sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Dia da Lavadeira: Governo da Bahia anuncia investimentos em lavanderias comunitárias


Em homenagem ao Dia da Lavadeira, comemorado em 18 de agosto, o Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com lavadeiras de Salvador, realizou uma celebração na manhã de hoje (18), com trabalhadoras baianas do ramo, na Lavanderia Santa Luzia, localizada no Engenho Velho de Brotas, em Salvador.

A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcou presença no evento, que contou também com a participação da representante da SJDHDS, Simone Figueiredo, da Chefa de Gabinete da SPM-BA, Karla Ramos, da representante da Setre, Graciele dos Santos, e do Coordenador de Administração dos Centros Sociais Urbanos, Osmário Silva Santos.
No local, foi realizada uma atividade de vivência, com apresentação da Banda de Percussão Didá, danças e um café da manhã em homenagem às lavadeiras. Também foi anunciado um investimento, através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (FUNCEP), para aquisição de alguns equipamentos, como: refrigeradores, máquinas de lavar, bebedouros e secadoras de roupa a gás, para cinco lavanderias de Salvador.
Durante seu pronunciamento, a Secretária Olívia Santana destacou a importância deste investimento: “Para nós é uma satisfação muito grande facilitar e melhorar a vida das lavadeiras. Temos que dar visibilidade à vocês, mulheres lavadeiras, e oferecer recursos para que a renda mensal seja ampliada, juntamente com a quantidade de clientes”.

Há mais de 25 anos trabalhando como lavadeira, Lindinalva Pereira Barbosa, 52, ressaltou a importância do projeto que irá beneficiar os equipamentos de trabalho das lavadeiras: “Me sinto honrada porque o projeto vai ajudar a ampliar nosso trabalho. Com certeza, aumentará o número de clientes e nossa renda”, concluiu.  

O projeto

“Lavadeiras Ampliando Horizontes” é uma iniciativa da SPM-BA, em parceria com a SJDHDS e a Setre, através da Superintendência de Economia Solidária e do Centro Público de Economia Solidária (CESOL), e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e melhor inserção social das lavadeiras, que compõem grupo historicamente vulnerável.

Dentre as lavanderias contempladas com o projeto: a Aristides Novis (Dique do Tororó); a Cardeal da Silva (Cosme de Farias); a Julieta Calmon (Boca do Rio); a Nossa Senhora de Fátima (Alto das Pombas); e a Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas).




Nenhum comentário:

Postar um comentário