sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

5º FESTIVAL DO UMBU EM UAUÁ‏

Entre os dias 22, 23 e 24 de fevereiro a cidade de Uauá estará bastante movimentada com a realização do 5º Festival Regional do Umbu. O evento promovido pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá (Coopercuc) acontece lado do antigo BANEB, na Praça São João Batista no centro da cidade. Neste local, ficará a "Praça Internacional da Biodiversidade", estrutura preparada para uma grande amostra de produtos derivados do umbu E de outros produtos de biomas como: caatinga, cerrado e mata atlantica.

No primeiro dia, às 10:00h da manhã a "Praça" será aberta para visitação e acontecerá a exposição de produtos da agricultura famililiar. Na tarde do mesmo dia, às 14:00h será feita a abertura oficial, com a presença do Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner. Já durante a noite está programado um jantar com parceiros da Coopercuc, assinatura de convênio com a APEX-BRASIL para execução do Projeto Brasil Sóciobiodiverso e apresentações culturais para encerrar o dia.

O dia 23, será marcado pelas rodadas de negócios seguidas com a discussão temática sobre de " O Ano Internacional de Cooperação pela Água e Convivência com o Semiárido. Ás 10:30h acontecem as oficinas sobre "Fundo e Fechos de Pastos e a Regularização Fundiária". No mesmo dia acontece ainda a exposição de produtos da agricultura familiar e da sociobiodiversidade e a Rodada Internacional de Negócios.

No terceiro e último dia do Festival regional do Umbu a partir da 9:00h da Manhã estão programadas visitas de intercâmbio às comunidades e unidades de beneficiamento do umbu. A tarde no palco da praça se apresentarão atrações musicais e um concurso cultural. Depois, o festival segue animado, encerrando-se a partir das 21:00h com outras apresentações musicais.

Um dos Administradores da Coopercuc, Jorge Trindade, enfatisa a importância do envento e dos desafios do mesmo diante de uma ano marcado por uma forte seca mas que não diminui a importância sociocultural do eventos voltado para as famílias envolvidas no processo de produção e comercialização do umbu. Jorge acrescenta que é necessário aproveitar o momento para falar de Segurança Amentar, da Economia Solidária e dos Fundo e Fechos de Pastos, e das preocupações das pessoas que convivem com o umbuzeiro, planta resistente as adversidades da seca.

Além de doces, geleias, sucos e compotas de umbu, a Cooperativa pretende lançar neste festival umbu com goiaba, a aposta do ano, segundo a gerente de Projetos da Cooperativa, Jussara Dantas. Ela enaltece também a presença de podutos regionais e de empresários internacionais interessasdos em negócios com produtores de alimentos da sociobiodiversidade. "Produtores do Acre, de Goiás e do Rio Grande do Norte estarão também conosco na Vitrine da Sociobiodiversidade participando das rodadas de negócios e oferecendo os produtos a três empresas internacionais", completa a gerente.

Ascom/5º Festival Regional do Umbu

Nenhum comentário:

Postar um comentário