Na cidade baiana de Senhor do Bonfim na noite da última segunda-feira (24) uma tempestade provocou estragos e causou transtornos aos moradores. De acordo com a prefeitura de Senhor do Bonfim, foram apenas 40 minutos de chuva, mas a força do temporal causou diversos prejuízos.
Na zona urbana foram registrados 49 milímetros, enquanto na zona rural o registro foi de105 milímetros de água. Várias casas ficaram alagadas e duas desabaram parcialmente. Os desabamentos ocorrem em dois imóveis que ficavam às margens do canal da Malária e principalmente na Rua da Lagoa.
Sob lampejo de assutadores relâmpagos e ao som ensurdecedores trovões a população assistiu assustada desabar sobre a cidade e região um temporal avassalador. Moradores próximos ao córrego conhecido como Canal da Malária presenciaram o canal transbordando ( confira no vídeo da TV A Cara da Bahia) e a água invadir várias casa sendo que algumas chegaram a desabar pouco tempo depois. Com ajuda de vizinhos, duas famílias que viviam nos imóveis saíram antes do desabamento e foram abrigadas por amigos. Em outra parte da cidade, na Rua Engenheiro Buriti, centro, a força das águas provocou a queda de parte da estrutura de uma casa e invadiu outras na mesma região.
prefeito de Senhor do Bonfim Laércio Junior, acompanhado do Vice-prefeito Elizeu Rios visitou o local e pode constatar os danos.
Estamos aqui vendo de perto os estragos. Um grande volume de água proveniente das chuvas fez com que o canal da malária transbordasse, invadisse casas e derrubasse a casa de Dona Lurdes. Estamos aqui para tranquiliza-la e os demais moradores afetados, pois a prefeitura estará presente auxiliando no que for possível”, falou Laércio Junior.
Após avaliar a situação do local Secretário de Infraestrutura Francisco Marinho falou sobre as ações imediatas a serem realizadas no local. “Iremos iniciar as atividades desobstruindo o canal da malária, retirando todo o entulho que ficou acumulado para que a água possa fluir. Além disso, será feita uma minuciosa vistoria em cada uma dessas casas as margens do canal para que possamos concluir se estas casas estão condenadas ou não”, finalizou.
Caso da Rua Washinton Luiz no Buriá
Apesar da atenção dada aos moradores afetados pelo temporal, segundo informações prestadas pelos moradores da rua Washinton Luiz no Buriá, também afetada com o temporal dessa segunda-feira, a mesma atenção não foi dada aos moradores daquela rua quando os mesmos, desde os meses de novembro e dezembro de 2021, tem dirigido à Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim petições verbais e formalizadas por escrito (complementadas por mídias digitais conforme vídeo e fotos abaixo) solicitando a realização de obras que diminuam os prejuízos e controle o fluxo das águas pluviométricas que atingem moradores da Washington Luís (em frente ao muro da Arena Hall) e àqueles que estão no perímetro do Buriá de Baixo. O problema se agravou ainda mais em dezembro com uma concretagem avulsa que ampliou o fluxo do volume das águas das chuvas prejudicando moradores tais como Sr. Galego, Sr. Toinho, D. Fátima e Sr. José, D. Edileuza e Sr. Quintino e D. Ione. Na última segunda-feira dia 24 de janeiro de 2022 com o temporal aqui já citado, muitas casas foram invadidas pelas águas. Tudo isso teria sido evitado se os servidores da Secretaria de Infraestrutura tivessem agido diante das muitas solicitações já encaminhadas
Confira o vídeo de solicitação Feito pelo professor Enos, filho de um dos moradores, clicando agora no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=VzCs9ykR1g0&feature=youtu.be
Nenhum comentário:
Postar um comentário