quinta-feira, 27 de maio de 2021

Senhor do Bonfim - 136 anos de história.







1885 - 2021

Senhor do Bonfim  - 136 anos de história. 

Encravada nos sertões da Bahia, a minha Bonfim é fantástica.  Terra de vanguarda, onde primeiro se reconheceu a República na Bahia, a "terra do bom começo " sempre reinou altaneira, abrigando aos seus filhos e aos que a visitam com um calor protetor aconchegante.

Viva a nossa querida Bonfim!!!


Fonte: Facebook  Sérgio Reis



BONFIM>>>136 anos>>> Tião safoneiro

 


Mais uma da série de homenagem a nossa querida cidade senhor do Bonfim,  agora com o nosso mito grande " Tião " ,você conhece ? então assiste , deixe seu like, comenta e compartilha. e aguarde em breve mais ...


https://www.instagram.com/tv/CPYvcyZAWLp/?utm_medium=share_sheet

quarta-feira, 26 de maio de 2021

BONFIM>>> A História de Bonfim>>>Com Lourenço Silva

 


Se hoje sabemos algo sobre a história de Bonfim devemos agradecer ao jornalista Lourenço Pereira da Silva. São de sua autoria as obras fundamentais para entendermos o processo da formação histórica bonfinense, além de serem a base para as publicações de Adolpho Silva, Paulo Machado e de outros pesquisadores sobre o tema.


Lourenço Silva nasceu em 1875, no povoado de Itumirim, atual Juacema e começou a se dedicar à literatura desde a infância, lançando seu primeiro jornal, "O Relâmpago", nos tempos que ainda morava no antigo distrito de Jaguarari. Anos mais tarde, já residindo em Bonfim, integrou grupos literários, escreveu para um jornal da capital e fundou o periódico “O Atleta”, um dos importantes jornais do interior do Estado no início do século passado. Foi ainda presidente da Câmara Municipal e da Sociedade União e Recreio.


Em 1906, publicou "Apreciação circumstanciada sobre o município do Bomfim”, depois escreveu sobre a Freguesia Velha de Santo Antônio, atual Campo Formoso, e iniciou a mais importante obra literária sobre a história do município: “Memória Histórica e Geográfica Sobre a Comarca de Senhor do Bonfim”.  Contudo, faleceu com apenas 37 anos, em agosto de 1912, tendo seu livro concluído por um grupo de amigos e publicado três anos após sua morte.


Os livros de Lourenço Silva são raridades encontrados apenas com poucos colecionadores, que os guardam como verdadeiros tesouros, sabiamente os protegendo de uma sociedade que ainda teima e não dar valor a sua própria história.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #cultura #arte #literatura #jornalismo


Foto: Acervo Andréa Pires Barbosa


Fonte: Os 4 Cavaleiros de Bonfim - Tenente Cordeiro (2019)

Nova Central de Marcação de Senhor do Bonfim será inaugurada nesta sexta-feira (28)

 


reestruturação da saúde de Senhor do Bonfim vem sendo um dos principais desafios do Governo “O Novo Futuro”. Em virtude dos problemas encontrados, a nova equipe de governo segue o processo de implantação de um novo modelo de atendimento mais humanizado na UPA, Hospital Dom Antônio Monteiro e nas unidades de saúde do município. Além disso, uma das principais metas da nova gestão será extinguir as filas de marcação de exames e consultas.

Pensando nisso a prefeitura de Senhor do Bonfim irá inaugurar nesta sexta-feira (28), a nova sede da Central de Marcação de Exames e Consultas Especializadas. O local escolhido fica na Rua Mariano Ventura e oferecerá uma melhor estrutura, proporcionando aos pacientes maior conforto, comodidade e acessibilidade.



ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”


terça-feira, 25 de maio de 2021

BONFIM>>> Inauguração da loja Shirley Fashion>>>Novo endereço

 





É  hoje a tão esperada e badalada inauguração da loja Shirley Fashion, no seu novo Endereço Av. Agricultura.



A proprietária Shirley, bastante animada, já recebia clientes e posava para fotos .

















Shirley

Fotos:Bamberg


segunda-feira, 24 de maio de 2021

BONFIM: Prefeitura atualiza decreto em conformidade com governo do estado

 


Prefeitura de Senhor do Bonfim atualiza as medidas de combate a Covid-19

Em virtude do aumento no número de casos positivos de coronavírus em todo estado o Governador da Bahia Rui Costa decidiu endurecer ainda mais as medicas de combate a Covid-19 e divulgou no último domingo (23), a atualização do Decreto Estadual nº 20.441. Em conformidade com as determinações do chefe do executivo baiano, a prefeitura de Senhor do Bonfim informa a população as novas medidas de combate ao Novo Coronavírus com validade até às 05h de 01 de junho.

