quarta-feira, 9 de março de 2016

Projeto de capacitação em Direitos Humanos e Cidadania para mulheres urbanas e rurais é lançado em Salvador







Evento fez parte da programação especial do Março Mulheres 2016 da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia.


O projeto “Promoção dos Direitos Humanos das Mulheres na Bahia”, foi lançado na manhã de hoje (08), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O evento, que foi realizado no Dia Internacional da Mulher, fez parte da programação especial do “Março Mulheres 2016” da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA).

A Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcou presença no lançamento, e em seu momento de fala, afirmou que o Dia Internacional da Mulher é uma data emblemática por representar muitas lutas. “É um dia que marca a luta das mulheres contra a escravidão, a exploração, pela redução da jornada de trabalho, dentre tantas outras batalhas”, explicou.

Diversas autoridades marcaram presença, dentre elas: o Secretário em exercício da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, Carlos Sodré; a Deputada Estadual e Presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, Fabíola Mansur; a Defensora Pública, Cristina Ulm Ferreira Araújo; a Vice-Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), Rosângela Araújo; e a Presidenta do Instituto Popular Cárcere e Direitos Humanos José Pereira Júnior, Jaíra Capistrano.

O projeto

O principal objetivo é realizar cursos de capacitação em Direitos Humanos e Cidadania para as internas em unidades prisionais; e cursos de capacitação sobre a temática da violência doméstica, tráfico e exploração de mulheres para organizações da sociedade civil e instituições públicas, que compõem a Rede de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Além das cidades contempladas com a capacitação para as internas do sistema prisional (Salvador, Teixeira de Freitas e Lauro de Freitas), também receberão a qualificação: mulheres da Rede de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Salvador, Prado, Porto Seguro, Valença e Mata de São João; e mulheres da sociedade civil de Seabra, Teixeira de Freitas, Amargosa, Juazeiro, Feira de Santana e Santa Maria da Vitória. 

O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) e a Secretaria de Administração Penal e Ressocialização da Bahia (SEAP).




Nenhum comentário:

Postar um comentário