domingo, 18 de agosto de 2013

Pedrão do Acarajé de Tijuaçu, é nosso entrevistado.

Pedrão do Acarajé de Tijuaçu é nosso entrevistado. (Foto: Bamberg)


Nome:           Pedro Neto Rodrigues (Pedrão do Acarajé)
Natural :        Tijuaçu, nasceu e se criou.
Pai:                José Pedro Rodrigues (Lavrador, nascido em Tijuaçu)
Mãe:             Maria Genoveva Rodrigues (Lavradora nascida em                                   Tijuaçu)

A INFÂNCIA - Pedro Neto Rodrigues, mais conhecido como “Pedrão do Acarajé”, não teve uma infância como se espera que uma criança tenha, principalmente no interior, onde se vê crianças livres, jogando bola, em qualquer terreno limpo, tomando banho em rio, pescando, caçando, ou com brincadeiras de criança, pés descalços, a brincar sem preocupações outras. Aos 10 anos de idade, Pedrão, pela sua altura devia assim ser chamado já naquela época, começou a trabalhar nos motores de Sisal.

A MUDANÇA DE RAMO -  Pedrão aos 14 anos de idade, resolver aprender como se fazia acarajé, o pai dizia: a sua trisavó, fazia acarajé ( Acará =comida + jé = santo  >>>Comida de santo e era feito pequeno para ofertar ao santo) aí eu perguntava a ele: Como é que faz Pai?...e ele me dizia: “É com feijão” ...chegava a época dos festejos juninos...São João tradição em Senhor do Bonfim...procurei informações diz Pedrão...e fui fazendo a massa do feijão em casa, perguntando a um e a outro...as pessoas que já faziam e vendiam aqui em “Bonfim”...a exemplo do “Zé do Acarajé”.

A INSTALAÇÃO DO PONTO EM BONFIM Pedrão então conseguiu um ponto e passou a vender o seu acarajé aqui em “Senhor. Do Bonfim a Terra do Bom Começo”... Inicialmente instalou-se no antigo “Beco do Bazar”... Em frente à Bomboniere Guarany... Depois passou para a outra esquina do Teixeira, junto com “Dona Celina do Acarajé”. Ela fazia e vendia durante o dia e eu a noite diz Pedrão, começando às 16h e entrando pela noite.

A MUDANÇA DO PONTO – Procurando melhoras, achou conveniente mudar o ponto, desta vez foi para frente do antigo Cinema onde hoje funciona a Igreja Universal, posteriormente foi para o Terminal Rodoviário, ainda conserva uma filial no Terminal.

O RETORNO PARA O PONTO ANTIGO – Sentindo a minha falta no antigo ponto, os fregueses começaram a quase exigir a minha volta ao antigo ponto... e desta vez botei um pontinho em frente a lotérica, na antiga Praça do acarajé, ou Praça Dr. Antônio Gonçalves, em frente as Lojas Maia.


A EXTENSÃO DOS SERVIÇOS – Com o sucesso do acarajé do Tijuaçu, passei a receber encomendas diversas, como Festas de Largo, Bingos, Clube, Eventos vários, Final de Ano, Natal, e até hoje, o pessoal me encomenda para festa da CISAFRA, em Andorinha em Final de Ano, festa da Ferbasa, Medrado.

DA PRACINHA DO ACARAJÉ PARA O “LARGO DA CELINA DO ACARAJÉ” – Com a construção do Abrigo e do “Largo da Celina do Acarajé” Pedrão então se mudou compulsoriamente para o Largo em frente ao Abrigo Drinks onde está até hoje, fazendo e vendendo o “Acarajé do Tijuaçu” tradicional e saboroso acarajé.

COMO É FEITO O ACARAJÉ – Pedrão dá a receita, diz ele que o acarajé é feito com feijão de corda temperado com cebola e acompanhado com outros ingredientes como vatapá, caruru, camarão, vinagrete, e uma boa pimenta malagueta, frito no puro azeite de dendê. Ainda que consegue comprar tudo do que precisa aqui mesmo em Bonfim.

COMO É FEITO O ABARÁ - O Abará é a mesma história, com a diferença que o abará é cozido e o acarajé é frito no azeite de dendê, mas a massa é a mesma do feijão de corda.

O CASAMENTO – Pedrão casou-se em 2006, com Nilzete Rodrigues, tem quatro filhos com ela, são eles: Cristóvão, Genoveva, Arlivan, Jaine, , todos já sabem fazer acarajé diz Pedrão.


A INFLUENCIA NO QUILOMBO DE TIJUAÇÚ – Como não poderia deixar se ser, exerce Pedrão uma influencia representativa no Distrito de Tijuaçu, também denominado : Comunidade remanescente de Quilombos ...Quilombo de Tijuaçú...onde atualmente é presidente do Conselho Fiscal da Associação Quilombo de Tijuaçú, também é coordenador do terço do homens de Tijuaçu  movimento ligado a Igreja Católica, pois, apesar do histórico do acarajé, Pedrão não se ligou as raízes Africanas com pé em Terreiro de Candomblé ...pelo contrário, Pedrão é devoto de Mãe Rainha e de São Cristóvão, considerados entidades veneradas na Igreja Católica.

O SAMBA DE LATA - Como nativo de Tijuaçú, também é ex-componente do Samba de Lata de Tijuaçú e neto da fundadora do Samba de Lata, Genoveva Vicência dos Santos sua avó. Garante Pedrão que o Samba de Lata que teve origem nas caminhadas das mulheres de Tijuaçú com latas d’água na cabeça em busca de água nos poços, e que faziam o bate lata e sambavam, não tem ligações com o Candomblé. Diz o Devoto de Mãe Rainha e São Cristóvão.
Viva Pedrão do Acarajé... Gente que faz história em Senhor do Bonfim, Nossa Cidade.



CONCLUSÃO – Orgulha-se Pedrão de ter conseguido criar e educar os seus quatro filhos trabalhando honestamente, na venda do acarajé e do abará.  Tá satisfeito e feliz, agradece muito a  Deus.

Texto escrito por: Luiz Bamberg.



Pedrão do acarajé Foto:Bamberg





Samba de lata do Tijuaçu -Foto:Cinco Mil

Samba de Lata do Tijuaçu 


Nenhum comentário:

Postar um comentário