sexta-feira, 6 de maio de 2016

Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia participa de abertura de Oficina de Trabalho do Ministério da Saúde e lançamento de revista sobre saúde da população negra


Foram realizados na noite de ontem (04), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, a abertura da Oficina de Trabalho - Eixos Condutores para a Promoção da Saúde da População Negra na Década Afrodescendente e o lançamento da revista “Painel de Indicadores em Saúde da População Negra – Década Internacional de Afrodescendentes”.

A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcou presença na cerimônia e compôs a mesa diretora, junto a: Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres no Brasil; Washington Abreu, Diretor do Departamento de Articulação Interfederativa, representando o Ministro de Estado da Saúde; Marjorie Chaves, Diretora de Políticas de Ações Afirmativas, representando a Ministra de Estado das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; Emanuelle Góes, representando o Conselho Nacional da Saúde; Roberto Badaró, Subsecretário da Secretaria da Saúde da Bahia; e Sérgio São Bernardo, representando a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi).

A Secretária Olívia Santana explicou que essa pauta da saúde da população negra ainda é mal compreendida, por ser uma pauta nova e que tem ganhado atenção apenas nos últimos anos no país. Segundo ela, por nunca ter sido tratada antes, quando essas especificidades são consideradas, as pessoas acham que as negras e os negros estão estabelecendo uma atitude de discriminação e diferenciação.

Deste modo, a gestora explicou a relevância do evento: “É um importante encontro, porque saúde tem a ver com vida, e a população negra é a que mais tem a sua vida precarizada em função das más condições de sua existência. Portanto, fazer um debate nesta década sobre uma política nacional voltada para promoção da saúde da população negra é uma forma de garantir em nosso país a equidade na área da saúde”, concluiu.

Para realizar o lançamento da revista “Painel de Indicadores em Saúde da População Negra – Década Internacional de Afrodescendentes” foram convocados: Washington Abreu, Diretor do Departamento de Articulação Interfederativa; Carlos Alberto de Souza e Silva Júnior, Diretor Substituto do Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde; e Bernardino Vitoy, representando a Organização Pan-americana de Saúde.            
         
A revista, que está em sua 7ª edição e integra a linha de publicações Painéis de Indicadores do SUS, reúne uma análise do perfil epidemiológico da população negra, levando em consideração suas múltiplas identidades, territórios, culturas, gerações e lugares sociais. O objetivo é que este trabalho instrumentalize parceiros da Saúde Pública para a tarefa de garantir o direito universal à saúde e garanta a promoção da equidade.     
                  
O encontro, que segue até amanhã (06), é promovido pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão Estratégica e Participativa, e as secretarias estaduais baianas de Políticas para as Mulheres, da Saúde, e da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) são parceiras do evento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário