domingo, 8 de abril de 2018

Prefeitura de Senhor do Bonfim e Programa Despertar realizam formação de professores das comunidades rurais



Aconteceu neste dia 3 de abril, na Câmara Municipal de Vereadores de Senhor do Bonfim, a Formação Municipal do Programa Despertar, uma parceria entre a Secretaria de Educação, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) e Sindicato do Produtor Rural.

Estiveram presentes gestores, coordenadores e professores que atuam nas escolas do campo, parceiros e convidados. Cristiane Maia, secretária de Educação, abriu o evento destacando a importância do Programa Despertar. Na sequência, Raphael Siqueira, formador do SENAR, coordenou as atividades e discutiu as propostas de trabalho para 2018.

No total, serão 31 unidades escolares da zona rural do município que terão ação do programa. O Despertar é dividido em oito etapas e envolve mais de 2 mil alunos das séries inicias ao 9º ano. “Água, Cidadania e Sustentabilidade” será o tema que o programa Despertar irá trabalhar esse ano.

“No primeiro momento, o município juntamente com as escolas e seus gestores realiza um diagnóstico, e a partir desse diagnostico, a gente escolhe uma temática (que podem ser problemas ou potencialidades) para desenvolver o projeto nas escolas do campo”, explicou a coordenador do programa Despertar no município de Senhor do Bonfim, Edineide Vitor.

O município de Senhor do Bonfim iniciou o Programa Despertar no ano de 2017. No primeiro ano, diversas ações socioambientais formam desenvolvidas nas unidades escolares rurais. Entre as ações desenvolvidos pelo Despertar, plantação de hortas, de jardins nas escolas, de mudas de arvores nas margens do Rio Itapicuru-Mirim, e mutirões de limpeza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário