sábado, 30 de novembro de 2013

Pré-Congresso ambienta profissionais e estudantes ao II Congresso Imip de Saúde Integral do Médio São Francisco





Polo de ensino, as cidades de Juazeiro – BA e Petrolina – PE reúnem a partir de hoje (28) profissionais de diversas áreas de saúde no II Congresso Imip de Saúde Integral do Médio São Francisco. A manhã dessa quinta-feira foi iniciada com o lançamento do Pré-Congresso que vai ambientar os congressistas aos diversos temas a serem vistos nos próximos dias.

No Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi organizada estrutura para recepcionar os participantes que estão distribuídos entre seis salas com temas diversificados. O pré-congresso versa sobre assuntos como Cuidados Paliativos dentro da especialidade Emergência Oncológica; Como tornar-se um receptor; Diagnóstico de morte encefálica; Violência contra criança e adolescente; Violência contra criança e adolescente – um olhar multiprofissional da saúde; Nutrição Parental Total; além do Mini curso de Bobath no paciente adulto.

O tema Diagnóstico de morte encefálica dado na sala 5, segundo as palestrantes, a neurocirurgiã Carolina Martins e a enfermeira Celina Rocha; reforçam seu conceito e funções. “Primeiramente é importante esclarecer que a morte encefálica é a única forma de óbito; ou seja, a pessoa morre quando o cérebro morre. No mais, esse é um assunto de grande importância porque, para que, se venha a diagnosticar a morte encefálica é preciso o envolvimento de múltiplos profissionais”, afirmou Dra. Carolina.

Já a Enfermeira Celina levantou a importância da abordagem do profissional de saúde no quesito doação de órgãos. “Se trata de um momento de dor para os familiares, por isso que a abordagem dos profissionais, que tem suas ações continuadas quando aceita a doação, deve ser o mais sensível possível”.

Sob o aspecto das diferentes fases do tratamento seja em vida ou, no caso, de manutenção do doador de múltiplos órgãos; os congressistas participam atentamente da palestra e dos debates.

A região do Vale do São Francisco que está entre as maiores doadoras, tem em Petrolina, através do Hospital Universitário de Urgências e Traumas (HUT) o segundo maior doador de tecido e órgãos de Pernambuco seguido do Hospital Pelópidas Silveira. O primeiro no ranking é o Hospital da Restauração. Segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes, Pernambuco ocupa a 4ª posição em número absoluto de procedimentos no Brasil, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário