sábado, 30 de novembro de 2013

Educação profissional no Estado é tema de seminário interterritorial‏


Representantes da rede estadual de ensino dos territórios de Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru e Sertão do São Francisco, estiveram reunidos no último dia 22, no auditório do Colégio Modelo de Senhor do Bonfim. A principal pauta da reunião foi a apresentação dos avanços qualitativos e quantitativos alcançados após cinco anos da implantação da Educação Profissional na Bahia como política pública prioritária de Estado, em especial nos territórios de identidade e cidadania.
Os participantes do Seminário discutiram e apresentaram proposições e demandas futuras de cursos e como os agentes sociais podem contribuir para o acesso, permanência e conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos.
“Uma grande iniciativa do Estado. Os cursos oferecidos proporcionarão aos beneficiados, maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda e, principalmente, proporcionando ainda a sua permanência em seus locais de origem, contribuindo e se beneficiando do desenvolvimento do seu Território”, salientou o prefeito do município de Caém e coordenador do Colegiado do Território Piemonte da Diamantina, Arnaldo Oliveira.
Já o ex-aluno, Fanael Soares Dantas, 23, formado em Análises Clínicas, conta que sua vida está passando por uma grande transformação. “Me preocupava muito com meu futuro porque achava que não teria possibilidade de crescer na vida. Com esta qualificação já estou trabalhando em um laboratório que presta serviço a um hospital particular, trabalhando com carteira assinada e com grandes expectativas para esta nova caminhada. Além de me dedicar ao trabalho, pretendo continuar os estudos e fazer uma faculdade na área de farmácia”, comemorou.
Também presente, o deputado estadual Carlos Brasileiro o investimento feito pelo Governo estadual na educação profissional, além de citar avanços na Bahia nas gestões do ex-presidente Lula e com a atual presidenta Dilma. “Sinto-me honrado em fazer parte do governo de Jaques Wagner, governo esse que permite o livre arbítrio. O nosso governador investiu pesado na educação profissional e hoje podemos colher os frutos. Lembro-me que durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, homem culto, poliglota, este não investiu em universidades federais e praticamente acabou com os cursos técnicos no pais. Precisou um presidente operário e sem curso superior mudar todo esse panorama e agora com a presidenta Dilma os investimentos foram ampliados e muitos jovens que viviam a margem da pobreza podem fazer um curso profissionalizante e ter uma profissão que lhe permita sustentar sua família, “disse.
Além da sociedade civil e das coordenações dos três Territórios de Identidade, estiveram presentes ainda, representantes dos poderes executivo e Legislativo, representantes dos setores educacionais que atuam na Educação Profissional - Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, unidades de ensino médio da rede estadual de ensino e os agentes de Desenvolvimento Territorial da Seplan (Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia), Gervásio Lima, Bernadedth Rocha e Ângelo Neri (Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru e Sertão São Francisco, respectivamente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário