sábado, 21 de julho de 2012

Famílias realizam sonho da casa própria e Bonfim avança contra déficit habitacional

O sonho está mais do que concretizado. As 30 famílias do distrito de Carrapichel que residem nas unidades habitacionais edificadas no Loteamento Antônio Almeida pelo Programa Minha Casa Minha Vida receberam em um ato simbólico nesta sexta-feira (20) as chaves das novas residências, contribuindo para a redução do déficit habitacional de Senhor do Bonfim.

A cerimônia contou com a presença do diretor da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Ubiratã Cardoso, do vice-prefeito de Senhor do Bonfim, Aurélio Soares, da Secretária de Assistência Social, Camila Libório Machado, da Secretária de Infraestrutura, Auzeneide Nunes, demais membros do Governo Municipal e comunidade local.

As unidades habitacionais do Carrapichel foram construídas com recursos do PAC/FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social) do Ministério das Cidades, através do contrato de repasse (nº233. 281-11)  firmado entre o Governo Estadual e a Caixa Econômica Federal. Além do  Governo Municipal o empreendimento conta com a parceria da ONG União Por Moradia Popular.

Motivo de orgulho – Foram investidos mais de R$1,5 milhão na obra. Os contemplados foram selecionados pela Secretaria de Assistência Social entre beneficiários do Programa Bolsa Família. Pela estrutura, cada unidade está avaliada em torno dos 35 a 40 mil reais.  

“Nós pensamos em fazer o melhor: casas maiores e melhores. Hoje não se pode pensar em habitação sem pavimentação, instalação de rede de esgoto, energia elétrica e urbanização, realidade no Loteamento Antônio Almeida” – afirmou a secretária Auzeneide Nunes que revelou ainda:

“As famílias beneficiadas fazem parte de um recorde histórico de Senhor do Bonfim: a redução do déficit habitacional. Havia 2.900 famílias necessitando de moradia. De acordo com dados da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia) dos 417 municípios da Bahia, Senhor do Bonfim estava em 37º no ranking das cidades com uma população sem casa própria. Para nós isso é muito. Mas Bonfim com a construção de 1300 unidades habitacionais certamente esse número reduziu. Isso é uma questão de orgulho e por isso estamos fazendo a festa”.           

Longe do aluguel – A dona de casa Natiele Santos Silva foi uma das beneficiárias. Ela, o marido e o filho saíram do aluguel e agora, satisfeitos, aproveitam o conforto do novo lar. “Morar na casa da gente é diferente, longe do aluguel todo mês. Na casa dos outros é ruim, hoje a gente dorme tranquilo e amanhã não. Aqui o ambiente é bom” – conta a nova moradora que se orgulha em ter uma casa nova, com louça sanitária e piso de cerâmica.

O Loteamento Antônio Almeida, antes um “poeirão” (terreno onde se pratica futebol de fim de semana), foi doado pelo senhor Ózio Almeida, aposentado da Justiça Federal que havia recebido o terreno de herança. “Me sinto muito feliz” – declarou seu Ózio ao ver o resultado de seu gesto.

“Ele [Ózio Almeida] sonhava em sua vida em um dia ver em Carrapichel um conjunto habitacional; que seus irmãos e irmãs pudessem ter essa convivência e pudessem em um dia histórico receber as chaves de suas casas” – reconheceu o vice-prefeito de Senhor do Bonfim Aurélio Soares que ratificou ainda a importância da união dos Três Poderes na concretização de mais um sonho.
Em primeira mão – Durante a cerimônia o diretor da Conder, Ubiratã Cardoso anunciou uma importante novidade:  o cadastro para o Programa Minha Casa Minha Vida
Casa Minha Vida 2, obedecendo, claro, os critérios para priorização das pessoas que mais precisam”.  
Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social
 
2 estarão abertas na próxima segunda-feira, dia 23, no site da Sedur (www.sedur.ba.gov.br).  “As famílias que não foram beneficiadas podem se cadastrar para futuros empreendimentos do Minha



ASCOM BONFIM


Nenhum comentário:

Postar um comentário