quarta-feira, 15 de julho de 2015

Festival do Licuri reúne centenas de agricultores em Caldeirão Grande



O povoado de São Miguel, localizado no município de Caldeirão Grande, no Centro Norte baiano, a 333 quilômetros de Salvador, foi cenário neste domingo (12), da 8ª edição do Festival do Licuri. O evento, organizado pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (COOPES) teve a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e reuniu centenas de agricultores de 10 municípios da caatinga.

A programação, realizada com o apoio da prefeitura de Caldeirão Grande e da Secretária Municipal de Agricultura (Semagri), movimentou os moradores da cidade que, desde cedo, participaram de missa na sede do distrito, abertura oficial dos festejos e plantio do licuri, além de se divertirem com a apresentação da Fanfarra Municipal de Capim Grosso, concurso de quebradeiras de licuri e barracas com exposição de artesanato da terra e iguarias.  

O titular da SDR destacou que o Governo do Estado vem trabalhando fortemente com ações voltadas às cadeias produtivas da Bahia, com a implantação de projetos produtivos e de geração de emprego e renda. "Essa é uma festa de resgate da cultura e de preservação do licuri e o governo tem o compromisso de investir em cadeias produtivas prioritárias do estado. São os trabalhadores rurais que produzem a maior parte dos alimentos que estão na mesa dos brasileiros. Se a roça não planta, a cidade não janta”, disse.

Para Jerônimo Rodrigues, a valorização do interior do estado é fundamental para o desenvolvimento e consolidação de boas políticas públicas para as comunidades que vivem no campo. “É com muita alegria que o governo criou uma secretaria para este público. É este povo que com as mãos calejadas constrói pontes, estradas, escolas e produz alimentos. Aqui, vamos investir na cadeia do licuri, seja na área da indústria, da capacitação, com assistência técnica, ou no apoio à comercialização. Vamos atuar com a equipe do projeto Pró-Semiárido, porque temos que ser como os licuris, resistentes, produtivos e bonitos, mas acima de tudo da terra, do lugar onde nascemos”.

Estiveram presentes secretários estaduais e municipais, parlamentares, o prefeito do município João Neto, técnicos da SDR e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), além de representantes de cooperativas e associações dos municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim e Campo Formoso, entre outras localidades.

Festival

Com o tema Resgatando os sabores locais, o evento celebra a cultura entorno do licuri e difunde a importância da espécie, a necessidade de preservação, seus valores nutricionais e culinários, além de ser um momento de troca de saberes e experiências entre produtores, consumidores e visitantes. Aliada às belezas do artesanato local, a festa teve a participação de cooperativas como a Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá), apoiada pela SDR/CAR, que trouxe produtos como a geleia de umbu, doces cremosos, de corte, light, sucos, compotas e polpas, entre outros.

Segundo o último Censo do IBGE, Caldeirão Grande possui 12.485 habitantes e reúne milhares de pés de licurizeiros. Muitos produtores vivem da colheita, produzindo doces, óleos e artesanato. O licuri é fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil. Na Bahia é encontrado na região de caatinga, em municípios como Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Caldeirão Grande. 

A palmeira apresenta frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades. 

Com o licuri torrado são produzidos diversos derivados como: granola, petiscos doces e salgados, sorvetes, umbuzada, óleo, hidratante de cabelo, licor, além de artesanatos e bijuterias. Os produtos são comercializados pela COOPES na Sede em Capim Grosso, nas Feiras da Economia Solidária e de Produtos Orgânicos, Exposições e Eventos Nacionais e Internacionais. 

A festa é um verdadeiro Festival de cultura e tradição, onde o povo canta, dança, encontra com amigos, degusta sabores do licuri, participa de concursos e promove muita alegria e diversão para todas as idades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário