sábado, 16 de julho de 2022

Olho seco e visão embaçada podem ser sintomas da síndrome da visão do computador

 Doença é considerada risco ocupacional e atinge cerca de 70 milhões de pessoas no


síndrome da visão do computador (SVC) é uma doença oftalmológica que afeta, principalmente, as pessoas que costumam passar muitas horas em frente ao computador Entre os principais sintomas estão a secura ocular, visão embaçada, dor de cabeça, dor no pescoço e cansaço visual.

Segundo a oftalmologista Dra. Maria Beatriz Guerios, pessoas que passam mais de três horas em frente ao computador têm um risco aumentado de desenvolver a síndrome da visão do computador ao longo da vida.

“Além de secura nos olhos, a pessoa pode apresentar vermelhidão, queimação e visão dupla, coisas que interferem na performance no trabalho. O que chama a atenção é que os sintomas vão além da parte oftalmológica e podem reduzir, inclusive, a produtividade”, afirma a médica.

Pixels e o olho humano

A explicação para o desenvolvimento da síndrome está ligada ao tipo de imagem que os olhos precisam enxergar. As imagens nas telas são formadas por pixels, minúsculos pontos usados para mensurar a resolução dos dispositivos eletrônicos. Cada pixel tem o centro brilhante e as bordas borradas.

"Devido a essas características, o olho humano trabalha em dobro para conseguir enxergar uma imagem composta por pixels. O olho é obrigado a focar, focar novamente, relaxar e focar de novo. Dessa maneira, há um esforço extraordinário da musculatura ocular”, comenta Dra. Maria Beatriz

"Além disso, quando usamos dispositivos eletrônicos tendemos a piscar menos, o que piora os sintomas de secura ocular, pois o filme lacrimal serve, entre outras coisas, para deixar a superfície dos olhos bem lubrificada”, adiciona a especialista.

Estima-se que entre 70% e 90% dos usuários de computadores e outros dispositivos eletrônicos têm um ou mais sintomas da síndrome da visão de computador .


Ergonomia inadequada

Naturalmente, há outros fatores envolvidos na síndrome da visão do computador. Alguns estudos apontam que a distância da tela está ligada ao desenvolvimento da condição.

"Quanto mais perto a tela, mais os olhos precisam trabalhar para alcançar a nitidez a determinada distância, o que chamamos de acomodação visual. Nesses casos, a recomendação é que a tela fique entre 50 e 70 cm de distância dos olhos”, orienta Dra. Maria Beatriz.

A oftalmologista completa: “A inclinação do monitor também conta. A pessoa não pode nem abaixar nem levantar muito a cabeça ao   usar o computador. É preciso que o olhar esteja em uma linha reta da imagem da tela”.


A regra 20-20


Uma boa ergonomia é fundamental para a saúde como um todo, inclusive para a saúde visual. Outra dica é descansar os olhos a cada 20 minutos. Nessa pausa, é preciso treinar a visão de longe, que fica bastante prejudicada nesses casos. Por fim, é importante lembrar de piscar mais em frente ao computador.

diagnóstico da síndrome da visão do computador é, basicamente, clínico. “Na consulta de rotina é possível detectar a condição. Em alguns casos, podemos realizar um exame chamado Tearcheck®, para avaliar a superfície ocular e investigar o olho seco, que pode trazer alguns problemas visuais adicionais”, reforça Dra. Maria Beatriz.

tratamento pode ser feito com lubrificantes oculares e mudanças de hábitos, além da correção da ergonomia na hora de usar o computador. Finalmente, nos casos mais graves, é possível usar a luz intensa pulsada para tratar os sintomas do olho seco, com ótimos resultados em longo prazo.

Por fim, é sempre bom lembrar que não se deve usar colírios sem a prescrição de um oftalmologista! O uso indevido desses medicamentos é uma causa importante de desenvolvimento do glaucoma secundário e outras patologias oculares.


Fonte: Blogdoeloiltoncajuhy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário