sexta-feira, 20 de maio de 2022

Projeto de lei vai permitir tirar CNH sem passar por Auto escola

 


Tirar habilitação (CNH) sem pagar autoescola pode se tornar realidade. Muitos cidadãos desejam tirar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Porém, é dos conhecimentos de todos que o processo que envolve isso é muito caro, para uma parcela da população brasileira. Grande parte do valor investido é pago no processo da autoescola.

Para amenizar essa situação, a senadora Katia Abreu (PDT/TO) criou o projeto de Lei nº 6485/2019. A proposta desobriga a necessidade de aulas em autoescola para tirar a CNH.

Se por acaso esse projeto, que avança no Senado, se tornar lei, os cidadãos poderão conseguir sua habilitação sem precisar de autoescola, como é realizado atualmente.

Tirar habilitação (CNH) sem pagar autoescola é possível?

De acordo com a senadora que propõe o referido projeto, há um alto custo para a obtenção de uma CNH, e aula em autoescola acaba sendo um dos principais motivos.

Kátia ainda justificou a proposta, dizendo que a realidade do país hoje é que 52 milhões de cidadãos com mais de 18 anos recebem até um salário mínimo (R$ 1.212), o que dificulta custear uma habilitação do jeito que é feito atualmente.

Por conta disso, foi incluído no projeto de lei a gratuidade das taxas necessárias para o processo de tirar a CNH. Além disso, o projeto prevê o credenciamento de instrutores independentes, que precisam ter mais de 25 anos e três anos de habilitação.

Se o projeto vire lei, os cidadãos que pretendem tirar a CNH poderão contratar instrutores particulares e fazer a quantidade de aulas que achar necessário.

Cleber Vieira News



Nenhum comentário:

Postar um comentário