segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Semec promove I Encontro de Formação do Programa Mais Educação


Profissionais do setor educacional do município participaram nesta segunda-feira (10) do I Encontro de Formação do Programa Mais Educação. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Semec) e aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim sob o seguinte tema: Ampliando os horizontes da Educação Bonfinense.
O Programa Mais Educação integra ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e tem como objetivo induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as escolas prioritárias.
Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos em Educação, Cultura e Artes, Cultura Digital, Promoção da Saúde, Educomunicação, Investigação no Campo das Ciências da Natureza e Educação Econômica foram pontos de pauta levantados durante o encontro, ministrado pela representante do MEC na Bahia, Cláudia Cristina Pinto Santos. 
A discussão da temática e o envolvimento intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais visam contribuir na diminuição das desigualdades educacionais e na valorização da diversidade cultural brasileira. Associada ao processo de escolarização, a Educação Integral pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
Perspectiva local – O Mais Educação iniciou em Senhor do Bonfim no ano de 2011 e foi desenvolvido inicialmente em 7 escolas municipais: Austricliano de Carvalho, Luis Viana, Thomaz Guimarães, Cândido Félix, Perpétuo Socorro, Dr. José Gonçalves e Francesco Galli.
Os alunos foram envolvidos em atividades de Letramento, Matemática, Tecnologia da Alfabetização, Futebol, Basquete, Handebol, Teatro, Dança, Música (Banda de Fanfarra), Comunicação (Rádio Escolar), Karatê, Natação, Grafite e Desenho.
Mais dez escolas da zona rural e urbana foram contempladas em 2012-2013 pelo programa federal. São elas: Chapeuzinho Vermelho, Nívea Seixas, Maritônia Andrade, Abgail Feitosa, Lages, Passagem Velha, Cariacá, Umburana, Escola de 1º Grau de Tijuaçu e Antonio José de Souza.

                Assessoria de Comunicação Social





















Nenhum comentário:

Postar um comentário