segunda-feira, 23 de março de 2015

IV FEIRA REGIONAL DO UMBU DE SENHOR DO BONFIM FOI UM SUCESSO (Fotos:Bamberg)

Fotos:Bamberg




Realizou-se no dia de hoje 20 de março a IV Feira Regional do Umbu de Senhor do Bonfim na Praça Dr.José Gonçalves.

Esta feira é mais uma conquista da ARTICULAÇÃO DO VEREADOR RÊ DO SINDICATO, CAAF e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim junto ao Governo da Bahia.


Tendo como objetivo: Promoção  à valorização e afirmação do campesinato do município de Senhor do Bonfim e da região por meio do intercâmbio da diversidade de produtos do umbu e socializando assim as experiências através da IV Feira Regional do Umbu de Senhor do Bonfim.

Segundo o Vereador Rê do Sindicato está feira é um espaço de fortalecimento do campesinato”.

Vereador Rê do Sindicato com sua filha Daiane (Esq.) e Esposa (Idália) 

Durante a realização da Feira foram entregues 20 barracas orgânicas para os grupos produtivos e ao mesmo tempo foram distribuídas várias MUDAS DE UMBU GIGANTE a população presente.

Segundo os grupos produtivos e a população presente na IV Feira do Umbu, A Feira foi foi um sucesso”.






è4ª FEIRA DO UMBÚ >>>>[Pergunta ô Damiana, como é que surgiu a idéia da Feira do Umbu?
Damiana

 >>>[Damiana]> Surgiu do então presidente do Sindicato Rural Vereador Reinaldo Santana )e na época o Prefeito Paulo Machado, a de estar apresentando esse produto esse fruto, tão especial que é o umbu, e em 2009, foi feita amostra Regional do  Umbú que não era a Feira, e como deu muito certo , passou-se a Feira Regional do Umbú, então em 2009 foi a amostra, depois resolvemos espalhar por Jaguarari Campo Formoso, em  2013 por conta da seca não deu para realizar, mas em 2014 graças a Deus e ao Vereador Reinaldo pudemos realizar a feira. >[Pergunta> Como se realizam as reuniões? >>>[Damiana]> Não é tão difícil, as reuniões são muito organizadas no Sindicato, tem as reuniões da CAAF (?)temos as Assembleias mensais da Caaf que são realizadas toda 1ª  5ª feiras do mês com as Associações filiadas à Caaf, vemos dirigentes das 39 Associações filiadas à Caaf e aí eles levam as informações para os grupos e a gente consegue articular os grupos produtivos da Região contactar e organizar com as informações e  permitem a realização da Feira. . >[Pergunta> Quais são os produtos que são oferecidos na Feira? >>>[Damiana]> Polpas, geleias , sorvetes, umbuzadas, pudim, do pessoal dos Pereiros, doces, farofa, em Uauá tem até cerveja do umbu, eles foram convidados estamos até aguardando eles>>>[Damiana]> Esses produtos são vendidos o ano inteiro ou só na feira? >>>[Damiana]> Não eles tem o PNAAE , vendem o ano inteiro não é só na feira, a feira é só para divulgar. . >[Pergunta]> Quando ´e que o umbuzeiro começa a produzir? >>>[Damiana]> Em Fevereiro, porísso a nossa dificuldade de estar realizando a nossa feira só agora em Março, na verdade nós tivemos muitas dificuldades de realizar sem apoio, nós não temos o apoio do Município, desde o final do ano passado que o Vereador Reinaldo vem viajando para Salvador para buscar esse apoio, e a gente só conseguiu realizar agora então o fruto já diminuiu né? Você vai ver que em nossa feira vai ter poucos frutos, mas os derivados que foram armazenados, beneficiados é que nós vamos ter mais essa exposição na feira. >[Pergunta]> O Porque da mudança do Calçadão para a Praça Dr. Antônio Gonçalves? >>>[Damiana]>Desde o ano passado que o Município informou que não ia mais ceder o calçadão para nenhum evento, a não ser que fosse eventos pequenos, e como os nossos eventos graças a Deus não são pequenos, a gente sabe que incomoda os comerciantes como barulho, a gente tem sempre atrações, é  uma pena que a gente incomoda de na verdade a gente queria estar somando mas a gente tem essas informações e só pudemos contar com a Praça Dr. Antônio Gonçalves, mas é um local Bom é pena que não é um lugar estratégico (Antiga Praça do Acarajé) a abertura oficial começa as 9h depois com um Forró com Zé Bonfim , as 13h um Forró com Tia Dadai e Miguel Araújo e encerra as 17h> A EBDA também é parceira nessa feira.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário