31 casos. Também de acordo com o informativo da Secretaria Municipal de Saúde, 443 pacientes estão em monitoramento e 148 exames aguardam resultado no Lacen do Estado.

A taxa de ocupação dos leitos do Hospital Dom Antonio Monteiro está em 50%, com 5 pacientes internados. O total de curados é de 5.517.


Fonte:Blogdoeloiltoncajuhy 


BONFIM>>>Luto na política bonfinense: Morre o ex-vereador José Duarte Irmão, “Zequinha”

 

Foto: Arquivo da família


Faleceu por volta das 18h30 desta sexta-feira (21) na UPA de Senhor do Bonfim, o ex-vereador José Duarte Irmão, mais conhecido como Zequinha. Ele tinha 94 anos e morreu de causas naturais Nascido na localidade de Patamuté, no município de Curaçá, Zequinha era viúvo, morava nas Casas Populares e deixa 9 filhos, 29 netos e 20 bisnetos.

Ingressou na carreira política em Senhor do Bonfim nos anos 1970,

quando morava no então distrito de Andorinha. Foi contemporâneo de nomes tradicionais como Bonifácio Brasileiro, Djalma Rodrigues, Anatólio Menezes, Angelim, Zezinho de Igara, Moisés de Andorinha, dentre outros.

Apaixonado por sua terra Patamuté, por muito tempo viajava constantemente de Bonfim para aquela localidade, onde matinha uma pedreira, e uma Rural, ainda hoje estacionada na garagem de sua casa.


corpo de José Duarte Irmão está sendo velado no Memorial Pafac, ao lado do Itamaraty, e será sepultado logo mais às 17h, no Cemitério São Marcos, em nossa cidade. Nossa reportagem esteve no velório por volta das 11h e, segundo relato de uma pessoa da família, até aquele horário, nenhum vereador do município havia comparecido ao local.


Fonte: Blogdoeloiltoncajuhy 



BONFIM>>>LUTO> Prof.Danuzia Jatobá

 


cidade de Senhor do Bonfim neste sábado (22) se despede da querida professora Danúzia AraújoJatobá. Sempre tendo cmo companheira  a  alegria sendo essa sua marca,  Pró Danúzia  era uma pessoa querida por todos, lembrada com muito carinho pelos seus ex alunos por conta da sua  competência  e afabilidade,  deu relevante contibuição para a educação de senhor do Bonfim e região deixando um legado que ecoará  até a  posteridade.

Além de excelente profissional também deixa a marca de Filha, irmã, esposa e avó amorosa sendo impossível não ser tão querida. Hoje a famíia Jatobá se despede da sua matriarca que não se vai mas fica na lembrança e no coração de cada um em forma de lembrança , attudes, ensinamentos e exemplos de vida que deu,  e  aos 104 anos cumprida sua missão é agora é recebida no reino celestial.

O velório está sendo na  sede da funerária vila nova e o sepultamento está marcado para às 17:00.

Danúzia Jatobá recebeu diversas homenagens, seguem algumas delas:

"Siga em paz pelos caminhos  do céu Vó Danuzia. Que a sua imagem  seja Sagrada no Reino Santo de Deus. Luciano Jatobá"


Luciano Jatobá ator e escritor bonfinense neto da professora Danúzia Jatobá


Que Deus  receba nossa querida professora  que tanto nos ensinou, na morada celeste e, na sua infinita misericósdia dê aos amigos e familiares o devido conforto"

Site a Cara da WEB


Hoje conduzida pelos ajos de luz adentra o espaço celeste recebina pelos misericordiosos braços do nosso pai eterno a nossa querida professora Danúzia Jatobá, que Deus dê  a ela o seu merecido lugar no reino dos céus"

TV A cara da Bahia

 

"Que o nosso pai eterno acolha tão nobre filha com seus bondosos braços de pai e na grandiosidade da sua  isericórdia dê àqueles que ficaram o conforto consolador"


Wagner Rosa Professor, Cantor e compositor

 

Nosso sentimento de pesar e o reconhecimento da grande mulher cidadã Sr.ª Danuzia Araújo Jatobá, que muito fez pela família, pelos amigos e por sua e nossa querida Bonfim. Seus ensinamentos estão guardados em nossos corações e serão alimento constante na vida do povo bonfinense.

Ela foi recebida no Alto Celestial com grande alegria e está num lugar belíssimo e cheio de luz, ao lado direito de Deus Pai Todo Poderoso e Mãe Rainha, Rainha da Paz.

Carlos Brasileiro (ex prefeito de Senhor do Bonfim) e família.


Fonte:A cara da Web