quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Convocados pela Câmara Municipal representantes dos serviços de saúde prestam esclarecimentos a população bonfinense.





Após requerimento apresentado pelo presidente da Câmara, vereador Cleiton Vieira, e subscrito pelos demais parlamentares, a Câmara Municipal de Sr. do Bonfim, recebeu na noite desta terça-feira (26), a Secretária Municipal de saúde, Angeli Matos, o Vice-prefeito e Diretor Administrativo do Hospital Dom Antônio Monteiro, José Antônio, o Diretor Médico do Hospital Dom Antônio Monteiro, Dr. Francisco Lustiago, a Coordenadora de Enfermagem da SAMU, Patrícia Cândido, o Coordenador da UPA e do SAMU, Ricardo Ferreira e representando o Ministério Público, o promotor de justiça Rui Sanches.

Segundo o requerimento o objetivo da audiência pública foi tratar sobre os problemas e desafios encontrados pela população no tocante a saúde, atendimento médico e hospitalar, urgência, emergência, exames e transferências no âmbito do Município de Senhor do Bonfim, além de dar explicações para as denúncias da população e prestar contas das ações e recursos aplicados nos serviços de saúde.

Além do autor do requerimento, os vereadores Alexandre Ferreira, Andreilto Almeida, Carlos de Tijuaçu, Deto de Quicé, Eliseu dos Temperos, Hermógenes Almeida, Laércio Junior, Lucia Cerqueira, Otávio Xisto, Reinaldo Santana e Reinaldo José, fizeram uso da palavra para questionar temas relacionados à falta de medicamentos nas Unidades básicas de Saúde; falta de atendimento nas UBS e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA; demora na marcação de exames; regulação; marcação de consultas; equipamentos dos postos de saúdes quebrados; demora no atendimento da SAMU; aplicações dos recursos; irregularidades do Instituto Caminhada; acumulo de cargos de servidores da secretária de saúde; reformas de postos de saúde. Em seguida a palavra foi franqueada aos munícipes presentes que usaram a palavra e fizeram questionamentos aos convidados.

Atenta aos questionamentos, dos vereadores e da população, a secretária respondeu as perguntas, destacando que entende que os parlamentares são representantes do povo, e como tal, merecem que a equipe esteja à disposição para sanar todas as dúvidas. “Gostaria de dizer que procuramos melhorar a cada dia, não fazemos mais porque não temos recursos. Primando sempre pela transparência dos atos administrativos e principalmente pelo bem-estar da população de Senhor do Bonfim, espero ter explicado as dúvidas de todos e estarei pronta para esclarecer e mostrar os avanços que nós tivemos”, disse.

O Diretor Técnico do SAMU, Bruno Guirra, explicou o funcionamento do serviço e esclareceu algumas perguntas dos vereadores. “Aqui em senhor do Bonfim, temos um serviço de atendimento regional, que atende aproximadamente cerca de 250 mil habitantes”, explicou. O Diretor da UPA, Ricardo Ferreira, respondeu algumas perguntas sobre o atendimento da UPA e a falta de médicos da unidade. O Dr. Francisco Lustiago, Diretor Médico do Hospital Dom Antônio Monteiro, falou sobre o funcionamento do Hospital e esclareceu algumas duvidas sobre as cirurgias que foram canceladas. O Diretor Administrativo do Hospital Dom Antônio Monteiro, José Antônio, falou sobre alguns problemas discutidos pelos vereadores.

Para o presidente da Casa, vereador Cleiton Vieira, a sessão foi conduzida com muito respeito aos profissionais da área da saúde, mas, principalmente, levando em consideração as demandas da população bonfinense. “Os problemas de saúde interessam a todos. Os convidados deram suas explicações, mas nós sabemos que a população continuará cobrando melhorias. Com esta sessão, estreitamos o ligação entre a secretaria de saúde e a Câmara, e iremos continuar acompanhando de perto todas as ações do Executivo. Nossa intenção é de repetir a operação, trazendo outros secretários municipais, para que possam apresentar esclarecimentos sobre o andamento de cada uma das pastas que compõem a gestão", concluiu.

ASCOM – Câmara Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário