terça-feira, 11 de junho de 2019

BONFIM>>>Distrito de Igara>>> Autorizada obra para implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto da 'Lagoa do Fedor 'em Igara




Na semana passada, foi assinada a ordem de serviço para implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na denominada 'Lagoa do Fedor', em Igara. 


A solenidade de assinatura contou com a presença do prefeito Carlos Brasileiro, do vice-prefeito, José Antônio, secretários municipais, do vereador Mimo, Elizeu dos Temperos, Carlos de Tijuaçu, e Andreilton, moradores e o representante da empresa EFFES Construções LTDA, que venceu a licitação e irá executar a obra.


O investimento beneficiará cerca de 400 famílias e tem um custo de R$ 395.910,81. O projeto será executado com recursos do Ministério das Cidades, através de contrato de repasse da Caixa Econômica Federal e contrapartida do município. A verba federal é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Afonso Florence (PT).


Na área será construído uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), uma estação elevatória (bombeamento), além de uma lagoa de estabilização. 


"É bom ressaltar que essa será a primeira rede de esgoto com estação de tratamento em Bonfim (feito pela prefeitura) e está sendo construída na Igara. Quando estiver funcionando, o esgoto será tratado e os dejetos despejados não vão mais contaminar o Rio Itapicuru”, destacou o prefeito Carlos Brasileiro.


A intervenção contempla diretamente a Rua Nova, Pedro Pio, Tiradentes, São Pedro, Travessa da Lagoa, José Professor e Torquato Pereira. Os recursos para obra foram conquistados por meio de indicação do ex-vereador e atual secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente,Ivan Barbosa. 


“Só um governo comprometido com as causas socais investe em saneamento básico. Eu fico muito orgulhoso porque foi um pedido meu ao deputado Afonso Florence”, frisou Ivan.


Ainda segundo o secretário, o deputado Afonso Florence já sinalizou outra emenda no valor de meio milhão para construir a segunda etapa . Além disso, a deputada estadual Fátima Nunes (PT) se comprometeu em destinar verba de cerca de R$ 400 mil para pavimentação da Travessa da Lagoa e Rua Pedro Pio.


Recentemente, um convênio entre Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru, e prefeitura de Bonfim, possibilitou a retirada de 253 caçambas de lixo e dejetos da ‘Lagoa do Fedor’. A ação foi o primeiro passo para intervenção e requalificação urbana do espaço.


“Eu moro ao lado da 'Lagoa do Fedor' há 48 anos, só tenho que agradecer por estar vivendo este momento “, comentou o morador Gilmar Rodrigues da Silva, popular Careca. Kate Katillyn também mora no entorno da 'Lagoa do Fedor' e manifestou satisfação . “Ninguém estava aguentado mais esperar, essa obra era um grande anseio nosso, estamos todos muito felizes”, disse. 


Em sua primeira etapa, a obra tem prazo de execução de 150 dias. “Eu agradeço ao prefeito pela atenção dada e ao comprometimento em viabilizar o esgotamento sanitário da 'Lagoa do Fedor'”, falou o vereador Mimo.


A rede de tubulação tem cerca de 1 km, e também contempla a Rua Cândido Felix Martins, ao lado da Igreja Católica. O logradouro vai receber nova tubulação em ambos os lados, a troca dos tubos visa possibilitar o entroncamento no novo sistema de tratamento de esgoto.


Desde que iniciou a atual gestão em 1º de janeiro de 2017, o prefeito Carlos Brasileiro já entregou 11 onze obras para a população de Igara. As ações formam feitas em diversos setores como saúde, com a entrega da nova unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF), a obra foi deixada inacabada pela gestão anterior e retomada ; educação, com reforma da Escola Herculano de Almeida; obras e serviços urbanos, com o calçamento de ruas, saneamento do Loteamento Santo Antônio; reforma da quadra no Complexo Esportivo José Martins da Silva, dentre outros.


Devido ao clima chuvoso ,a equipe de engenharia da construtora espera uma trégua para começar ainda está semana o processo de escavação e retirada de material.
-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário