terça-feira, 5 de junho de 2012

Governo implanta no município projeto da Coleta Seletiva




Nesta terça-feira (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e algumas atividades foram programadas em Senhor do Bonfim, entre elas a realização da 1º Coleta Seletiva. Este projeto implantado no município é realizado pelo Governo Cuidando da Nossa Gente em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. O trabalho consiste na coleta de materiais recicláveis por catadores cadastrados, que enviarão o material recolhido ao Centro de Triagem. Após realizar a separação de vidro, plástico, papel e metal o centro de triagem revenderá o material as indústrias recicladoras, gerando renda aos catadores do município.
Preservar o meio ambiente é muito importante para que o planeta seja saudável e rico em recursos naturais no futuro. Neste dia devem-se realizar ações visando colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!
Estrutura – A cooperativa municipal é composta por 55 catadores cadastrados, possuem quatro carrinhos e um caminhão para a realização da coleta dos materiais recicláveis em todo município.
Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa:
Água
  • Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
  • Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
  • Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.
Energia
  • Desligue as luzes ao sair do seu quarto, sala ou cozinha.
  • Desligue aparelhos eletrônicos caso não esteja sendo utilizado.
  • Utilize com moderação o ar condicionado
  • Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
  • Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.
Lixo
  • Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.
Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos. 


Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

Ascom Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário