quinta-feira, 9 de junho de 2016

Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia entrega Casa de Farinha Móvel para trabalhadoras do município de Sento Sé






Mulheres de comunidades do município de Sento Sé, localizado a 706 Km de Salvador, receberam oficialmente na tarde de ontem (07), a Casa de Farinha Móvel, equipamento que ajudará na ampliação da renda das mulheres rurais locais.

Houve uma solenidade de entrega do equipamento, que foi doado pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), que contou com a participação da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana; do Presidente da Associação dos Moradores dos Povoados Atingidos pela Barragem de Sobradinho, José Gomes; da Presidenta da Associação de Mulheres do Município de Maniçoba (Juazeiro), Carmem Lúcia; da Secretária de Mulheres da comunidade de Tombador (Sento Sé), Cláudia Alves; da Coordenadora de Autonomia da SPM-BA, Ângela Virgens; da Assessora Técnica da SPM-BA, Kátia Santos, e de representantes das comunidades, presidentes de associações e vereadores locais.

Durante seu pronunciamento, a Secretária Olívia Santana, destacou a importância do equipamento para a geração de renda das mulheres da comunidade, além de frisar a necessidade de parceria com outras secretarias e órgãos do Governo da Bahia, para oferecer cursos de qualificação que possam ser usados por estas cidadãs, conforme o desenvolvimento da região.

Olívia também citou que o diálogo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-BA) é fundamental para que as trabalhadoras possam ter conhecimento sobre as áreas de produção e a venda dos produtos gerados a partir da Casa de Farinha Móvel.

O equipamento proporcionará autonomia econômica direta para cerca de 130 mulheres do assentamento de reforma agrária. Além da entrega, a SPM-BA também está realizando uma Oficina de Capacitação com 124 horas de carga horária, que trata de políticas públicas para as mulheres, associativismo e gestão.

Casa de Farinha Móvel

É fruto de um convênio entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a SPM-BA, que tem como objetivo promover cidadania e autonomia econômica para as mulheres do estado.

A estimativa é que cerca de 930 mulheres em situação de pobreza, das categorias sociais fundo e fecho de pasto, assentadas da reforma agrária, indígenas e de terreiro sejam beneficiadas.
Além de Sento Sé, os municípios de Jacobina, Vitória da Conquista, Pau Brasil, Teixeira de Freitas, Boa Vista do Tupim e Camaçari já possuem o equipamento. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário