terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Secretário de Agricultura retira enxame de abelhas do terraço de loja no Centro Comercial‏







Local  onde o enxame se alojou

















Abelhas acondicionadas para transporte


Secretário de Agricultura Dâmaso Rocha




Na manhã do último domingo (15), um enxame de abelhas da espécie Apis Mellifera, popularmente conhecida como abelha do mel, se alojou no terraço de uma loja próximo à Agência dos Correios, na Praça Dr. José Gonçalves, atacando as pessoas que passavam pelo local.
O Secretário de Agricultura, Dâmaso Rocha, foi pessoalmente à loja e realizou a retirada do enxame, auxiliado pelos soldados do Corpo de Bombeiros, Iraci e Geovani. Segundo Dâmaso, que também é apicultor e presidente da Associação de Apicultores da Região, a espécie possui um habitat bastante variado. Na falta de ocos de árvores, principalmente na época do enxameamento, acontece a migração das apis melíferas para as cidades.
A execução de retiradas do enxame foi um sucesso e o Secretário deu algumas dicas de prevenção aos ataques de abelhas:
" Na realidade não se pode prever a chegada de um enxame e/ou estabelecimento de uma colméia num local. Porém, existem algumas orientações importantes a fim de evitar acidentes", como:
Não jogar nenhum produto sobre o enxame ou colméia, como álcool, querosene, água ou inseticida, porque neste caso elas podem se sentir ameaçadas e picar;
Retirar do local ou das proximidades pessoas apavoradas, alérgicas à picada de abelhas, crianças e animais;
Não bater, tocar ou fazer movimentos bruscos e ruidosos próximos à colméia;
Entrar em contato com o telefone 3541-8365, para relatar ou denunciar o problema,assim, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim através da Secretaria de Agricultura Abastecimento e Pecuária encaminhará uma equipe técnica para avaliação/orientação e solução do problema.
Em caso de reincidência de instalação da colméia no mesmo lugar, deve-se tomar providencias no sentido de eliminar esse abrigo, com, por exemplo, vedar frestas ou buracos por onde elas adentraram remover materiais inservíveis (caixotes, móveis, pneus, etc.) entre outros.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário