sábado, 27 de fevereiro de 2021

UNEB em Senhor do Bonfim realiza Semana de Acolhimento entre os dias 1 e 6 de março

 



O Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, realiza entre os dias 1 e 6 de março, a Semana de Acolhimento para receber os estudantes do semestre letivo especial 2021.1 que acontecerá em formato remoto, através de mediação tecnológica. As atividades da semana envolvem aula inaugural, mesa redonda, rodas de conversas e oficina que acontecerão através do canal TV UNEB e canal CAMPUS VII UNEB, ambos no YouTube, e através da plataforma Microsoft Teams.


A Semana de Acolhimento que acontece em todos os departamentos da UNEB, na próxima semana, foi pensada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade em dezembro de 2020, como forma de recepcionar os estudantes calouros e veteranos que vão iniciar um semestre letivo diferente do habitual. As atividades propõem um espaço de acolhida, conversa, debate sobre o momento que vivemos e, sobretudo, um momento de aproximação entre a comunidade acadêmica.


A programação abordará temas como: o papel da ciência em tempos de negacionismo; os impactos da pandemia no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru; o cenário da docência; ensino, pesquisa e extensão na trajetória acadêmica, dentre outros.  


“Este momento de acolhimento é um espaço de trocas, de afetos cuidadosos, de sinalização de esperança, e, sobretudo, de articulação da universidade com o lugar que também nos representa e identifica: a afirmação da ciência e da produção científica, do nosso lugar e papel no enfrentamento das mazelas que esse momento pandêmico tem produzido (além das mortes e dos lutos): enfrentamento do negacionismo científico, enfrentamento da negação da vacina e de tantas outras narrativas que promovem a ignorância”, destaca a diretora do Campus VII da UNEB, Suzzana Alice Lima.

 

A diretora também expõe que o momento do acolhimento está pautando vários debates com a categoria discente. “Nossos estudantes também ajudam a promover o desenvolvimento da ciência na academia. Por isso, estamos trazendo para nossa aula inaugural, o pesquisador e imunologista Gustavo Cabral, ex-aluno do nosso departamento que integra a equipe de cientistas do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, que busca desenvolver a vacina brasileira contra o coronavírus”, diz Suzzana.


A Semana de Acolhimento do Campus VII da UNEB foi elaborada pela direção, colegiados e movimento estudantil. Confira a programação completa nas nossas páginas no Instagram e Facebook @uneb_dedc7_oficial.  


Lorena Simas

Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário