segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

DIVÓRCIO por Arnaldo Jabor -




Meus amigos separados não cansam de perguntar como consegui ficar casado 30 anos com a mesma mulher. As mulheres sempre mais maldosas que os homens, não perguntam a minha esposa como ela consegue ficar casada com o mesmo homem, mas como ela consegue ficar casada comigo. Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer o segredo para manter um casamento por tanto tempo. Ninguém ensina isso nas escolas, pelo contrário. Não sou um especialista do ramo, como todos sabem, mas dito isso, minha resposta é mais ou menos a que segue:

Hoje em dia o divórcio é inevitável, não dá para escapar. Ninguém agüenta conviver com a mesma pessoa por uma eternidade. Eu, na realidade já estou em meu terceiro casamento – a única diferença é que casei três vezes com a mesma mulher.

Minha esposa, se não me engano está em seu quinto, porque ela pensou em pegar as malas mais vezes que eu. O segredo do casamento não é a harmonia eterna. Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se acalmar e partir de novo com a mesma mulher.

O segredo no fundo é renovar o casamento e não procurar um casamento novo. Isso exige alguns cuidados e preocupações que são esquecidos no dia-a-dia do casal.

De tempos em tempos, é preciso renovar a relação. De tempos em tempos é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, seduzir e ser seduzido. Há quanto tempo vocês não saem para dançar? Há quanto tempo você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como se seu par fosse um pretendente em potencial?

Há quanto tempo não fazem uma lua-de-mel, sem os filhos eternamente brigando para ter a sua irrestrita atenção?
Sem falar dos inúmeros quilos que se acrescentaram a você depois do casamento. Mulher e marido que se separam perdem 10 kg em um único mês, por que vocês não podem conseguir o mesmo?

Faça de conta que você está de caso novo. Se fosse um casamento novo, você certamente passaria a freqüentar lugares novos e desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte de cabelo, a maquiagem. Mas tudo isso pode ser feito sem que você se separe de seu cônjuge.

Vamos ser honestos: ninguém agüenta a mesma mulher ou o mesmo marido por trinta anos com a mesma roupa, o mesmo batom, com os mesmos amigos, com as mesmas piadas. Muitas vezes não é a sua esposa que está ficando chata e mofada, é você, são seus próprios móveis com a mesma desbotada decoração.

Se você se divorciasse, certamente trocaria tudo, que é justamente um dos prazeres da separação. Quem se separa se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo bairro, um novo circuito de amigos.

Não é preciso um divórcio litigioso para ter tudo isso. Basta mudar de lugares e interesses e não se deixar acomodar. Isso obviamente custa caro e muitas uniões se esfacelam porque o casal se recusa a pagar esses pequenos custos necessários para renovar um casamento.

Mas se você se separar, sua nova esposa vai querer novos filhos, novos móveis, novas roupas e você ainda terá a pensão dos filhos do casamento anterior.

Não existe essa tal “estabilidade do casamento” nem ela deveria ser almejada. O mundo muda, e você também, seu marido, sua esposa, seu bairro e seus amigos.

A melhor estratégia para salvar um casamento não é manter uma “relação estável”, mas saber mudar junto. Todo cônjuge precisa evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado em fazer no inicio do casamento. Você faz isso constantemente no trabalho, porque não fazer na própria família?

É o que seus filhos fazem desde que vieram ao mundo. Portanto descubra a nova mulher ou o novo homem que vive ao seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo interessante par. Tenho certeza que seus filhos os respeitarão pela decisão de se manterem juntos e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos apesar das desavenças. Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão: por isso de vez em quando é necessário se casar de novo, mas tente fazê-lo sempre com o mesmo par.

Como vê, NÃO EXISTE MÁGICA – EXISTE COMPROMISSO, COMPROMETIMENTO E TRABALHO – é isso que salva casamentos e famílias.”

Fonte: Citações Arnaldo Jabor

221 comentários:

  1. Respostas
    1. Me surpreendeu a quantidade de acessos que teve essa matéria, aqui no Brasil e no Exterior.

      Excluir
    2. Realmente voce tem razão hoje em dia os casais desistem muito depresa um do outro.Achei ótimo o que foi citado sobre casar de novo mas sempre com o mesmo parceiro ou parceira.Ninguem faz bodas de ouro sem brigas durante o percurso!!!!

      Excluir
    3. Gostei muito tb, eu mesmo passei por isso recentemente e me identifico com a ala jovem, até nosso terapeuta se surpreendeu, o importante é aprimorar a relação, dissabores sempre existirão, como diz minha sogra é mais fácil reparar o móvel, do que trocà-lo

      Excluir
    4. Gostei muito tb, eu mesmo passei por isso recentemente e me identifico com a ala jovem, até nosso terapeuta se surpreendeu, o importante é aprimorar a relação, dissabores sempre existirão, como diz minha sogra é mais fácil reparar o móvel, do que trocà-lo

      Excluir
    5. Este texto é muito bom mas é do Stephen Kanitz!!!!!

      Excluir
    6. Experiência boa, vivida, compartilhada, traduzida em mensagem e muito boa de se "ouvir". Obga Arnaldo por compartilhar sua experiência.

      Excluir
    7. ainda consegui 19 anos.....de alguma felicidade...sou o único de quatro amigos que não manteve o casamento ,isso me destrói,porque sei que a partir de agora sei e sinto quenao conseguirei manter nenhuma relação duradoira....

      Excluir
    8. Sempre e tempo de recomeçar... De reconquistar... E tentar novamente. Se de a oportunidade de tentar, tentar e tentar de novo. Afinal, o NÃO já e seu. Boa sorte

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. ensinamento maravilhoso mentes passivicas pensam assim gostei muito

      Excluir
    11. ensinamento maravilhoso mentes passivicas pensam assim gostei muito

      Excluir
    12. Muito bom nestes tempos que mudar de cônjuge é como mudar de roupa.
      Mas quem é o autor mesmo?
      Arnaldo ou Stephen?

      Excluir
    13. Muito bom nestes tempos que mudar de cônjuge é como mudar de roupa.
      Mas quem é o autor mesmo?
      Arnaldo ou Stephen?

      Excluir
    14. Tentei por várias vezes fazer isso, mas ele sempre muito ocupado. 22 anos de casamento e essa semana eu descobri q ele vem a 2 anos justamente fazendo tudo isso, saindo, com novos amigos, amante,amigos da amante, bares, pagodes , noitadas enquanto eu pensava q estava trabalhando. Muito triste vc dedicar sua vida a uma pessoa e receber em troca uma traição. Pior q recebi tudo fotos conversas tudo, amante não me poupor de nada, to destruída ...não tenho forças não tenho pernas já não tenho mas lágrimas...

      Excluir
    15. Tentei por várias vezes fazer isso, mas ele sempre muito ocupado. 22 anos de casamento e essa semana eu descobri q ele vem a 2 anos justamente fazendo tudo isso, saindo, com novos amigos, amante,amigos da amante, bares, pagodes , noitadas enquanto eu pensava q estava trabalhando. Muito triste vc dedicar sua vida a uma pessoa e receber em troca uma traição. Pior q recebi tudo fotos conversas tudo, amante não me poupor de nada, to destruída ...não tenho forças não tenho pernas já não tenho mas lágrimas...

      Excluir
    16. O texto é muito bonito, mas na prática a teoria é outra...Não se desespere, passei por isso tbm com a diferença que o meu tinha uma amante a 9 anos...Não adianta querer salvar o que já tá morto..
      Separação não é o fim...pode ser o início de uma vida muito melhor. Vá viver sua vida, não tenha ódio em seu coração, deixa ele e amante para lá...Parece impossível mas não é...me separei, sou muito feliz e até consigo ser amiga dele. Pra que brigar? Não leva a nada...acho que por isso consigo ser tão feliz, pq não guardei mágoa...

      Excluir
    17. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    18. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    19. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    20. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    21. É muito fácil viver sempre com a mesma mulher, é só amar á Deus sobre todas as coisas.
      Sem Deus ninguém vive muito tempo junto,porque o demônio 👿 veio pra matar e destruir tudo que Deus fez. Abraços

      Excluir
    22. Este texto não é do Arnaldo Jabor. É do Stephen Kanitz, publicado na Revista Veja,de 14 de setembro de 2005, edição 1922, ano 38, nº 37, página 24

      Excluir
    23. Eu vivi 35 anos perdoei uma traição.mas o desgaste já era grande e tudo acabou uma família que todos achavam perfeita mas nós dois lutamos prã ser por tudo e especialmente pelos filhos e netos.mas enfim cristal quando quebra tem concerto ?????

      Excluir
    24. Eu vivi 35 anos perdoei uma traição.mas o desgaste já era grande e tudo acabou uma família que todos achavam perfeita mas nós dois lutamos prã ser por tudo e especialmente pelos filhos e netos.mas enfim cristal quando quebra tem concerto ?????

      Excluir
    25. Na realidade o que é difícil não é ter muitas mulheres, mas conquistar a mesma de muitas maneiras diferentes...

      Excluir
    26. parabens fantastico cada dia e um novo dia de se aprender pois acabei de me separa a dois meses um casamento falido que durou 13 anos casei me com uma paulista e eu sendo carioca natu mas doi muito separa porem DEUS sabe todas as coisas.E essa mensagem serviu como liçao de vida
      se eu consequi futuramente encontrar uma nova companheira essas palavras estara gravada no meu coraçao.
      estou no facebook alexandre miranda.
      atenciosamente ;
      POETA SOLITARIO

      Excluir
    27. Sou casado com a mesma mulher, amante, companheira e cúmplice à 35 anos, então não precisamos de nada , nós completamos, graças à Deus.

      Excluir
  2. Esse texto foi lido em nosso culto de mulheres e foi visto e emoção,lagrimas nos olhos.
    Sabemos que muitos divórcios poderiam ter sido evitados,é um texto simples mas com profunda realidade.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto foi lido em nosso culto de mulheres e foi visto e emoção,lagrimas nos olhos.
    Sabemos que muitos divórcios poderiam ter sido evitados,é um texto simples mas com profunda realidade.

    ResponderExcluir
  4. O Arnaldo Jabor, não só escreve divinamente, mas deposita muita sinceridade em seus textos, por isso eles são tão apreciados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Este texto é muito bom mas é do Stephen Kanitz!!!!!" As pessoas colocam nome do Jabor porque é mais conhecido.

      Excluir
    2. Isso, Januária! Vivo esclarecendo isso pra quem posta. A internet aceita tudo, por isso a necessidade de conferir a fonte. Não duvido se aparecer alguma frase do Renato Russo atribuída a Machado de Assis.

      Excluir
    3. E dai?o texto pode ser ate do capeta ne,o importante e que foi postado,bjs

      Excluir
  5. O Arnaldo Jabor, não só escreve divinamente, mas deposita muita sinceridade em seus textos, por isso eles são tão apreciados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto não é do Arnaldo, ele acrescentou algo, concordo que temos que renovar nosso casamento antes que chegue o divórcio, faço isso a vinte e cinco anos...Amém!

      Excluir
  6. Muito bom mas o texto foi escrito por Stephen Kanitz e publicado na revista Veja em 14 de setembro de 2005.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de acordo , não tem nada de Arnaldo Jabor . Já foi casado várias vezes.

      Excluir
    2. Sábias palavras, mas o difícil é um homem compreende-las . Meu marido esta no segundo casamento,e fala de separar,diz que desacreditou no Amor,já tentei várias vezes casar-se com ele ,mas é impossível....

      Excluir
  7. Muito bom mas o texto foi escrito por Stephen Kanitz e publicado na revista Veja em 14 de setembro de 2005.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não importa quem escreveu o texto, você tem que ter a sensibilidade de vê como as palavras tocam o coração das pessoas.

      Excluir
    2. Não importa quem escreveu o texto, você tem que ter a sensibilidade de vê como as palavras tocam o coração das pessoas.

      Excluir
  8. Perfeito, é isso mesmo, simples assim!

    ResponderExcluir
  9. Bah, Se a leitora Frederica Richter estiver com a razão e o texto foi escrito por Stephen Kanitz, nota zero para o Jabour, nota 10 para o Stephen.
    Mas que o texto mostra algo de ideal mostra. Pena que na realidade hajam situações em que casais se distanciaram tanto que nada mais consegue uni-los.

    ResponderExcluir
  10. Eu, achei uma conclusão muito sábia, e digna de se permanecer em uma família hoje em dia

    ResponderExcluir
  11. Eu, achei uma conclusão muito sábia, e digna de se permanecer em uma família hoje em dia

    ResponderExcluir
  12. Eu estou vibrante com esse texto, realmente um dos mais inteligentes (em relação ao casamento) que já li.

    ResponderExcluir
  13. Qdo se ama verdadeiramente vale à pena persistir e casar muitas vezes com a mesma pessoa. Não somos iguais, todos tem suas particularidades que nem sempre agrada ao outro e por isso acabam em desavenças até compreender e aceitar que issa é sua natureza e se ama verdadeiramente tem que amar o pacote inteiro. Amar significa respeitar, tolerar e destacar os pontos positivos de seu ou sua companheira , tendo em mente que nos todos temos nossos defeitos e desejamos que o outro nos respeie e tenha paciência com nossas falhas. Mas quando não conseguimos tolerar o defeito do outro e porque não amamos de verdade , foi tudo um engano , uma doce ilusão , o que acontece coma a maioria dos casais e ai não há porque ficar batendo na mesma tecla. O mais sensato e separar e ir em busca de um vida mais verdadeira . Tudo é aprendizado , tudo é experiência para o nosso crescimento. A família não separa, quem separa é o casal. Família é para sempre mesmo morando em casas diferentes. Eu conheço muitos casais vivendo infelizes e arrastando toda a família nessa infelicidade só para posar de bom exemplo de casamento e família ....mas na verdade vivem uma mentira onde o resultado muitas vezes vira de forma negativa na extensão de seus filhos na vida adulta. Exemplo de família é aquela que ensina a sermos verdadeiros conosco mesmos e não arrasta o outro para o mesmo abismo em nome " da moral e bons costumes".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é quando o outro quer você e todas as outras que puder colecionar. Na minha opinião, não dá. Sei que muita gente aceita, mas eu já tentei e isso está acima das minhas forças. Acabo me sentindo o pior do pior. Lixo mesmo. Portanto há de se analisar cada caso. Não é a simples desistência do casamento ou do outro. É o limite do que você ey capaz de tolerar sem se sentir mal.

      Excluir
    2. Mas p texto deixa bem claro que deve estar apenas com seu parceiro, se o outro não entende isso, sinto muito, ele não vale a pena.

      Excluir
  14. Realmente, um artigo rico de pensamento e não só, de realidade estruturais. Como ministro do Evangelho, tenho atuado com muita frequência nesta área abordando o tema . Está de uma riqueza soberba, que vou partilhar mais pensamento e directiva para minha assistência. Parabéns ao artigo e seu autor.

    ResponderExcluir
  15. Indiscutivelmente...minha relação com minha namorada e esposda é assim a 35 anos e posso falar com certeza que é a única saída para um casamento perdurar.

    ResponderExcluir
  16. Indiscutivelmente...minha relação com minha namorada e esposda é assim a 35 anos e posso falar com certeza que é a única saída para um casamento perdurar.

    ResponderExcluir
  17. Indiscutivelmente...minha relação com minha namorada e esposda é assim a 35 anos e posso falar com certeza que é a única saída para um casamento perdurar.

    ResponderExcluir
  18. Indiscutivelmente...minha relação com minha namorada e esposa é assim a 35 anos e posso falar com certeza que é a única saída para um casamento perdurar.O livro de Renata Just "Abordagem Direta do Inconsciente", retrata isso com muita perfeição.

    ResponderExcluir
  19. Indiscutivelmente...minha relação com minha namorada e esposa é assim a 35 anos e posso falar com certeza que é a única saída para um casamento perdurar.O livro de Renata Just "Abordagem Direta do Inconsciente", retrata isso com muita perfeição.

    ResponderExcluir
  20. Indiscutivelmente...minha relação com minha namorada e esposa é assim a 35 anos e posso falar com certeza que é a única saída para um casamento perdurar. O livro de Renata Just "Abordagem Direta do Inconsciente", retrata isso com muita perfeição.

    ResponderExcluir
  21. Sou casada há 11 anos, e estou separada há 3 meses, mas não adianta em um relacionamento um só lutar porque uma andorinha não faz verão, e existe duas pessoas totalmente diferente uma da outra e quando acontece algum desgaste tem que ser conversado e ambos as partes chegarem num consentimento, e no meu caso foi assim meu marido me traiu e ainda se sentiu ofendido e lutei e lutei pelo o meu casamento, mas ele insistiu com a vida que ele hoje leva e eu vejo que não foi falta de diálogo porque logo foi falado e conversado, pra mim ainda o que falta nas pessoas é o caráter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline Boa tarde! Passei por algo parecido mas o importante mesmo é vc estar de conciencia tranquila vc tentou. Não era para ser simplesmente porém tenha em mente que pessoas erradas entram na nossa vida para nosso aprendizado e as certas na hora certa da vida. E eu pergunto você vai conseguir enxergar essa pessoa? O que vai te ajudar é simplesmente o sofrimento e aprendizado é um ciclo não tem como fugir, guarde o que foi positivo e siga em frente.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Aline. O texto é muito bom. Verdadeiro. É sim uma receita de vida sensacional. Porém pra dar certo ambos devem querer... Deve haver o mínimo de esforços dos dois lados. O diálogo é importantíssimo.
      Então cada caso é um caso. Não existe milagres sem Deus! Seu parça falhou e pelo dito, não se arrependeu... Diz pra ele: "perdeu playboy"

      Excluir
    3. Aline. O texto é muito bom. Verdadeiro. É sim uma receita de vida sensacional. Porém pra dar certo ambos devem querer... Deve haver o mínimo de esforços dos dois lados. O diálogo é importantíssimo.
      Então cada caso é um caso. Não existe milagres sem Deus! Seu parça falhou e pelo dito, não se arrependeu... Diz pra ele: "perdeu playboy"

      Excluir
  22. Sou casada há 11 anos, e estou separada há 3 meses, mas não adianta em um relacionamento um só lutar porque uma andorinha não faz verão, e existe duas pessoas totalmente diferente uma da outra e quando acontece algum desgaste tem que ser conversado e ambos as partes chegarem num consentimento, e no meu caso foi assim meu marido me traiu e ainda se sentiu ofendido e lutei e lutei pelo o meu casamento, mas ele insistiu com a vida que ele hoje leva e eu vejo que não foi falta de diálogo porque logo foi falado e conversado, pra mim ainda o que falta nas pessoas é o caráter!

    ResponderExcluir
  23. Perfeito. Não adianta trocar de mulher pois serão novos problemas. O importante é mudar o tratamento é reconhecer o erro e concertar o problema para não transforma-lo num bicho papão.

    ResponderExcluir
  24. Sim grande verdade. Sou casada a 32 anos e sem perceber vivemos deste modo...renovaçao constante.....mudamos juntos todo o tempo....fantastica descriçao de um matrimonio feliz....

    ResponderExcluir
  25. Sim grande verdade. Sou casada a 32 anos e sem perceber vivemos deste modo...renovaçao constante.....mudamos juntos todo o tempo....fantastica descriçao de um matrimonio feliz....

    ResponderExcluir
  26. Jabor, faço minhas as suas palavras. Pratiquei isso durante toda a minha vida e não me arrependi!! Neste ano, completamos, Carlos Atilio e eu, 43 anos de casados!! Está sendo muito bom!!

    ResponderExcluir
  27. Perfeito isso é na verdade uma auto ajudo para casais que estao balanceados no casamento muito bom....

    ResponderExcluir
  28. Brilhante texto e ótima idéia em compartilhar a experiência, com certeza vai ajudar a muitos. Obrigado

    ResponderExcluir
  29. Siamo sposati da 25 anni.È proprio così. Molto bene! Geralda e Bruno (Italia)

    ResponderExcluir
  30. Difícil é quando só um dos lados decidem mudar,ou mesmos essas mudanças não agradam.
    Mas viva as diferenças, é o que sustenta o meu casamento

    ResponderExcluir
  31. Para parar é pensar! Muito bom texto seja de quem for...

    ResponderExcluir
  32. Ótimo testo
    Para mim vai servi de grande ajuda

    ResponderExcluir
  33. Ótimo testo
    Para mim vai servi de grande ajuda

    ResponderExcluir
  34. Ótimo testo
    Para mim vai servi de grande ajuda

    ResponderExcluir
  35. Quando o companheiro te trair .. bate o arrependimento. . Descobre o amor que sente e o medo de perder a mulher .. o que faz ? A mulher traída esquece o erro dele e casa de novo com o mesmo ? Sabendo do que ele fez. É muito difícil hoje se casar de novo sempre com a mesma pessoa pois as pessoas se perderam no mundo da falta de respeito entre um casal e do caráter de cada um. Mas o texto é lindo e parabéns para quem consegue levar assim.

    ResponderExcluir
  36. Quando o companheiro te trair .. bate o arrependimento. . Descobre o amor que sente e o medo de perder a mulher .. o que faz ? A mulher traída esquece o erro dele e casa de novo com o mesmo ? Sabendo do que ele fez. É muito difícil hoje se casar de novo sempre com a mesma pessoa pois as pessoas se perderam no mundo da falta de respeito entre um casal e do caráter de cada um. Mas o texto é lindo e parabéns para quem consegue levar assim.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Linda reflexão!
    Comprometimento de ambas as partes, visão, paciência, amor, temor e direção de Deus, ..., amadurecimento conjunto e saber perdoar verdadeiramente.
    Fazer dar certo de ambas as partes!

    ResponderExcluir
  39. MUITO BOA NOITE AOS LEITORES DO JABOR, POIS TAMBÉM SOU UM DELES. ONTEM DIA 04/05,2016 COMPLETAMOS 48 ANOS DE CASADOS. AQUI EM CASA, EU COM ELA E ELA COMIGO, E AINDA ESTÁVAMOS FAZENDO AS CONTAS, DE QUE NOS MUDAMOS DE MORADA POR 12 VEZES, NESSES 48 ANOS, SEMPRE TENTANDO MELHORAR, ALGUMAS VEZES NÃO DEU CERTO COMO QUERÍAMOS, MAS FOMOS LEVANDO A VIDA E EDUCANDO 4 FILHAS. A CADA ANO QUE COMPLETAMOS DATA DE CASADOS NOS PERGUNTAMOS UM PARA O OUTRO, AMOR TU QUERES CASAR COMIGO DE NOVO, E A RESPOSTA DOS DOIS, SIM SIM SIM . OBRIGADO ARNALDO JABOR ,AO NOSSO VER, TU ESTÁS NO RUMO QUE TODAS AS FAMÍLIAS DEVERIAM ESTAR. AMÉM...

    ResponderExcluir
  40. Muito importante fazer essa renovação no casamento, fazer novas mudanças , casar com a mesma mulher ou mesmo homem 2 , 3 vezes respeitar amar e acima de tudo ser fiel , eu já casei pela segunda vez com o mesmo homem estamos em 31 anos de casamento e somos felizes e nos amamos como se casamos ontem , nos respeitamos acima de tudo, formamos uma linda família temos dois filhos maravilhosos e amor acima de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há e o mais importante colocar Deus em primeiro lugar ele é a base de tudo em um relacionamento

      Excluir
  41. Belo texto..amaria ter casado varias vezes com o mesmo marido,mas meu companheiro de 7 anos decidiu o que seria melhor PARA ELE,sem me consultar...pediu o divorcio,ele achou que o certo e se separar,se encanta com a nova vida,uma nova casa, um novo bairro, um novo circuito de amigos.
    Eu sempre achei e acho que era melhor mudar de lugares e interesses e não se deixar acomodar e necessários para renovar um casamento.

    Mas ele achou mas FACIL se separar, ter uma nova mulher, nova casa,novos móveis, novo carro,novas roupas.Fui criada e acredito sempre com todos problemas casar con a mesma pessoa e muito melhor do que começar um novo relacionamento.Agora vou terminar meu luto e um dia..pensar numa vida a dois..Boa sorte e felicidade a quem se casa sempre com o mesmo marido e a mesma esposa.

    ResponderExcluir
  42. O texto é muito bom. Mas essa realidade só acontece quando você é auto suficiente. Esperar a mudança do outro pra sua felicidade é auto sabotagem. Já fui divorciada e hoje compreendo a imaturidade dos dois.
    Casada novamente há 7 anos, com vários altos e baixos, "porque a crise dos 7 realmente existe", estou a cada dia aprendendo a me amar mais e o resultado disso é a energia positiva que envolve o casal. Não tenho interesse algum de mudar de marido, e a cada desentendimento, fico ansiosa pelo beijo quente da reconciliação.

    ResponderExcluir
  43. Este maravilhoso texto não é do Jabor... É do Stephen Kanitz e foi publicado na Veja.

    ResponderExcluir
  44. Amei....incrível!
    Belas colocações. ...excelente ideia!

    ResponderExcluir
  45. RESUMO o casamento em poucas palavras;
    CASAMENTO É UM ECO, SE VC NÃO GOSTA DO QUE ESTÁ RECEBENDO, OBSERVE O QUE ESTÁ EMITINDO

    ResponderExcluir
  46. RESUMO o casamento em poucas palavras;
    CASAMENTO É UM ECO, SE VC NÃO GOSTA DO QUE ESTÁ RECEBENDO, OBSERVE O QUE ESTÁ EMITINDO

    ResponderExcluir
  47. Tudo muito lindo... só esqueceu de um "pequeno" detalhe: quando só há compromisso, respeito e maturidade de um dos lados É IMPOSSÍVEL manter qualquer tipo de relação!!!!

    ResponderExcluir
  48. Muito medo desse tal de casamento... é essa palavra mesmo, casamento?

    ResponderExcluir
  49. Muito medo desse tal de casamento... é essa palavra mesmo, casamento?

    ResponderExcluir
  50. Muito bom ..... é isso mesmo .... perfeito. .....

    ResponderExcluir
  51. Estou totalmente de acordo! Estou há 24 anos com a mesma pessoa e é assim que fazemos. A cada separação um novo recomeço.

    Amei!

    ResponderExcluir
  52. Estou totalmente de acordo! Estou há 24 anos com a mesma pessoa e é assim que fazemos. A cada separação um novo recomeço.

    Amei!

    ResponderExcluir
  53. Maravilhoso. Não precisa de mais nada. Top.

    ResponderExcluir
  54. Maravilhoso. Não precisa de mais nada. Top.

    ResponderExcluir
  55. Parabéns!!! Muito bom se as pessoas refletissem assim!!!!

    ResponderExcluir
  56. Parabéns!!! Muito bom se as pessoas refletissem assim!!!!

    ResponderExcluir
  57. Parabéns!!! Muito bom se as pessoas refletissem assim!!!!

    ResponderExcluir
  58. Um belo texto. Adorei as dicas. Me fizestes lembrar que tenho que casar mais vezes.

    ResponderExcluir
  59. Assinei a Revista Seleções The Rider Digest por mais de trinta anos. Teve uma história que me marcou. Existiu no México um ator, considerado sex simbol, que teve mais de vinte casamentos. Certa feita, sendo entrevistado por uma bela repórter, ela lhe desferiu o seguinte comentário: "isso é que é vida, poder conquistar uma mulher por ano!" Ele contrariado disse-lhe que vida boa era a do seu pai, conquistando sua mulher, sua mãe, há mais de cinquenta anos. Ele não conseguia manter um relacionamento por mais de um ano, sentindo-se frustrado.

    ResponderExcluir
  60. Para tantas verdades uma só palavra. SENSACIONAL!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só sei que alguém tem de abrir mâo do orgulho que é o que detona uma relação principalmente o homem .

      Excluir
    2. Só sei que alguém tem de abrir mâo do orgulho que é o que detona uma relação principalmente o homem .

      Excluir
    3. Só sei que alguém tem de abrir mâo do orgulho que é o que detona uma relação principalmente o homem .

      Excluir
  61. Eu adoraria reatar o meu casamento, com a pessoa que eu sempre amei. Quem me dera ter essa chance.

    ResponderExcluir
  62. Eu adoraria reatar o meu casamento, com a pessoa que eu sempre amei. Quem me dera ter essa chance.

    ResponderExcluir
  63. O que eu sempre pensei,mas não escrevi! Rsrs

    ResponderExcluir
  64. O que eu sempre pensei,mas não escrevi! Rsrs

    ResponderExcluir
  65. Adorei o texto, pq ele não tem a pretensão de uma fórmula infalível para um casamento dar certo e sim de nos fazer pensar nas possibilidades do relacionamento dar certo a partir de nossas atitudes, mesmo pq não estamos apaixonados o tempo todo, mas qdo estamos por q não pela mesma pessoa.

    ResponderExcluir
  66. Adorei o texto, pq ele não tem a pretensão de uma fórmula infalível para um casamento dar certo e sim de nos fazer pensar nas possibilidades do relacionamento dar certo a partir de nossas atitudes, mesmo pq não estamos apaixonados o tempo todo, mas qdo estamos por q não pela mesma pessoa.

    ResponderExcluir
  67. Sou testemunha viva de que seja,o testo de quem for é a realidade para quem tem juízo e
    coerência.
    Não faziamos exatamente o que o testo relata.
    Fui casada com meu unico marido por 58 anos,até que ele faleceu.
    Sinto muito a falta dele e tenho certeza que fui muito amada.Apenas quando havia algum arranca rabo como diz o texto,nôs primeiros nos ficavamos chateados um com outro,mas fizemos um pacto "NUNCA IR DORMIR" sem fazer as pazes.Outra coisa conversavamos quando as coisas estavam bem ,que teriamos que reconhecer os defeitos e qualidades um do outro.Cada um teria o direito de gostar de coisas diferentes.
    Nunca ficar perturbando que queria comprar alguma coisa quando as finanças estivessem baixas.Não exigir que o companheiro (a)frequentasse lugares que só eu gostava e assim criamos nossos filhos da mesma forma .Quando um chamava atenção o outro apoiava.Nunca abria mão de regalias para os filhos sem ver se o outro estava de acordo.Não nôs criticavamos quando um estivesse mais gordinho ,porque ambos eramos magros.Um respeitava o gosto do outro.Quando chegamos aos 40 anos de casados,tivemos uma conversa pois eu não conseguia dormir com o ronco e ele se virava muitas vezes dormindo.Falei que queria dormir em outro quarto e ele me entendeu,concordou e todas as noites nôs davamos um beijinho e cada um no seu quarto continuamos até ele falecer.
    Uma coisa que nunca falamos foi em separação .Diziamos que largar um do outro e procurar alguem perfeito era ilusão .Não existe casamento sem brigas.E se pensarmos bem brigar é bom,mas fazer a pazes e renovar a relação.
    Nada melhor do que envelhecer juntos.Isto chama-se amor,cumplicidade e um dia sentir uma grande saudade,mas esperando um dia em outra dimensão possamos nôs reencontrar.

    ResponderExcluir
  68. Nilda Zimmermann

    O texto acima é o relato do meu casamento.

    ResponderExcluir
  69. Bom alguns passos que ajudam
    Orar por você e por ela todos os dias pq quando vc está em oração vc entra em contato com o q existe de errado em vc e nela e se prestar atenção o q está errado nela sempre é algo q vc acha segundo o q vc pensa e isso também serve para ela,;trata-se de um aprendizado q muitos evitam então o mais fácil e fz a fila andar.
    Relacionamento é isso gde aprendizado.

    ResponderExcluir
  70. Bom alguns passos que ajudam
    Orar por você e por ela todos os dias pq quando vc está em oração vc entra em contato com o q existe de errado em vc e nela e se prestar atenção o q está errado nela sempre é algo q vc acha segundo o q vc pensa e isso também serve para ela,;trata-se de um aprendizado q muitos evitam então o mais fácil e fz a fila andar.
    Relacionamento é isso gde aprendizado.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. No dia em que estávamos completando 30 anos de casados, comprei chocolate vinhos e imprimi o texto de deixei no escritório do ex.Detalhe eu sabia que ele tinha um encontro extraconjugal, eu apostei que ele não iria ao encontro após os mimos e o texto.Não é que ele foi... Pra mim não deu certo. O importante que estou feliz!

    ResponderExcluir
  73. Texto do Stephen Kanitz!!!!! O outro texto dele sobre o casamento eh igualmente fantastico

    ResponderExcluir
  74. Texto do Stephen Kanitz!!!!! O outro texto dele sobre o casamento eh igualmente fantastico

    ResponderExcluir
  75. Maravilhoso texto ensinamento uma lição de vida para nos

    ResponderExcluir
  76. Excelente texto, com certeza reforçou o que penso a respeito de uma relação. Infelizmente as vezes temos que errar pra aprender, mas na vida é assim, aprendemos todos os dias!!

    ResponderExcluir
  77. Estou casado há 46 anos e esse texto seria um texto que teria o maior prazer em escrever, mas o Jabor, como sempre conseguiu taduzir o que sempre falo para os meus amigos... Manter o casamento é renovar sempre as vestimetnas do corpo e da alma e reconquistar a mesma mulher, sempre!!!

    ResponderExcluir
  78. O artigo é bom, independente do seu autor. Perfeito para reflexão.
    Porém, quando ocorre traição não tem como ficar tentando. Penso assim! :)

    ResponderExcluir
  79. Muito bom o artigo, mas ele é de Stephen Kanitz, publicado na Veja dia 14 de setembro de 2005, edição 1922, ano 38, no. 37, página 24

    ResponderExcluir
  80. Não importa de quem seja o texto,e sim o conteúdo dele..maravilhoso me fez pensar muito no que posso fazer para melhorar meu casamento de vinte anos...ouvi uma palavra esses dias que me chamou atenção"O DIVÓRCIO COMEÇA NO NAMORO"para mim é uma realidade pois apaixonados não nos importamos com os erros da juventude e achamos que é uma fase e logo vai passar,mas so piora com o passar dos anos..Eu tentei e tento até hoje fazer meu casamento continuar a dar certo e foi difícil mas gratificante porque eu o amo..tevês momentos que a dificuldade e decepções me fizeram achar que não havia mais amor,mas sempre tentava dar mais uma chance aos filhos eu pensava..comecei a procurar ajuda na igreja e fui conseguindo entender mais o que meu cônjuge precisava.Eu errei no namoro mas ainda havia tempo de arrumar as coisas pois havia amor..Agora tô aqui vendo nesse texto que posso fazer muito mais pelo meu casamento..Posso me apaixonar denovo,sentir aquele friozinho na barriga e me fazer ser desejada pelo mesmo homem..

    ResponderExcluir
  81. Não importa de quem seja o texto,e sim o conteúdo dele..maravilhoso me fez pensar muito no que posso fazer para melhorar meu casamento de vinte anos...ouvi uma palavra esses dias que me chamou atenção"O DIVÓRCIO COMEÇA NO NAMORO"para mim é uma realidade pois apaixonados não nos importamos com os erros da juventude e achamos que é uma fase e logo vai passar,mas so piora com o passar dos anos..Eu tentei e tento até hoje fazer meu casamento continuar a dar certo e foi difícil mas gratificante porque eu o amo..tevês momentos que a dificuldade e decepções me fizeram achar que não havia mais amor,mas sempre tentava dar mais uma chance aos filhos eu pensava..comecei a procurar ajuda na igreja e fui conseguindo entender mais o que meu cônjuge precisava.Eu errei no namoro mas ainda havia tempo de arrumar as coisas pois havia amor..Agora tô aqui vendo nesse texto que posso fazer muito mais pelo meu casamento..Posso me apaixonar denovo,sentir aquele friozinho na barriga e me fazer ser desejada pelo mesmo homem..

    ResponderExcluir
  82. O segredo é o respeito... Quando este se evade de uma relação não adianta roupas novas e todas as coisas superficiais desta vida.

    ResponderExcluir
  83. Me casei duas vezes, entrei num novo relacionamento onde namorei um pessoa por quatro anos, e, acabei vendo que de fato era mais fácil reencontrar a felicidade com a ex mulher, estou tentando, tomara mesmo que o texto esteja certo!

    ResponderExcluir
  84. Me casei duas vezes, entrei num novo relacionamento onde namorei um pessoa por quatro anos, e, acabei vendo que de fato era mais fácil reencontrar a felicidade com a ex mulher, estou tentando, tomara mesmo que o texto esteja certo!

    ResponderExcluir
  85. Me casei duas vezes, entrei num novo relacionamento onde namorei um pessoa por quatro anos, e, acabei vendo que de fato era mais fácil reencontrar a felicidade com a ex mulher, estou tentando, tomara mesmo que o texto esteja certo!

    ResponderExcluir
  86. Sábias palavras adorei o contexto estou casada a 30 anos e preciso fazer isso para que dure mais uns 20 achei o texto um exemplo que todos os casais deveriam seguir

    ResponderExcluir
  87. Nada tenho a falar como experiência, mas vendo e vivendo situações alheias, vejo o tema e a resposta sensacional, se todos pensassem assim, com certeza o divórcio não viria, tornaria utopia. Sou solteira, e pretendo continuar assim.

    ResponderExcluir
  88. Casei três vezes,para no final do terceiro, descobrir que casamento é um só...
    cuide do seu primeiro e terá um relação eterna em quanto durar a suas vidas juntos...

    ResponderExcluir
  89. Perfeito!
    Sou lider de um curso gratuito com o nome de "casados para sempre"e durante os 3 esses anos que convivo com casais, pude perceber que a maioria deles estão a ponto de se separarem.
    Com certeza,se me permite,usarei esse excelente texto para os ajudarem a encontrar um novo casamento a cada dia.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  90. Este ano estou completando 36 anos de casada. Não é fácil passar tantos anos com ele, e nem deve se fácil para ele, passar tanto tempo ao meu lado. Somos tão diferentes. Algumas coisas aprendi nestes 35 anos, Só a presença de Deus em um lar nos ajuda a seguir em frente. Só Deus pode nos ajudar a perdoar e conquistar o perdão. Não somos perfeitos, mais Deus nos ajuda a encontrar o caminho. A segunda coisa é a amizade. Não existe casamento sem amizade. Sei que se eu chegar em casa triste, tenho um amigo para abrir meu coração. Se perder o meu sono, ele vai estar do meu lado para me ouvir. Ter amigos fora do casamento é legal. Mas para mim, o meu melhor amigo, foi meu esposo. Com quem contei e conto por toda vida. Temos problemas, e quem não tem? Mais Deus tem nos dado forças dia a dia para prosseguir. Me casei com 19 anos e ele com 21. Para finalizar, algo que tem feito a diferença, não deixamos de fazer o culto familiar, mesmo hoje quando o nosso ninho está vazio, quando nossos filhos já formaram suas famílias. O culto nos dá a certeza que nosso lar continua cheio do amor de Deus por nós.

    ResponderExcluir
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Penso que o dia em depositarmos a nossa felicidade em nossas mãos e não na mão do outro seremos realmente felizes e conseguiremos conviver com qualquer pessoa, aceitando-a com seus defeitos e qualidades.
    Nao podemos esperar dos outros algo que eles não podem nos oferecer. Somos altamente críticos e cobradores com os outros e nossa parte? Será que toleramos os erros alheios? Será que aceitamos as pessoas como elas sao?
    Vivi um grande amor por 15 anos, ele morreu. O amor não acabou, vive em mim e em nossa filha. Quantas vezes tive vontade de chutar o pai da barraca, partir. .... Dormiia um dias ou dois e voltava atrás , pois lembrava tudo o que vivíamos. A cumplicidade, o companheirismo, a partilha, os segredos, a confiança.
    Se ele voltasse me casaria de novo sem pensa.
    Queria ter tido mais tempo para demonstrar a ele o quanto o amava, aproveitei, ao máximo, o tempo que tivemos juntos.
    Antes de morrer ele disse ao filho que os últimos 15anos , foram os dias mais felizes de sua vida.
    Vivam e amam, tudo passa, e a gente morre. Procure a felicidade em você. E você será e fará o outro feliz.

    ResponderExcluir
  94. Simplesmente lindo!!!
    Uma boa oportunidade de dizer:

    Mô, te Amo!!!

    ResponderExcluir
  95. Simplesmente lindo!!!
    Uma boa oportunidade de dizer:

    Mô, te Amo!!!

    ResponderExcluir
  96. Já estou no 2° casamento com a mesma esposa, vejo que tenho que ir logo para a 3° renovação.

    ResponderExcluir
  97. VIVER A DOIS, EXIGE RESPEITO MUTUO, COMPROMETIMENTO E ACEITACAO E RELEVAR ALGUMAS IDEIAS, CONFLITANTES. GOSTAR OU TENTAR GOSTAR DAS MESMAS COISAS, FAZER E CONHECER COISAS NOVAS JUNTOS. COM ESTES PROCEDIMENTOS EU TENHO 10 ANOS DE NAMORO E 30 ANOS PRAZEROSOS, COM A MINHA ESPOSA E AMENTE, PRETENDO RENOVAR OS VOTOS DE PERMANECER MAIS TRINTA ANOS COM ELA, ESPERO QUE ELA ACEITE.

    ResponderExcluir
  98. A parte "financeira" (aludida no contexto) faz em muito "a diferença, neste caso.

    ResponderExcluir
  99. Bom dia a todos, eu sou Vieira Tracy, eu só quero dizer um grande obrigado a
    Dr. Ajobi que usam seus poderes mágicos para trazer o meu marido de volta das mãos de uma outra senhora, após três anos de casamento com meu marido Mr.
    Nelson.He decidiu me e os meus filhos sair para outra mulher. quando
    i foi softing a rede uma tarde terça-feira eu vi um post sobre
    Dr. Ajobi, decidi entrar em contato com ele, eu estava tão feliz que ele me responder
    ao mesmo tempo, e meu problema foi resolvido, as palavras não são suficientes para expressar meus agradecimentos você, eu digo: Deus abençoe você e sua família .. Dr. Ajobi me ajudar, sem nenhum custo. Meu amigo, se você ler o meu artigo e você
    tem esse problema por favor contacte DR Ajobi para ajudar ......
    Se você quer uma solução no seguinte problema, entre em contato com ele também
    1) Se você quer que sua mulher para nascer sem CS
    2) Precisa de um bom emprego ou uma promoção no seu local de trabalho
    3) Se você quiser que o seu ex-costas
    4) Se você quer engravidar
    5) Se você não quer que seu marido a considerar uma outra mulher
    6) Você quer as mulheres / homens correm atrás de você.
    7) Se você quiser parar o seu divórcio.
    9) Ele também curar goloria
    10) Se você quiser que sua empresa Boming
    11) Se você estiver procurando por um bom trabalho
    Além disso, entre em contato com o Dr. Ajobi
    saudável HIV e SIDA
    INFORMAÇÕES DE CONTATO DR Ajobi
    Telefone: +2347036354940
    WHATAPP NÚMERO: +2348128559388
    E-mail: Drajobispell@outlook.com

    ResponderExcluir
  100. Quero agradecer também Dr Ajobi quando eu era HIV positivo i cantacted-lo a Deus seja a glória, quando ele me enviar algum medicamento para uso após Então eu voltei para o hospital eu fiz outro teste i foi negativo i dizem que Deus abençoe você e sua família Dr Ajobi...

    ResponderExcluir
  101. Como sempre, vc me encanta com seus textos e ideias!
    Parabens!!

    ResponderExcluir
  102. Maravilhoso e eu sei que digo, pois sou casado com a mesma a 36 anos.

    ResponderExcluir
  103. Casei legalmente 3 vezes com o mesmo marido. e ja tinha passado por um divorcio. Passei a trocar móveis de posição, trocar de casa e ate de local. Estou certa que a unica coisa que deve encerrar uma relação é a falta total de tesão ja que "sem tesão não há solução". O resto todo é solucionável se ficar bem entendido que principe encantado é muito diferente de companheiro de caminho. Este sim, independente das situações externas todas a serem enfrentadas, permanece.

    ResponderExcluir
  104. Muito bonito e verdadeiro o texto :D

    ResponderExcluir
  105. Lindo mesmo, mas qdo há traição, essas traições são constantes ....
    Uma hora vc cansa e adeus seus 25 anos de casamento...
    Não há lua de mel, beijo, passeio que faça vc esquecer ..
    Acredito que existam oportunidades para uma nova Sanche de ser feliz. ...

    ResponderExcluir
  106. Não importa a origem do texto, mas sim a mensagem nele contida. Parabéns, Jabor, pela criação ou ressuscitação dos exemplos e/ou aconselhamentos. Os casais(casados formalmente, ou não) deveriam aprender com os psitacídeos, eternamente unidos e fiéis aos seus parceiros.

    ResponderExcluir
  107. Ótimo texto. Entretanto o autor é Stephen Kanitz e se chama o Segredo do Casamento. http://blog.kanitz.com.br/segredo-casamento/ Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  108. Eu queria um marido assim, mais ele não quis uma esposa assim então cada um segue seu rumo, por não saber perdoar a si mesmo e não saber o que se quer mudar ,até que o despertar da consciência , nos diz o que é bom e certo mais o tempo já passou e estamos prontos agora sim podemos saber o que queremos e como queremos ,porque queremos, muitos "casamentos se mantém por varias razões menos o amor e respeito entre os cônjuges eu preferi meus auto conhecimento e liberdade para crescer, mesmo que aos trancos e barrancos já fui muitas e sou uma em todas ou todas em uma dependendo das circunstancias a que se apresente sou muito Eu e ainda não achei quem tivesse capacidade e coragem para uma outra união estou mais exigente comigo mesmo e uma vez assumido um compromisso comigo não há espaço para assumir as responsabilidades pelos atos de outro.Auto conhecimento é a minha chave auto domínio meu objetivo acha que é fácil ?

    ResponderExcluir
  109. Fizemos tudo isso ,após 25 anos de fato acabou.
    Pensávamos nos filhos como motivo para resistir.
    Agora que os filhos cresceram e são adultos .
    Fim de tudo !

    ResponderExcluir
  110. Fizemos tudo isso ,após 25 anos de fato acabou.
    Pensávamos nos filhos como motivo para resistir.
    Agora que os filhos cresceram e são adultos .
    Fim de tudo !

    ResponderExcluir
  111. Desde os meus 14 anos iniciei o relacionamento (namoro) com meu marido, e ele tinha seus 22 anos...desde o ano de 1978 que nossa história começou....
    No dia 01/04/1989, casamos ��, dia da mentira ������.
    O resultado dessa decisão é como disse o Jabour, compromisso, respeito, AMOR, e VÁRIOS "recasamentos" , pois tivemos a capacidade de nos reinventarmos a cada 5, 7, 10, 13, 20, 26.... anos, não importa de quanto em quanto tempo essa nova menina ou esse novo rapaz nascerá, mas sim, respeitar sempre que cada um dos parceiros necessitar trocar sua pele como cobra, e juntos, novamente, ser FELIZES e parceiros e amantes e casados������

    ResponderExcluir
  112. Concordo com tudo isso. Mais quando ainda existe respeito de ambas as partes. Sem essa de historias de livros pq a realidade é outra.

    ResponderExcluir
  113. Muito bom tudo que você escreveu mais vale lembrar que o povo brasileiro e cheio de maldades e inveja é sempre ficam na torcida para acontecer o pior para pessoas principalmente nos bairros da periferia os mais pobres e os ditos religiosos sei muito bem como são essa gente frustadas e querem que todos fiquem no fundo do poço como elas as famosas boca de crocodilo

    ResponderExcluir
  114. Falando isso aí é muito lindo; na realidade é duro tentar conviver com uma pessoa que se acha superior a tudo e a todos, vai dormir às 20h da noite deixando família e filhos pra trás, não tem amigos, não suporta ninguém, gosta apenas dos irmãos e da mãe, humilha os filhos e marido com todos os tipos de palavra e métodos com requinte de crueldade e intolerância... às vezes acho que o divórcio é uma ressureição, porque no meu caso já me considero uma pessoa morta com 37 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso mesmo é que existe o divorcio...e com ele novos rumos

      Excluir
  115. Fantástico,,, vou me casar de novo,, com a mesma mulher é claro rsrs

    ResponderExcluir
  116. Infelizmente é mesmo um plágio...
    http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.momento.com.br/pt/imprimir.php?id%3D1349&ei=wg9kvso0&lc=pt-BR&s=1&m=209&host=www.google.com.br&ts=1479239531&sig=AF9NedlzF1nf3or8rDLXy5zxnCJ5SP276Q

    ResponderExcluir
  117. Ridícula essa mania de atribuir ao Jabor textos que não são dele. Esse texto é de autoria de Stephen Kanitz – Revista Veja, edição 1922, ano 38, no. 37, 14 de setembro de 2005, página 24 e se chama O Segredo do Casamento

    ResponderExcluir
  118. Que testo tão cliché, típico do ser humano que tenta «prender» outro ser humano. Não há casamento que se salve, quando um casal deixa de se amar, lamento desiludi-los...lol

    ResponderExcluir
  119. As três últimas palavras é o que está faltando para a nossa sociedade. E a família "tradicional" é a base da sociedade. Que Deus te abençoe Arnaldo Jabor. Obrigada pela linda reflexão!

    ResponderExcluir
  120. Pena que não deu para salvar meu casamento. Hoje sofro na solidão.

    ResponderExcluir
  121. Estou convicta de que a mudança é necessária de ambas as partes. Importante não ser egoísta.

    ResponderExcluir
  122. Realmente, casamento requer doação de tempo, energia e vontade...um investimento que muitos,como eu,não querem mais fazer.

    ResponderExcluir
  123. No dia do casamento os noivos começaram a casar-se. É preciso casar-se todos os dias só que com a mesma mulher e o mesmo marido. O homem/mulher sensato/A sabe que do seu tesouro tira sempre coisas novas. Assim é no tesouro do casamento. Viver com alguém é todos os dias descobrir algo novo nele ou nela. Isso sim é Amor. Isso é investimento. É apostar num projecto comum que só vai adiante com a dedicação comum. Vejo isso nos meus pais que até hoje depois dos seus 64 e 84 anos brincam um com o outro e não suportam a ideia de um estar longe do outro.

    ResponderExcluir
  124. Correção: esse texto não é de Arnaldo

    ResponderExcluir
  125. Não o lei tudo porque cheguei parte do namoramento disse merda con cornos a 15 anos bai-se foder o namoramemto boa sorte para todas o casamento e um suicídio

    ResponderExcluir
  126. Que site sensacional - vou colocar um link desse conteúdo em meu site - posso? Grande abraço e continue com ótimos textos:!
    Jeferson Santos - Especialista em Divórcio: http://advogadodivorciocartorio.com.br

    ResponderExcluir
  127. Bom dia a todos, eu sou Vieira Tracy, eu só quero dizer um grande obrigado a
    Dr. Ajobi que usam seus poderes mágicos para trazer o meu marido de volta das mãos de uma outra senhora, após três anos de casamento com meu marido Mr.
    Nelson.He decidiu me e os meus filhos sair para outra mulher. quando
    i foi softing a rede uma tarde terça-feira eu vi um post sobre
    Dr. Ajobi, decidi entrar em contato com ele, eu estava tão feliz que ele me responder
    ao mesmo tempo, e meu problema foi resolvido, as palavras não são suficientes para expressar meus agradecimentos você, eu digo: Deus abençoe você e sua família .. Dr. Ajobi me ajudar, sem nenhum custo. Meu amigo, se você ler o meu artigo e você
    tem esse problema por favor contacte DR Ajobi para ajudar ......
    Se você quer uma solução no seguinte problema, entre em contato com ele também


    1) Se você quer que sua mulher para nascer sem CS
    2) Precisa de um bom emprego ou uma promoção no seu local de trabalho
    3) Se você quiser que o seu ex-costas
    4) Se você quer engravidar
    5) Se você não quer que seu marido a considerar uma outra mulher
    6) Você quer as mulheres / homens correm atrás de você.
    7) Se você quiser parar o seu divórcio.
    9) Ele também curar goloria
    10) Se você quiser que sua empresa Boming
    11) Se você estiver procurando por um bom trabalho


    Além disso, entre em contato com o Dr. Ajobi
    saudável HIV e SIDA
    INFORMAÇÕES DE CONTATO DR Ajobi
    Telefone: +2347036354940
    WHATAPP NÚMERO: +2349064706881
    E-mail: Drajobispell@outlook.com

    ResponderExcluir