Abaixo as medidas:

O comércio em geral poderá funcionar normalmente até às 18h;

• As igrejas e templos religiosos poderão funcionar com limitação máxima de 25% de sua ocupação até as 20h30;
• Bares e restaurantes poderão funcionar até as 19h

comercialização de bebidas alcoólicas está proibida das 18h de 28 de maio até ás 05h de 01 de junho
• As academias de ginastica poderão funcionar até as 20h30, limitando em 50% a capacidade do local;

. O delivery poderá ser realizado até as 00h00;
• O transporte coletivo poderá ser realizado até as 21h30;
• A feira livre será acontecerá no sábado (29) das 05h às 15h;
• O toque de recolher permanece das 21h às 05h.

transporte coletivo poderá ser realizado até as 21h30;

• A feira livre será acontecerá no sábado (29) das 05h às 15h;

• O toque de recolher permanece das 21h às 05h.


ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”

O POETA - CASTRO ALVES

 


O POETA  - CASTRO ALVES

( ... suas  curiosidades )


Castro Alves foi um dos maiores poetas brasileiros do século XIX. É autor do famoso poema Navio Negreiro, considerado por muitos como um autêntico manifesto abolicionista. Veja nas linhas a seguir algumas informações curiosas sobre Castro Alves, sua vida e sua obra.

 

O nome completo do poeta Castro Alves era Antônio Frederico de Castro Alves.

 

Castro Alves nasceu na localidade de Curralinho, no Recôncavo Baiano, próximo de Salvador. A cidade hoje é chamada de Castro Alves, em homenagem ao poeta.

 

Era durante a infância e adolescência chamado de Cecéu pelos irmãos e amigos.

 

Com sete anos de idade, mudou-se para Salvador, onde fez o curso primário e o ginasial.

 

A Destruição de Jerusalém, seu primeiro poema, foi publicado quando ele tinha apenas 15 anos de idade.

 

Nem todos sabem, mas além de poeta, Castro Alves era pintor e compositor. Algumas das suas pinturas e partituras são atualmente mantidas no Museu Histórico Nacional.

 

Engajou-se na campanha abolicionista durante a passagem por Recife, onde pretendia estudar Direito. Em virtude de seus poemas anti-escravagistas, entre os quais o excelente O Navio Negreiro, é ainda hoje conhecido como O Poeta dos Escravos.

 

O Navio Negreiro, seu mais famoso poema, foi inicialmente batizado como Tragédia no Mar.

 

Foi contemporâneo dos escritores José de Alencar e Machado de Assis. Durante uma visita ao Rio de Janeiro, foi recebido pelo autor de Iracema, O Guarani e Senhora.

 

Ingressou na Faculdade de Direito de Recife, mas continuou os estudos na Faculdade de Direito de São Paulo.

 

Manteve um romance de cinco anos com a atriz, poetisa e escritora Eugénia Câmara, com quem chegou a viver junto. Detalhe: ela tinha 26 anos e ele apenas 16 quando se conheceram.

 

Castro Alves é autor de uma peça de teatro chamada Gonzaga ou a Revolução de Minas, que escrever para sua amante Eugênia Câmara.

 

Ele teve que amputar um dos pés em virtude de um ferimento de espingarda. Detalhe: foi o próprio poeta quem atirou por acidente. Outro detalhe: a amputação foi realizada sem anestesia.

 

Acredite se quiser, mas o poeta morreu com apenas 24 anos de idade.

 

Você sabia que o poeta chileno Pablo Neruda escreveu um poema em homenagem a Castro Alves? O poema chama-se Castro Alves do Brasil.


Considerado mudos maiores poetas do Brasil.


Fonte: Google/Pesquisa Pessoal/Pinterest Brasil




domingo, 23 de maio de 2021

BONFIM>>>Morre Edu, Servidor Municipal

 


Nossos sentimentos aos familiares e amigos de Edualdo de Oliveira, funcionário da Prefeitura de Senhor do Bonfim e desportista bonfinense. Edu, um sujeito tranquilo, sempre com um sorriso no rosto, querido por todos e um dos primeiros incentivadores do projeto Minha Cidade. Nesse momento não há palavras que acalme essa dor, mas com certeza sua história ficará na memória de todos aqueles que o conheceram.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #história #memória #esporte #luto #rip

sábado, 22 de maio de 2021

Faleceu de covid 19, Welber 37 anos

 




Faleceu de covid 19 Welber, 37 anos, filho de Jorge da teocrática e Janete. Jorge, foi muito ligado ao esporte em Senhor do Bonfim, com a equipe do Guanabara nós anos 80 e 90. Meus sentimentos toda família.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

*Podcast Calumbi lança novo episódio e realiza live em comemoraçãoao aniversário de Senhor do Bonfim*


 

No dia 28 de maio, Senhor do Bonfim comemora 136 anos de emancipação política. Para comemorar essa data, o Podcast Calumbi apresenta duas novidades. Nesta terça-feira (25), o programa lança em todas as plataformas de áudio, o episódio “Desejos para Bonfim”, que faz uma reflexão sobre o presente e projeta coisas boas para o futuro da nossa cidade. Em parceria com o projeto Minha Cidade Senhor do Bonfim, o Podcast realiza também uma live comemorativa, agendada para sábado (29), às 15h, no Instagram.


“Desejos para Bonfim” será o 21º episódio lançado pelo Podcast Calumbi. Mas se nos episódios anteriores, o objetivo foi resgatar as origens do município, dessa vez a intenção é outra. “Agora buscamos fazer uma projeção, olhar para o presente e idealizar coisas boas para o futuro, apresentando como a gente espera que Bonfim se fortaleça a partir daqui”, conta a idealizadora e apresentadora do podcast, Adriana Santana.

 

O episódio reúne a expressão do desejo de bonfinenses conectados à história, cultura e desenvolvimento desse lugar e do seu povo. Assim, o Podcast Calumbi conversou com personalidades ligadas a diversas áreas, tais como: Educação (Maria Glória da Paz); Meio-ambiente (Keiliane Oliveira); Povos do Campo (Norma Cleuza); Terreiros (Rebert Guimarães); Igualdade de Gênero (Denise de Almeida); Juventude (Elisa Raquel); Artes (Geninho Talma); e Turismo (Igo Matos). 


Por sua vez, a live de comemoração ao aniversário de Senhor do Bonfim tem como objetivo ouvir dois entusiastas da cultura bonfinense a respeito dos seus trabalhos em desenvolvimento: Adriana Santana (Podcast Calumbi) e Alex Barbosa (Minha Cidade Senhor do Bonfim). Em um bate-papo descontraído, os dois criadores de conteúdo irão apresentar ao público o que os motivou a lançar projetos inovadores, com linguagem atual e de fácil acesso, voltados à preservação da história regional, que valorizam a cultura e contribuem com o processo de educação dos municípios. Os dois projetos têm ganhado repercussão e conquistado não apenas o público bonfinense, mas de todo território baiano.


Alex conta como surgiu a ideia dessa live. “Achei que seria interessante dividirmos nossas experiências, aprendizados e dificuldades que encontramos ao realizar esse trabalho, bem como vislumbrar ações futuras, pois o processo de valorização de nossa história é algo que tem que ser construído de forma coletiva”.

 

O episódio “Desejos para Bonfim” estará disponível a partir de terça-feira (25) nas diversas plataformas de áudio, como: Youtube, Spotify, Deezer, Amazon Music, Pocket Casts e Google Podcasts. E a live “Aniversário de Senhor do Bonfim” será transmitida no sábado (29), às 15h, através dos perfis no Instagram @podcastcalumbi e @minhacidade_bonfim.

 

Lorena Simas

Assessora de Comunicação do Podcast Calumbi

BONFIM: OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO DISEP FORAM INICIADAS NA MANHÃ DESTA QUINTA EM BONFIM

 

Foto: Repórter Netto Maravilha


Desde abril e agosto de 2017, vem sendo elaborada a construção do DISEP – Distrito Integrado de Segurança Pública, no município de Senhor do Bonfim, onde abrigará órgãos como Delegacia de Polícia Civil, (com duas celas de custódia), DPT – Departamento de Polícia Técnica e IML – Instituto Médico Legal, o tema vinha sendo analisado ainda na gestão do ex-prefeito Carlos Brasileiro, que havia recebido a comitiva da SSP, naquele momento (A visita teve como objetivo lançar oficialmente o projeto Ronda Maria da Penha e avaliar onde serão implantados provisoriamente o Instituto Médico Legal (IML) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).


Além da construção de forma definitiva do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), que prevê módulos que vão abrigar a estrutura da polícia civil, DPT e IML...Ainda naquela visita, a comitiva visitou a área do antigo Departamento de Rodagens da Bahia – Derba, espaço onde deverá ser construído o Disep de Senhor Bonfim, em seguida, todos seguiram para as dependências do Complexo Policial, onde visitaram a estrutura do Departamento de Polícia Técnica e do IML, além das carceragens da unidade prisional...Sobre as opções, o secretário Mauricio Barbosa comentou: “Duas estruturas boas, agora é saber qual requerer menos investimento

e tempo, visto que, existe a previsão da construção do Disep ”, salientou o secretário. Por fim, a comitiva visitou o espaço onde funciona a sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas proximidades do terminal rodoviário). Ascom - Bonfim gestão Carlos Brasileiro em 2017.




Na manhã desta quinta-feira, 20 de maio, a empresa Pejota Construções LTDA, com sede na Rua das Mangueiras, 166 – Novo Horizonte – Salvador – BA, deu o ponta pé inicial na obra, mesmo sob forte protesto dos moradores do bairro, que nos últimos dias tem se mostrado contrário as instalações do Distrito no antigo Departamento, e colhem assinaturas em um abaixo assinado e dizem que acionarão o Ministério Público para impedir as construções, com alegação de que as instalações poderão acarretar dano ao ar e ao solo no bairro.

Nosso repórter Netto Maravilha, visitou o local na manhã desta quinta e conversou com o Engenheiro Augusto, um dos responsáveis pela estrutura técnica do órgão que informou não haver motivos para preocupação da população, sobre possível contaminação de solo ou ar, e explicou que o equipamento utilizado no processamento de necropsia é o mesmo utilizado pela Embasa em uma estação de tratamento para purificar a água, e que em momento algum haveria chances de uma contaminação de solo, e acrescentou, “eu fiz o IML atual de Bonfim e convido a qualquer cidadão a verificar qual tem sido o impacto negativo ou danoso ao meio ambiente onde hoje funciona
provisoriamente o DPT anexo ao IML, às margens da BR”, o engenheiro ainda acrescentou que se as obras chegarem a ser suspensas, infelizmente quem irá perder será o município e disse ainda que em 15 dias outro município próximo gostaria de que fosse construído o DISEP.

Questionamos sobre a possibilidade de um novo local, e ele foi objetivo ao dizer, “isso demandaria no mínimo mais de um ano, para se fazer análises, viabilidades e liberação, o que não está em cogitação”.

Câmara de vereadores, inclusive o presidente havia tentado apoiar o movimento dos moradores, mas ao descobrir que as obras já estavam liberadas, voltou atrás e disse que nada mais poderia ser feito, pelos manifestantes.


Fonte: Blog do Netto Maravilha 



quarta-feira, 19 de maio de 2021

BONFIM>>>A História da Cruz do Deserto

 


Conta a história que, durante a Seca de 1932, um retirante apareceu pedindo esmolas na estação do povoado de Tiririca, atual distrito de Quicé. Após pernoitar no lugarejo, o andarilho seguiu viagem pela linha férrea, no sentido à cidade de Itiúba. Dias depois, cerca de de sete quilômetro da vila, garimpeiros e trabalhadores da ferrovia encontraram o esmoler morto, sentado em uma pedra, debaixo de um pé de incó.


O homem foi enterrado naquele local, onde colocaram uma cruz de ferro para sinalizar a cova. Com o passar do tempo foram surgindo rumores de graças alcançadas aos pedidos feitos ali, na então chamada Cruz do Velho. Tempos depois foi erguido um cruzeiro e construída uma pequena capela, que passou a ser um recanto de fé e orações, atraindo centenas de romeiros que acreditam nos milagres da Santa Cruz do Deserto.


Essa história será o enredo do filme A Cruz do Deserto, produção do cineasta e radialista Tito Rocha e protagonizado por Jackson Santana. O longa metragem, rodado em Senhor do Bonfim e Antônio Gonçalves, tem no elenco os bonfinenses Jeorge Catatau, Zecrinha Batista, Armindo Pereira, Miguel Araújo e José Américo Aragão.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #fé #religiao #milagres #cultra #arte #cinema


Foto & Fonte: Tito Rocha


Colaboração: @quice_ba


Prefeitura de Senhor do Bonfim inicia nova fase vacinação contra a Covid-19 com ampliação dos grupos prioritários

 


A prefeitura de Senhor do Bonfim através da Secretaria de Saúde está iniciando uma nova fase na Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em todo município. A partir desta quarta-feira (19), estará sendo ampliada a cobertura vacinal dos grupos prioritários que agora passa a incluir a população em geral com idades entre 56 a 59 anos, portadores de doenças crônicas acima dos 18 anos e

profissionais de áreas especificas com idades estabelecidas.


prefeitura de Senhor do Bonfim ressalta que todos devem continuar fazendo a sua parte, saindo de casa somente se for necessário, fazendo uso da mascará, lavando as mãos com água e sabão, e sempre que possível fazer a higienização com álcool em gel. Todos contra o CoronaVírus!






ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”

terça-feira, 18 de maio de 2021

BONFIM: Terra do Bom Começo

 


Animados com a Proclamação da República e com o fato de Senhor do Bonfim ter sido a primeira cidade baiana a reconhecer o novo regime, alguns republicanos mais exaltados propuseram que o município passasse a se chamar “Cidade Nova da Revolução”. Por sorte a ideia acabou não saindo do papel, senão, em vez de bonfinenses, hoje seríamos chamados de novos revolucionários.


POR QUE SENHOR DO BONFIM?


O nome da cidade está diretamente relacionado à devoção católica dos moradores do Arraial de Senhor do Bonfim da Tapera, povoamento fundado por tropeiros em 1750. Após a elevação à categoria de vila, em 1799, o local recebeu o nome de Vila Nova da Rainha, homenagem à monarca portuguesa, Maria I. Em 1885, com a proximidade da chegada estrada de ferro, deram-se início aos pleitos para que a vila fosse elevada à cidade, um status cosmopolita e mais condizente com o progresso que era vivido naquele momento, passando a localidade então a se chamar Cidade do Senhor do Bonfim.


Com a Reforma Territorial no início do Século XX o município passou a ser chamado apenas de Bonfim, ou Cidade do Bonfim. Contudo, por existirem outros municípios com o mesmo nome, em Goiás e Minas Gerais, o Conselho Nacional de Geografia impugnou a utilização dessa nomenclatura. Como não foram apresentadas outras alternativas, em dezembro de 1943 foi restaurada a denominação de Senhor do Bonfim.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #politica


Foto: Acervo Minha Cidade


Fonte: Bonfim: Terra do Bom Começo (Adolpho Silva)

BONFIM>>>BECO DO BAZÁ

 


BECO DO BAZÁ


Hélio Freitas - 1949


Todo mundo passiava

Lá no Beco do Bazá

Mais o mil que se uvia

Era o tra-ra-lá-ra-lá

Dos dado dentro do bogue

E da roleta rodar

Todo munido passiava

Lá no Beco do Bazá.


Todo mundo chasquiava

Todo mundo namorava

Todo mundo se arriscava

Num jogo que tinha lá.


Um movimento danado!

Uns pra lá, outros pra cá!

Mais porém também se uvia

Lá das bancas as arrelia!

Uns chegava, outros saía

Uns ganhava, outros perdia

Era um barabadá.


E eu de longe apreciava

Só com os zoio eu ganhava

Como sapo-cururu.

Sentado no meu caminho

Tali quá um passarinho

Lá do alto do seu ninho

Vendo briga de urubu!


Tudo corria animado!

Uns banqueiro afobado

Fazia pagamento errado

E embalançava os seus dado

Na ambição de ganhá.


Banqueiro, era por desgraça!

Uns quebrando, outros quebrado...

Inté seu Mané-do-apito

Tava balançando os dado!


“Camarão”do Júlio Véio

“Lingüiça”, o “poeta”Anjinho.

Seu Roxo, Neco, Totonho,

O veterano Minininho.

O Adauto da “Culturá”

O foguetero Zé Toco

E também o Valdemá;

“Aliás”, Arnóbio, Luizinho,

Bubú etc. Bagá.


Desses qui eu disse o nome

Qual bancou só com treis dado?

E não mudou umas veizinha

Uns dadozinho chumbado?

Bom... aí eu tou fora...

Isso é cum o “Zuca Pelado”

Qui nessa treira era mestre

E agora tá aposentado

Prefirindo sê ingraxate

Qui é tramalho mais honrado

Embora viva amarelo

De tanto cheirá calçado.


“Sinhô Ruím”, este, coitado!

Com toda pose trajado

Óclos de ouro banhado

Em pé fitava sua banca,

Cum seu caxeiro dum lado

Como se fosse um majó

Inspecionando os sordado!


Bancou, se alegrou, ganhou,

Ficou mais compenetrado.

Mais depois o azá chegou

E o cabra ficou azarado!

E pra incurtá a história

Do banqueiro distrenado

De meia-noite indiante

“Sinhô Rúim”tava quebrado!


E que esta sirva de lição

Para uns cabra safado

Qui botam banca de jogo

Vão roubá e saem roubado.


Quem mais lucrou desse jogo?

- Ora essa! Os delegado.


E oiando aquilo tudo

Eu disse de mim pra mim:

- Tudo na vida é um jogo

Tudo na vida é assim:

Uns perdendo, outros ganhando,

Uns se rindo, outros chorando,

Uns no começo e uns no fim.

Desde o dia qui eu nasci

Qui ouço gente afirmá:

“Esta vida é uma roleta”.

E eu digo pra completá:

- Este mundo onde vivemo

É um Beco do Bazá!


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #cultura

domingo, 16 de maio de 2021

Projeto agroecológico estimula práticas deConvivência com o Semiárido e autonomia das famílias rurais


Estimular práticas agroecológicas de Convivência com o Semiárido a fim de promover a autonomia das famílias rurais, respeitando sempre as especificidades culturais das comunidades. Esse é o objetivo do Ater Agroecologia que encerrou em abril, a aplicação de diagnóstico familiar, terceira etapa do projeto realizada com 540 famílias agricultoras, nos municípios de Uauá, Curaçá, Casa Nova, Pilão Arcado, Juazeiro e Remanso, acompanhadas pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).


O Ater Agroecologia também discute gênero e geração de renda com jovens e mulheres rurais, para isso, busca integrar políticas públicas de inclusão produtiva para que as famílias e comunidades tenham acesso aos direitos sociais básicos. Com isso, é possível melhorar os processos de diversificação da produção, incentivar e promover a segurança alimentar e nutricional das famílias, aumentar a produtividade e o acesso aos mercados locais, territoriais e institucionais para comercialização dos produtos, produzidos através de tecnologias sociais sustentáveis, saudáveis e adequadas. 


Para tanto, com a aplicação do diagnóstico nas unidades produtivas familiares é possível conhecer as famílias e os seus agroecossistemas, ou seja, as atividades desenvolvidas no local, identificando a realidade de cada uma nos aspectos produtivos, sociais, econômicos, ambientais, fundiários, educacionais, bem como, o acesso à terra, à água e à energia. Após o(a) técnico(a) do Irpaa conhecer a propriedade e seus sistemas, as famílias desenham um mapa do seu agroecossistema com todos os aspectos físicos existentes, essa ação colabora para que a família visualize melhor o seu agroecossistema.


Partindo da ideia da agroecologia, o colaborador do Irpaa, Alessandro Santana, reflete que essa vai além da produção vegetal e animal. “Ela é um processo educativo, transformador, participativo, que por isso inclui a integração do que a família faz nos seus agroecossistemas e a sua relação com o território. Leva em conta também, a sustentabilidade do meio ambiente, o reconhecimento dos diferentes sistemas culturais, a importância da preservação da biodiversidade do local onde se vive, as formas justas de ocupações e distribuição de renda”.


Nesse sentido, em Baixão, comunidade tradicional de Fundo de Pasto, em Pilão Arcado, as famílias tiveram orientação de como produzir de forma agroecológica para não prejudicar o meio ambiente. O agricultor, Juarez Jorge de Carvalho, cultiva em seu agroecossistema, milho, feijão, mandioca, abóbora, melancia e também cria abelhas. Ele destaca que “O projeto implantado na nossa comunidade, com certeza vai ajudar a melhorar as nossas práticas de produção. O agricultor com a orientação técnica, sem dúvida vai ter uma produção de qualidade e também uma quantidade mais significativa. Com certeza, o projeto vai ajudar bastante a aumentar a produção desses agricultores que são beneficiados pelo Ater”.


A agricultora Daniela Soares Pereira, da comunidade Melancia, também em Pilão Arcado, cultiva feijão, milho, mandioca e hortaliças como coentro e pimentão. A agricultora relata que com o início do projeto, aprendeu a valorizar cada vez mais os produtos e compreender a importância de estar sempre buscando novas maneiras e formas de produção. “O projeto Ater Agroecologia tem sido muito importante e tem incentivado não só a minha família, mas também o pessoal da comunidade e da associação a aumentar a sua produção”, afirma a agricultora. 


A colaboradora do Irpaa que acompanha as famílias rurais em Pilão Arcado, Maria de Fátima, ressalta que as famílias têm recebido o Ater Agroecologia com muito entusiasmo. A próxima etapa do projeto será o diagnóstico comunitário participativo que deve contar com a colaboração de crianças, jovens, adultos e idosos, integrantes das comunidades.  


Essa etapa irá identificar a realidade histórica, produtiva, econômica, cultural, ambiental e social da comunidade, além de identificar o protagonismo de jovens e mulheres na participação produtiva, nos cargos de organização social e nas tomadas de decisão. “É também nesse momento, que as famílias poderão levantar as fortalezas e oportunidades, as fraquezas e ameaças da comunidade. Servirá de princípio para o planejamento das atividades futuras”, explica Maria de Fátima. 


O projeto Ater Agroecologia, financiado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) iniciou em setembro de 2020 e segue até setembro de 2023.


Texto: Eixo Educação e Comunicação

Foto: Eixo Produção Apropriada

Empresário do ramo calçados é mais uma vítima da Covid-19 em Senhor do Bonfim

 


Floriano Ferreira de Andrade Filho, ou simplesmente Floriano, 49 anos, pai de uma filha e bastante querido em Senhor do Bonfim. Ele é mais uma vítima da Covid-19 em nossa cidade.


Funcionário e gerente da Casa das Sandálias, uma das mais antigas e tradicionais lojas de calçados de Senhor do Bonfim, por mais de 20 anos, Floriano decidiu abrir seu próprio negócio, a Loja Xinellus, inicialmente na Barão de Cotegipe e depois transferida para a Rua Manoel Teixeira, no centro da cidade. No mês passado, havia inaugurado uma filial na vizinha cidade de  Campo Formoso.

Após contrair o coronavírus, Floriano teve seu quadro agravado de forma rápida, sendo transferido para a UTI do Hospital Dom Antonio Monteiro na última sexta-feira (14), quando foi intubado. Na madrugada deste domingo (16) ele não resistiu.


De espírito empreendedor e muito otimista, Floriano Andrade demonstrava esperança e fé ao dizer: “a vida tá só começando”. Nossa equipe transmite neste momento, nossos sinceros sentimentos de  pesar a toda família e amigos.


Fonte: blogdoeloiltoncajuhy 

Morre aos 41 anos o prefeito de São Paulo Bruno Covas

 


prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas, faleceu hoje (16) às 8h20, aos 41 anos. Diagnosticado com câncer no trato digestivo, ele vinha lutando contra a doença desde 2019. Covas estava internado desde o início de maio no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.


No início da semana, o prefeito licenciado havia iniciado nova fase do tratamento, combinando imunoterapia e terapia-alvo. Porém, na sexta-feira (14), ele apresentou piora e o boletim médico informou que seu quadro clínico era irreversível.  Segundo a equipe médica, Covas recebeu medicamentos analgésicos e sedativos e estava no quarto acompanhado dos familiares.

Nascido em Santos, Bruno Covas era o neto mais velho de Mario Covas, que foi prefeito e governador de São Paulo, além de senador, e desde muito cedo se viu envolvido na política. Cursou direito na Universidade de São Paulo (USP) e economia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Filiou-se ao PSDB em 1998 e, no ano seguinte, aos 18 anos, foi eleito Primeiro Secretário da Juventude do partido. Em 2003, ocupou a posição de presidente estadual.


Fonte: CleberVieiraNews


Lacen confirma variantes da Covid-19 nos municípios de Ponto Novo, Senhor do Bonfim, Pindobaçu, Campo Formoso e Euclides da Cunha

 


Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen-BA) sequenciou 25 genomas completos do Sars-CoV-2 em pacientes residentes de 88 municípios baianos. Um boletim sobre o sequenciamento foi divulgado nesta sexta-feira (14), mostrando resultados da análise dos casos de abril, confirmando a predominância das variantes mais agressivas em todo estado, sobretudo da P.1 (Manaus).

O trabalho de sequenciamento vem sendo feito há oito meses e detectou 21 linhagens do coronavírus em circulação na Bahia, entre elas oito cepas e três variantes de atenção apontadas pelo Ministério da Saúde: a P.1 (Manaus), a P.2 (Rio) e a B.1.1.7 (Reino Unido).

Segundo o Boletim da SESAB foram detectados casos de Variantes do Covid – 19 nos Municípios de Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Pindobaçu, Campo Formoso e Euclides da Cunha.

Durante o período de 18 de setembro até o dia 16 de abril de 2021, a equipe do LACENBA realizou o sequenciamento de 225 genomas completos do SARS-CoV-2, provenientes de pacientes com sintomas de infecção por COVID-19, dos 09 (nove) Núcleos Regionais de Saúde da Bahia: Sul  (n=40), Leste (n=90), Norte (n=14), Sudeste (n=16), Oeste (n=6), Nordeste (n=7), Centro-Norte (n=8), Centro-Leste (n=28) e Extremo Sul (n=16) residentes nos seguintes municípios:

Alagoinhas (n=2), Alcobaça (n=1), Amargosa (n=8), Amelia Rodrigues (n=1), Anguera (n=1), Araci (n=1), Barra do Rocha (n=3), Barreiras (n=1), Brumado (n=7), Bom Jesus da Lapa (n=1), Caem (n=1), Camacan  (n=2), Camaçari (n=1), Campo Alegre de Lourdes (n=1), Campo Formoso (n=2), Canavieiras (n=1), Candeias (n=2), Canudos (n=1), Casa Nova (n=1), Catu (n=3), Cipó (n=1), Conceição do Jacuípe (n=1), Cruz das Almas (n=1), Curaçá (n=1), Dias D’Avila (n=1), Eunápolis (n=1), Euclides da Cunha (n=1), Feira de Santana (n=14), Gandu (n=1), Gongogi (n=1), Guanambi (n=1), Guaratinga (n=1), Ibicaraí (n=2), Ibirataia (n=1), Ilhéus (n=8), Ipiaú (n=2), Ipirá (n=1), Irecê (n=1), Itaberaba (n=1), Itabuna (n=6), Itacaré (n=2), Itapetinga (n=2), Itororó (n=2), Jacobina (n=1), Jaguaquara (n=1), Jequié (n=1), João Dourado (n=2), Juazeiro (n=3), Lauro de Freitas (n=6), Livramento de

Nossa Senhora (n=1), Luís Eduardo Magalhães (n=2), Madre de Deus (n=1), Mairi (n=1), Maragogipe (n=1), Mata de São João (n=1), Morpará (n=1), Mucugê (n=1), Mucuri (n=1), Nazaré (n=1), Paulo Afonso (n=1), Pilão Arcado (n=1), Pindaí (n=1), Pindobaçu (n=1), Ponto Novo (n=1), Porto Seguro (n=6), Prado (n=2), Riachão do Jacuípe (n=1), Ribeira do Pombal (n=1), Salvador (n=57), Santa Cruz Cabrália (n=1),Santaluz (n=1), Santo Amaro (n=1), Santo Antônio de Jesus (n=2), Santo Estevão (n=1), São Francisco do Conde (n=1), São Gonçalo dos Campo (n=1), São Sebastião do Passé (n=1), Senhor

do Bonfim (n=1), Serrinha (n=1), Serra Preta (n=1),
Serrolândia (n=1), Simões Filho (n=2), Taperoá (n=1), Terra Nova (n=1), Teixeira de Freitas (n=1), Uruçuca (n=5), Valença (n=1), Valença (n=2) e Vitória da Conquista (n=2), cujo diagnóstico molecular resultou positivo para o SARS-CoV-2

Finte: BonfimNoticias

 

Morre a atriz Eva Wilma

 


atriz estava internada há cerca de um mês. Informação foi confirmada pela assessoria de imprensa de Eva Wilma


A  atriz Eva Wilma morreu, neste sábado (15/50, aos 87 anos.

Ela estava internada em no Hospital Israelita Albert Einsten, em São Paulo, onde tratava um câncer no ovário. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista.

A atriz estava, há cerda de um mês, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela havia descoberto um câncer no ovário e não resistiu à doença.

Aguarde mais informações

Fonte: acaradaweb


sexta-feira, 14 de maio de 2021

PEDRO AMORIM>>>O Senhor do Bonfim

 


Durante o Campeonato Baiano de 1938, Pedro Amorim não estava muito afim de jogar contra o Galícia e enviou um bilhete avisando ao Esporte Clube Bahia que estava doente. A diretoria do clube não acreditou no migue do atacante e mandou o dirigente Nelson Chaves na casa do atleta, que o levou para o Campo da Graça. Nesse jogo, Pedro Amorim acabou marcando três tentos na goleada tricolor por 4x0. Pedro Amorim atuou no Bahia entre 1936 e 1939, conquistando o título baiano de 1938 e marcando 55 gols.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #esporte #futebol #BBMP


Foto: Globo Esportivo


Fonte: Memórias do Esporte

quinta-feira, 13 de maio de 2021

POR QUE SENHOR DO BONFIM?

 


Animados com a Proclamação da República e com o fato de Senhor do Bonfim ter sido a primeira cidade baiana a reconhecer o novo regime, alguns republicanos mais exaltados propuseram que o município passasse a se chamar “Cidade Nova da Revolução”. Por sorte a ideia acabou não saindo do papel, senão, em vez de bonfinenses, hoje seríamos chamados de novos revolucionários.


POR QUE SENHOR DO BONFIM?


O nome da cidade está diretamente relacionado à devoção católica dos moradores do Arraial de Senhor do Bonfim da Tapera, povoamento fundado por tropeiros em 1750. Após a elevação à categoria de vila, em 1799, o local recebeu o nome de Vila Nova da Rainha, homenagem à monarca portuguesa, Maria I. Em 1885, com a proximidade da chegada estrada de ferro, deram-se início aos pleitos para que a vila fosse elevada à cidade, um status cosmopolita e mais condizente com o progresso que era vivido naquele momento, passando a localidade então a se chamar Cidade do Senhor do Bonfim.


Com a Reforma Territorial no início do Século XX o município passou a ser chamado apenas de Bonfim, ou Cidade do Bonfim. Contudo, por existirem outros municípios com o mesmo nome, em Goiás e Minas Gerais, o Conselho Nacional de Geografia impugnou a utilização dessa nomenclatura. Como não foram apresentadas outras alternativas, em dezembro de 1943 foi restaurada a denominação de Senhor do Bonfim.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #politica


Foto: Acervo Minha Cidade


Fonte: Bonfim: Terra do Bom Começo (Adolpho Silva)

terça-feira, 11 de maio de 2021

Prefeitura de Senhor do Bonfim inicia segunda etapa da Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza

 



prefeitura de Senhor do Bonfim através da secretaria de saúde inicia nesta terça-feira (11), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. No período de 11 de maio a 08 de junho serão vacinados idosos (a partir de 60 anos) e professores de qualquer idade, com comprovação de vínculo empregatício ativo. As vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde de referência de cada bairro das 08:00h às 16:00h.

A vacina da gripe e a vacina da covid-19 são duas imunizações diferentes, sendo que uma não exclui a necessidade da outra. O objetivo da vacinação contra a gripe é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe, já que o Influenza está relacionado a uma série de complicações como pneumonia e doenças cardíacas.

A secretaria de saúde informa que para que a pessoa possa ser vacinada é necessário haver um intervalo de 15 dias entre as vacinas contra a Covid-19 e Influenza. 


ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro "


BioNTech: até o momento, vacina da Pfizer funciona contra variantes do Sars-CoV-2



 





Segundo farmacêutica,
 imunizante não precisa ser modificado e empresas já estudam versão para caso o vírus mude ‘o suficiente’ para exigir atualização


A farmacêutica alemã BioNTech anunciou nesta segunda-feira (10) que não há nenhuma evidência de que sua vacina contra a Covid-19,
desenvolvida em conjunto com a Pfizer, precise de modificações para ser eficaz contra variantes do coronavírus.

"Até o momento, não há evidência de que uma adaptação da atual vacina contra o coronavírus da BioNTech contra as variantes do coronavírus.

“Até o momento, não há evidência de que uma adaptação da atual vacina contra o coronavírus da BioNTech contra as variantes identificadas seja necessária”, disse a empresa em um comunicado.

No entanto, em março, a BioNTech anunciou que começou a testar uma “versão modificada e específica para uma variante”, antecipando a necessidade de, em algum momento, fazer ajustes em sua vacina atual.

“Este estudo visa explorar o caminho regulatório que a BioNTech e a Pfizer terão que seguir se o vírus SARS-CoV-2 mudar o suficiente para exigir uma vacina atualizada”, informou a empresa.

Há também uma avaliação contínua do impacto de uma possível terceira dose da vacina para estender a imunidade e prmoteger contra variantes do vírus.

O fundador e diretor da BioNTech, Ugur Sahin, disse em abril que o imunizante protege contra a variante indiana do coronavírus.

A vacina da Pfizer/BioNTech foi a primeira a ser licenciada nos países ocidentais e atualmente é aplicada em mais de 90 países, incluindo o Brasil, que recebeu as primeiras doses do imunizante no dia 29 de abril.

O Ministério da Saúde anunciou que vai distribuir um novo lote com 1,12 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech aos estados a partir desta segunda-feira.


Fonte: blogdoeloiltoncajuhy