quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Concerto ao Amado Amar celebra o centenário de Jorge Amado



Espetáculo com direção musical de LucianoCalazans mescla música popular e erudita numa viagem pela obra do escritorbaiano



ASecretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA) apresenta o Concerto ao Amado Amar, parte dascomemorações do Governo Estadual pelos 100 anos de nascimento de Jorge Amado. Oespetáculo, com direção musical e arranjos de Luciano Calazans e direçãoartística de MaurícioMartins, mescla música popular e erudita, tendo a Orquestra Sinfônica da Bahia(OSBA) na condução das canções e do passeio dos artistas Moraes Moreira, SauloFernandes, Luiz Caldas, Carla Visi, Gerônimo, Roberto Mendes, Ana Mametto, ClaudiaCunha, Manuela Rodrigues, Alexandre Leão e Dão. Serão duas apresentações: aprimeira, no dia do aniversário do escritor baiano, 10 de agosto (sexta-feira),às 21 horas, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, e a segunda, no dia 11de agosto (sábado), às 20 horas, no Terreiro de Jesus (Pelourinho), ambas comentrada gratuita.

O repertório é fruto de uma pesquisa sobre a obra de Jorge Amado,remetendo ao universo literário criado pelo escritor baiano e apresentando,inclusive, composições assinadas por ele próprio, além de músicas encomendadaspelo autor para algumas das muitas séries e filmes baseados em seus escritos.Dorival Caymmi, amigo e parceiro, também impera na seleção. É Doce Morrer no Mar (de Dorival Caymmie Jorge Amado), VamosFalar de Tereza (Dorival Caymmi), O ABC de Jorge Amado (Moraes Moreira), Tema de Amor a Gabriela (Tom Jobim), A Luz de Tieta (Caetano Veloso) e Jubiabá (Gerônimo) são algumas das que integram o espetáculo de umahora e meia de duração. “O concerto inspira literatura e expira harmonia,melodia, sons e tons variados peculiares do escritor que, ao lado de Caymmi,Verger, Caribé, colocou a Bahia como uma terra de mistérios e misticismo”,apresenta Luciano Calazans, que é baixista, arranjador, compositor e produtormusical de reconhecida atuação na Bahia e no Brasil.

 Além da OSBA, que está comemorando 30 anos de atividade e que se inserenesta homenagem também na celebração deste marco, uma banda formada pelosmúsicos Alexandre Montenegro (baixo elétrico e acústico), Léo Brasileiro(guitarra e violão), Bruno Aranha (piano), Mauro Tahin (bateria), Ivan Santos,Tainnã Chagas e Rudson Daniel (percussão) completa o tom das execuções. “Não énovidade a fusão da música popular com a música erudita, mas o diferencial nesteconcerto é que a OSBA será o ‘mar’ e os outros instrumentos, bem como ascanções, serão os ‘saveiros’ navegando no sinfônico com um hibridismo que quasenão será possível distinguir onde começa o popular e onde termina o erudito, evice-versa”, explica Calazans, que finaliza: “O concerto está recatadocomo Dona Flor, brejeiro e faceiro como Gabriela e apimentado e sagaz tal qual Vadinho”.

 Concerto ao Amado Amar

SalaPrincipal do Teatro Castro Alves

Quando: 10 deagosto (sexta-feira), 21 horas

Terreirode Jesus (Pelourinho)

Quando: 11 deagosto (sábado), 20 horas

Quanto: Entradafranca*

* Para o Concerto no TCA, o pré-convite do evento poderáser trocado por duas cortesias nabilheteria do teatro, a partir do dia 8 de agosto, das 12h às 18h, ou até 1hantes do início do espetáculo. Trocas sujeitas à lotação da Sala Principaldo TCA. Informações: 71 3117-4899.

Paula Berbert
Assessora de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)
71 3324-8565 | 71 9127-7803

FUNCEB na rede:
www.funceb.ba.gov.br | @funceb | facebook.com/fundacaoculturalbahia
Agenda Cultural Bahia na rede:
www.agendacultural.ba.gov.br | @agendacultbahia | facebook.com/AgendaCulturalBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário