quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Radialista Ivan Silva 20 anos de sucesso na Am do povo

Ivan Silva

Enquanto Ministérios, Universidades  e Secretarias de Educação discutem há intermináveis anos o caminho da aprendizagem eficiente e eficaz,  sem atingir o difícil objetivo de articular aprendizagem e ensino, teoria e prática, há espaços sociais e culturais que dão um show neste mister.  Estou me referindo, hoje, às nossas emissoras de radio e, no presente caso, à Rádio Caraiba, a  AM do Povo, uma rádio que tem sido uma verdadeira escola de profissionais de escol.
Alunos que se tornaram mestres, nossos radialistas e locutores dão vitalidade a este segmento ainda muito forte da comunicação bonfinense, havendo ainda os que migraram para capitais e outros estados, enchendo-nos de orgulho e de paixão.

Mas hoje, dia cinco de novembro, quero destacar a figura do radialista Ivan Silva, que completa vinte anos de exercício de profissão na pioneira AM, destacando-se na região, no norte da Bahia, quiçá em todo o estado, pelo seu estilo inconfundível de fazer o rádio. Do velho, manso e brincalhão coroné caveirinha, bem cedo da manhã; passa a ser o repórter aguerrido e farejador da notícia no Jornal Canal Aberto; e no final da tarde volta a ser o homem manso, religioso, que torna aquele momento místico e reflexivo em um verdadeiro  altar onde pulsam a fé e a cordialidade de nossa gente.  Mas podemos encontrá-lo ao longo do dia, no controle técnico de outros programas, em idas à Câmara Municipal e  Complexo Policial. Por fim, em nossa região fica difícil qualquer viagem ou deslocamento a cada domingo, entre oito e dez horas da manhã, porque um jornalismo vivo, agressivo, inquietante, mexe com os brios de Bonfim e cidades vizinhas, no inconfundível Girando com a Notícia.

O que nos chama a atenção é a versatilidade deste filho do Alto da Maravilha, neto de Dona Lozinha da Praça Alexandre Góes, filho de Seu Armandinho e da professora Neuza, o mais velho de seis irmãos. Ivan Silva faz um rádio dinâmico, simples, perto do povo, desafiador e “incomodativo”…

O menino ousado e idealista, prata da casa,  que inicialmente queria ser jogador de futebol, e que terminou se aproximando de Cleber Vieira, ao qual visitava religiosamente na cabine do estádio Pedro Amorim, a cada jogo, após atuar nas partidas preliminares, galgaria uma carreira de fôlego e vitoriosa. (Cleber Vieira tem sido na rádio Caraiba um mestre e descobridor de talentos, que abriu caminho àqueles que se revelavam capazes de avançar…).  Iniciava-se ali uma caminhada inigualável: Plantonista esportivo, Operador de audio, locutor animador, narrador esportivo, reporter policial, estagio nos transmissores, operador de gravação e locutor de dois programas diários e um dominical…

Finalmente, encerro esta justa homenagem, imitando o experiente e convincente Cleber Vieira: “se hoje, dia cinco de novembro, você encontrar  o Ivan Silva por ai, abrace esse caboclo tinhoso, ousado, que há vinte anos vem ajudando o povo de nossa terra e região a viver feliz”. Parabéns, Coroné Caveirinha! Parabéns, Ivan Silva!


Paulo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário