sexta-feira, 15 de novembro de 2019

INAUGURAÇÃO DA POLICLÍNICA REGIONAL DE SENHOR DO BONFIM-BA


O Governador da Bahia Rui Costa, esteve na Cidade de senhor do Bonfim, para inaugurar a Policlínica Regional de Senhor do Bonfim, uma Obra de grande porte que atenderá os 09 Municípios que compreendem a Região do Piemonte Norte do Itapicuru, um investimento de 23 milhões atenderá 11 municípios da Região que fazem parte do Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru, sendo eles: Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Cansanção, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Nordestina, Ponto Novo, Queimadas e Senhor do Bonfim.


O Governo do Estado construiu a policlínica e o custeio com a manutenção será dividido entre o Estado e as cidades que fazem parte do consórcio, sendo que cada município pagará de forma proporcional a sua população”, explicou o governador em seu discurso.

Ano passado, quando Rui Costa esteve em Senhor do Bonfim, para anunciar a Policlínica e outras Obras, informou que havia comprado ônibus  com ar-condicionado e Wi-Fi , para que as esposas se comunicassem com seus maridos ciumentos enquanto estavam a caminho da Policlínica.

Ontem 2² feira dia 11 de novembro, no ato inaugural, Rui Disse que a Bahia tem o menor número de médicos por habitantes. Esclareceu a importância da Policlínica e seus equipamentos de 1º Mundo, tudo o que há de melhor em tecnologia e mais caro do Momento.



A Policlínica de Senhor do Bonfim já começa a funcionar a partir desta terça-feira (12), oferecendo atendimento gratuito para cerca de 350 mil moradores da região. A unidade conta com uma equipe formada por 67 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos. Ônibus equipados com ar condicionado e internet wi-fi realizarão o transporte dos pacientes que moram nos municípios vizinhos.

Ainda segundo Rui Costa, Saúde é prevenção, quando citou a importância do rastreamento do Câncer de mama a partir dos 40 anos e que o SUS só paga depois dos 50 anos.... Por isso, ele comprou uma carreta com mamógrafo digital para atender a Região e fazer os exames de mamografia nas mulheres a partir dos 40 anos. Tudo de graça.


A unidade oferece consultas em especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Também serão realizados exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasofaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.

Aproveitando o ensejo, o Governador anunciou também a construção do Aeroporto de Senhor do Bonfim, uma verba estimada em torno de 20 milhões, que já foi divulgada a licitação no Diário oficial. Também entregou 09 (Nove) ambulâncias para as Cidades de Andorinha, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Curaçá, Filadélfia, Jacobina, Juazeiro, Queimadas e Senhor do Bonfim.

Citou também a reforma do Hospital Regional de Senhor do Bonfim, com suas 20 UTI´s, e a pavimentação asfáltica da estrada que liga a Sede de Bonfim ao Povoado de Umburana.
Informou também a liberação de uma verba de 60 milhões para a construção do esgotamento Sanitário de Senhor do Bonfim.

Em seguida,(o governador, que chegou de helicóptero, vindo da vizinha cidade de Jacobina, pousou atrás da policlínica), autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a publicar o edital de licitação para a construção do Aeródromo de Senhor do Bonfim, que contempla a construção da pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio de estacionamento de aeronaves. Com investimento de mais de R$ 19 milhões, a obra terá uma configuração e infraestrutura básica, capaz de atender a operação de aeronaves típicas da aviação geral regional em atividade no país.

Rui também inaugurou obras de pavimentação na BA-131, na rotatória e no trecho que dá acesso à Policlínica. Também foram inaugurados quatro quilômetros de pavimentação com capa selante no trecho que dá acesso à BR-407, no povoado de Umburanas. Um investimento de R$ 2,3 milhões.

Na oportunidade, o governador anunciou a implantação do sinal de telefonia celular da operadora Claro nas localidades de Tijuacu, Missão do Sahy e Quicé, através do Programa Fala Bahia.

Estavam presentes várias autoridades, Prefeitos da Região, Deputados, ex-prefeitos etc., tais como: Paulo Braga (Doador do Terreno), Cecília Petrina (Prefeita de Itiúba), Deputado Bobô, Everton Rocha (Prefeito de Jaguarari) Rose Menezes (Prefeita de Campo Formoso) José Antônio (Vice-Prefeito de Sr. Do Bonfim), Izaac (Juazeiro), Antônio Nascimento ( Ex-prefeito de Jaguarari) Bonfim (Juazeiro), Adolfo Menezes Deputado (Campo Formoso) Daniel Almeida(Deputado) , bem como, alguns ex-prefeitos da Região, como Agileu Lima (Andorinha),  Os vereadores de Bonfim se fizeram presentes , e sob o comando do Presidente da Câmara entregaram uma placa  de Cidadão Bonfinense ao Governador Rui Costa.

Foi entregue também ao Governador, um Cesto com Mudas de Palmas, para simbolizarem o Projeto “PALMAS PARA BONFIM” em que foram entregues cerca de mais de 400 mil mudas de palmas, a produtores da Região de Bonfim.

Em seu discurso, Rui Costa pediu para que fosse colocada uma placa em homenagem a Paulo Braga e sua família Braga, ao lado da Placa de Inauguração... (Paulo Braga foi quem doou o terreno para a construção da Policlínica).  
Para finalizar, citou Lula, e fez agradecimentos.

Antecederam ao discurso do Governador Rui Costa, o Deputado Adolfo Menezes, (Campo Formoso), que elogiou a Obra, o Governador, e, fez alguns agradecimentos.

Em seguida Falou o Deputado Bobô, que também fez alguns elogios ao Governador, a Policlínica, (Responsável pela emenda que permitiu a vinda do equipamento de ressonância magnética) fez elogios ao prefeito de Bonfim etc.

Foi seguido pelo Deputado Walmir Assunção, que falou sobre a libertação do Ex-presidente Lula, da mobilização do prefeito de Sr. Do Bonfim para a vinda da Policlínica, da reforma do Hospital Regional de Sr. Do Bonfim, e suas 20 UTI´s, citou o Mercado Municipal que está sendo concluído que Carlos Brasileiro (Prefeito de Bonfim) é um referencial na Política, e citou também o aeroporto de Bonfim a pista de pouso etc.

Na mesma linha de discursos, foi a vez do Deputado Daniel Almeida que também participa da política local.

O Deputado Nelson Leal, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, em seu discurso, enalteceu a figura do Governador Rui Costa, como o melhor Governador.

Finalmente, foi a vez do Prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, que tão emocionado, cantou, chorou, e agradeceu ao Povo de Bonfim, pelo 4º mandato (01- de Deputado Estadual),  citou sua origem humilde, citou sua mãe costureira, seu pai agricultor, os valores ensinados, Falou sobre a luta pela vinda da Policlínica e pelo aeroporto, dizendo que o Governador havia pousado na vizinha Cidade de Jacobina, mas ano que vem ele pousará no aeroporto de Senhor do Bonfim, na pista construída, ao que todos aplaudiram.

(Texto adaptado e escrito por: Luiz Bamberg)



Governador Rui Costa





















Radialista Cosme Bonfim da FM-Rainha 97.3 entrevistando  o Deputado Estadual Bobô.



Bigode branco-Ex=prefeito de Jaguarari Antônio Nasciemnto.

Prefeita de Itiúba Cecília Petrina.

Radialista Cosme Bonfim -FM Rainha 97,3 entrevistando o Prefeito de Senhor do Bonfim- Carlos Brasileiro.

Luiz Bamberg -Blogdobamberg.




Deputado Daniel Almeida





Vice-prefeito de Bonfim, José Antônio e Secretário de Saúde


Foto:Bamberg

Empresária Rosa Monteiro (FM-Rainha)







Prefeito de Antônio Gonçalves Roberto Carlos

Guilhermina Bamberg, sendo entrevistada.



Secretário de Finanças do Município de Bonfim Adilson Brasileiro.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário