sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

50 famílias do povoado de Rancharia são contempladas com Programa de Habitação Rural‏


Prefeito  Dr. Correia (Direita)

Na tarde da última terça-feira (14), o Prefeito Edivaldo Martins Correia participou da assinatura do protocolo de contratação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), no povoado de Rancharia. O projeto faz parte de uma  parceria do Governo Federal, Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idesa) e a Secretaria de Agricultura do município.
“Para dar início aos empreendimentos, precisávamos formar grupos com o máximo de 50 famílias cadastradas, de acordo com as diretrizes do Programa do Governo Federal”, explica Zenaide Mangueira Braga, representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idesa).
Após a documentação aprovada pela instituição financeira envolvida no programa, as famílias já cadastradas foram convocadas a assinar o protocolo de contratação e ter acesso às linhas de financiamento. Para isso, foi necessário que cada família respondesse a um questionário sociocultural para completar informações pendentes.
O PNHR integra o Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, voltado às famílias de agricultores de todo o País, que possuam renda familiar bruta anual de até R$ 60 mil. “Demos prioridade às famílias que eram compostas basicamente por mulheres chefes de família, aposentados, com renda de até R$ 15 mil por ano”, disse Cleonice, presidente da Associação de Agricultores da Fazenda Rancharia. “Além destes 50 primeiros beneficiários, temos outros grupos com a documentação em análise no Banco do Brasil, e formaremos em breve outros grupos”, completa. As inscrições não tem prazo e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura.


Para o Prefeito Edivaldo Martins Correia, o principal benefício do Programa é que os moradores irão permanecer em seus locais que já vivem há anos e não serão transferidos para loteamentos. “Este é o diferencial, pois cada família já criou raízes naquela terra, e não seria justo retirá-los de suas fazendas para morar em locais distantes ou que diferem da realidade deles”, completa.
A afirmação do prefeito é confirmada por João de Deus, morador contemplado com o Programa: “Agora terei a segurança de estar uma casinha mais digna, melhor de viver e mais aconchegante para reunir os netos e a família no final do ano”, conclui.
Durante o evento, também foi instituído a Comissão de Representantes do Empreendimento, que irá fiscalizar e acompanhar os outros passos do projeto. O vereador Helson de Carvalho também participou do encontro.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário