sexta-feira, 1 de junho de 2012

FCA e Prefeitura ampliam parceria e fazem pré-estréia do projeto Educação nos Trilhos

Vagão do Forró no Trem  “é nosso”

Com o vagão do Forró no trem totalmente reformado, o Governo Cuidando da Nossa Gente e a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) experimentaram nesta terça-feira o uso do equipamento ferroviário também como ambiente móvel para aplicação permanente do projeto Educação nos Trilhos.  A pré-estreia ocorreu no interior da classe estacionada na plataforma da Estação Ferroviária, com a apresentação de peça teatral apresentadas por Agentes Comunitários de Saúde para crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino e contou com o tradicional sanfoneiro. (Tião)
Tradições e finalidades – Ladeado pelo Supervisor de Operação Ferroviária Sudenilson Costa Nascimento, secretários de governo, convidados especiais e a elite de funcionários da FCA, o Prefeito de Senhor do Bonfim agradeceu à FCA pela ampliação da parceria. O vagão que por três anos seguidos serviu ao São João e ao Turismo serviria a partir de então a trabalhos educativos essenciais como o Ensino Fundamental, a Educação Infantil, a Saúde, a Assistência Social e ao Meio Ambiente. “A proposta de viajar e servir as comunidades da linha férrea vai permitir uma série de trabalhos úteis à Educação Popular de uma forma permanente”. E informou do convênio, da reforma do vagão e dos investimentos feitos pari passu pelo município e FCA. “Essa circulação constante do trem atende o anseio de todos os bonfinenses, às nossas tradições culturais e às demandas contemporâneas”.
“Agora nós somos os donos”
“O vagão virou atração em 2009” – diz Valter Araujo, uma das principais figuras para a realização do projeto Educação nos Trilhos – e continua: “Quando o vagão veio de Montes Claros (MG) para fazer o Forró no Trem achamos a ideia tão boa que Bonfim não podia mais dispensar o trem”. Valter é maquinista especializado e pertence ao Grupo Idéia, da FCA na região, e prossegue: “Com o Grupo Idéia começamos a agir, passaram-se os anos de 2010 e 2011 e o vagão indo e voltando. Dois dias aqui e o ano todo em Minas... Ano passado pensamos na permanência definitiva do vagão na cidade. Conversamos com o prefeito Paulo Machado, era o que ele queria, topou e ficou super feliz. A FCA achou a ideia maravilhosa e o convênio foi assumido. Agora nós somos os donos. O vagão é para o forró de São João, mas também é da Educação, da Saúde, Turismo”.
Grupo e teatro – Fundado em Bonfim desde 2004, o Grupo Idéia é formado por Valter Araujo (o líder), Jeane Bulcão, Amauri Xavier, José Brasileiro, Eliedson Carneiro, José Carlos Macena, Jaelson Ribeiro e Euvaldo Lira. Já a turma de teatro que divertiu os escolares com o tema Higiene Pessoal é formada só por Agentes Comunitários da Saúde  Municipal (nove). Na peça própria para educar crianças cada personagem encarna um elemento de higiene: Toalha de banho, Escovão, Sabonete, Xampu, Chuveiro, Piolho, Pente e ainda o Palhaço e a Boneca que alimentam a participação da garotada. Montagem e direção teatral são de Antonio Alves. 
A classe é a mesma – As secretarias municipais de Cultura, Indústria e Comércio e Turismo (Cláudio Nunes), Infraestrutura (Auzeneide Nunes) e principalmente a de Educação (Maria das Neves) tiveram participação especial e o pronunciamento de seus titulares.  A classe de trem mandada para Alagoinhas, onde levou dois meses, voltando completamente reformada e adaptada é a que propiciou por três anos o Forró no Trem. Sem contar a parte da Prefeitura Municipal em equipamentos, a FCA investiu aproximadamente R$ 25 mil. O vagão agora pronto vai atender ao que foi planejado: o projeto Educação nos trilhos, hoje ensaiado.



Governo Cuidando da Nossa Gente                                             
   Assessoria de Comunicação Social

ASCOM BONFIM





Nenhum comentário:

Postar um comentário