terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Castramóvel realiza primeiras cirurgias de animais em evento teste Quatro cães foram esterilizados nesta segunda-feira e veículo foi aprovado por veterinários ________________________________________


Ana Rita fiscaliza primeiro teste do Castramóvel. Três cães e uma cadela foram esterilizadas no veículo adaptado para atuar nos bairros (Francisco Ribeiro)
O ônibus adaptado que vai fazer a esterilização de cães e gatos nos bairros de Salvador, denominado Castramóvel, passou pelo primeiro teste ao realizar a castração de quatro cães, na tarde desta segunda-feira (9), na Secretaria Municipal de Saúde. Animais resgatados nas ruas pela vereadora Ana Rita Tavares (Pros), autora do projeto, passaram pelas cirurgias no interior do veículo que foi aprovado pela equipe de veterinários.

Participaram do primeiro teste três médicos veterinários e um anestesista, coordenados pelo cirurgião Augusto Angelim, responsável pela operação do Castramóvel. De acordo com Angelim, o teste foi bem-sucedido e após pequenos ajustes o veículo estará nas ruas para começar o trabalho de esterilização de animais tutelados por pessoas de baixa renda. O objetivo é combater a reprodução descontrolada de animais nas ruas e, consequentemente, os casos de abandono, maus-tratos e zoonoses.

 




Glauber, cão resgatado por Ana Rita Tavares na Ladeira da Preguiça, no Centro de Salvador, foi o primeiro cão esterilizado no teste do Castramóvel (Francisco Ribeiro)

A vereadora agora se dedica a achar uma solução conjunta com a prefeitura para o pós-operatório dos animais não-tutelados que vivem nas ruas. “Nossa sugestão é que, a partir do ano que vem, as ONGs de proteção animal sejam subsidiadas para cuidar da recuperação desses animais”. Segundo a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Salvador, Geruza Moraes, será preciso um chamamento público para viabilizar a ideia. Até então, o CCZ poderia abrigar os animais após as cirurgias, mas eles estariam sob cuidados das ONGs ou protetores independentes.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tem capacidade para realizar 770 castrações mensais de cães e gatos, sendo 290 numa clínica conveniada e 480 no Centro de Controle de Zoonoses. Há cinco anos, esse número não ultrapassava 250 castrações mensais. “Conseguimos aumentar esse número para mais de 700 em meados desse ano e esperamos chegar a mais de 1000 esterilizações no ano que vem”, afirma a vereadora Ana Rita.






Nenhum comentário:

Postar um comentário