sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Final - III Seminário de Educação Inclusiva encerra com a sensação de dever cumprido‏






0







O III Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito á Diversidade, promovido pela Secretaria de Educação e pelo Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) terminou hoje (23) , após cinco dias de encontro no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho.
Senhor do Bonfim é pólo de Educação Inclusiva desde 2008 e possui, desde o início da gestão do atual governo, 22 salas especiais em funcionamento e um Centro de Avaliação Multiprofissional , que realiza uma avaliação inicial da situação da criança com deficiência  e a encaminha para o local apropriado. Além disso, o NEI instalou projetos de natação, Livro Digital Acessível para deficientes visuais,  e transporte escolar especial. Ao todo, são 166 pólos de Educação Inclusiva no estado da Bahia.
Dos 41 municípios que fazem parte do núcleo de Senhor do Bonfim, 24 cidades compareceram ao evento, trocando experiências em temas mais abrangentes além da Educação Inclusiva, como educação quilombola e rural.
Na segunda-feira (19), primeiro dia do evento, participaram da mesa de abertura o prefeito Edivaldo Martins Correia, o presidente da Câmara de Vereadores,  Laércio Muniz, a secretária de Educação, Francilene Almeida, a palestrante Ana Gadelha Costa, , a coordenadora do NEI, Eliana Conceição, A secretária de Educação de Crisópolis, Marita Negrão, a representante da Direc-28, Mônica de Prado, e o secretário de Integração, Marcos Conceição.
O hino nacional foi executado pelas crianças  da Escola Municipal Francesco Galli e emocionou os participantes.
O secretário de Integração, Marcos Conceição,que é  deficiente visual, comemora a realização do Seminário. “Esse momento é importante na construção de uma igualdade de direitos, porque os deficientes costumam ser excluídos e esquecidos do público comum. Eu desejo que eles tenham um espaço, para que assim como eu, façam o que escolheram, e não o que a vida  lhes dá como opção”, comenta.
Durante a fala de Marcos Conceição, a professora representante  do município de Pojuca, Kátia Regina de Jesus Santos, emocionou-se. Estudante do tema Educação Inclusiva desde 1998, especialista em cegueira, Mestranda em Ciências da Educação e Supervisora do Núcleo de Educação Inclusiva, já consegui alguns avanços para o município de Pojuca nessa área, como capacitação continuada de professores para a Educação Inclusiva. Ela afirma que estudar e lutar por melhorias e igualdade de direitos são uma das coisas que mais lhe dá alegria. “Esses encontros são enriquecedores, porque trocamos experiências, fazemos amizades e percebemos o quanto ainda tem gente boa no mundo. Esse rapaz (referindo-se ao secretário Marcos) é um exemplo de superação e isso me deixa esperançosa”,  garante.
Nos últimos momentos do Seminário, na manhã dessa sexta-feira (23), a Coordenadora de Educação Inclusiva, Eliana Conceição foi homenageada pelo trabalho desenvolvido e a opinião geral foi de que as discussões debatidas no Seminário  irão colaborar com o avanço na área da Educação Inclusiva no estado da Bahia.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário