sábado, 2 de abril de 2022

O Guitarrista Hyldon de Souza Silva

 



Hyldon de Souza Silva nasceu em Salvador, mas veio para Senhor do Bonfim com a família aos seis meses de idade, indo morar com o avô, Seu Benzinho, no Alto da Maravilha, onde permaneceu até 1958. Já no Rio de Janeiro descobriu a paixão pela música ao se interessar pela guitarra elétrica e pelo Iê-iê-iê, chegando a montar a banda Os Abelhas.


Ainda na adolescência sua mãe voltou para a Bahia, mas Hyldon decidiu permanecer no Rio, morando com o primo Pedrinho da Luz. A relação com o primo, que era guitarrista da banda The Fevers, além da chance de tocar guitarra em uma faixa do primeiro disco do grupo, permitiu sua inserção no meio musical. Passou então a trabalhar no selo Polydor, como produtor de artistas como Erasmo Carlos, Jerry Adriani, Wanderléa, Odair José, Adilson Ramos e Wanderley Cardoso; participou do grupo Os Diagonais e trabalhou como guitarrista de Tony Tornado, Frank Landi e de Wilson Simonal.


Em 1974, lançou o seu primeiro disco, um compacto simples com a canção "Na rua, na chuva, na fazenda - casinha de sapê", seu maior sucesso, e no ano seguinte, gravou o hit "As dores do mundo”. Em mais de 50 anos de carreira, Hyldon se destacou como produtor, guitarrista, compositor e cantor, sendo que ao lado de Tim Maia e Cassiano é considerado um dos precursores da soul music brasileira.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #cultura #arte #musica #musicanegra #blackmusica #soul


Foto: Divulgação


Fonte: Marcus Vinícius Jacobson & Jaílson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário