segunda-feira, 14 de março de 2016

Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama estará em Jaguarari.




Na última quarta-feira, 09/03, aconteceu, na Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião entre a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) para o recebimento do Programa Saúde Sem Fronteira, que fará o rastreamento do câncer de mama no município de Jaguarari.


Os Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde fizeram uma explanação do programa e abordaram temas pertinentes à funcionalidade, que é o foco do atendimento no Município de Jaguarari. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. O rastreamento mamográfico bilateral da população de 50 a 69 anos pode reduzir em 30% a mortalidade por esta neoplasia. “Para o êxito do programa de rastreio, há necessidade de que essa população alvo seja informada e captada sem obstáculos, tanto no agendamento quanto na realização da mamografia e na busca do resultado”, explicou a Sra. Jane, da Sesab.


Desta vez, o programa tem como meta realizar mamografia em 1754 mulheres moradoras do município de Jaguarari, que têm entre 50 e 69 anos, de 01 até o dia 15 de Abril, pelo Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama. A unidade móvel será instalada na Praça do Forródromo, ao lado da Igreja Matriz.Durante o restante do mês, as Unidades de Saúde, juntamente com os Agentes Comunitários, farão a identificação e triagem destas mulheres.


Os exames são realizados em uma unidade móvel que dispõe de dois mamógrafos. Após a mamografia, se houver suspeita da doença, as mulheres são encaminhadas para exames complementares gratuitos. Caso o diagnóstico seja positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado sem custo para as pacientes, em unidades de alta complexidade em oncologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário