sábado, 26 de novembro de 2016

Celebração do Dia da Baiana faz parte da programação de atividades da Campanha dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulhe



A manhã desta sexta-feira (25) contou com mais uma ação da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres na Bahia. A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) marcou presença na celebração do Dia da Baiana de Acarajé, na missa comemorativa na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho.

Nesta mesma data em que também celebrado é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, e que dá início à campanha mundial pelo fim da violência contra as mulheres, a SPM-BA realizou distribuição de materiais informativos sobre o Feminismo Negro, o Novembro Negro e os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no evento.

A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, que esteve presente, demonstrou grande satisfação com a ação do dia 25 de novembro, que está em seu segundo ano, e afirmou ser de grande importância levar a luta pelo fim da violência contra as mulheres para uma celebração na Igreja, que resgata a história dos negros.

A gestora explicou que as mulheres negras sofrem com o machismo e o racismo, e por isso precisam de um recorte especial no enfrentamento à violência contra as mulheres, porque o que todas elas desejam é viver em paz e com dignidade.

Para o Padre Lázaro, celebrante da missa, comemorar as duas datas é fundamental, pois, além de celebrar, é preciso conscientizar sobre a violência sofrida pelas mulheres, sobretudo, as mulheres negras, vítimas de índices de violência ainda maiores. Ele ressaltou a necessidade de manter a luta constante, renovar a consciência e continuar garantindo novas conquistas.

A SPM-BA segue realizando uma série de atividades durante o período dos 21 de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que será encerrado com a Caminhada Eles por Elas, no dia 11 de dezembro, no Dique do Tororó, em Salvador.

Mais fotos, acesse - http://bit.ly/2gcMqqn


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário