quinta-feira, 27 de junho de 2019

BONFIM>>>Organização, segurança e grande público marcam o tradicional São João de Senhor do Bonfim


Ao final de um período de quase trinta dias de arrasta-pé, o balanço dos festejos juninos na Capital Baiana do Forró foi extremamente positivo, tanto na avaliação da organização quanto da população local e dos visitantes que prestigiaram a festa.

O estudante de engenharia Tiago Torres de Santana veio de Aracajú com a namorada e não se arrependeu: é um São João diferenciado, valeu a pena! No próximo ano estaremos de volta”,confirmou.

“Igual não existe, a cada ano que passa vem mais gente. Independe de atrações é o povo que faz a festa”,ressaltou Geraldo Francisco de Jesus Silva, popular Rato Cliff.

O círculo de festas juninas no município iniciou oficialmente no dia 1º de junho com o projeto ‘Forró Grito’ nos bairros e teve seu ápice entre os dias 20 e 24  quando aconteceu a programação com várias atrações no Palco do Espaço Gonzagão (Parque da Cidade).

O evento coordenado pela Secretaria de Cultura junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte, em parceria como diversos apoiadores, contou com muita animação e forró durante todos os dias.

Segundo a secretária de Cultura, Nalvinha Aguiar, o São João superou todas as expectativas tanto na programação, quanto na participação do público.

" Nosso São João é uma festa tradicional, uma festa que tem história, que valoriza a nossa cultura. O resultado é fruto de muita organização, muito planejamento ,muita dedicação de todos os envolvidos . Estamos muito felizes", pontuou Nalvinha.


Além da organização, a segurança foi novamente destacada na festa junina. Segundo informações do comando do 6º Batalhão da Policia Militar , o evento não teve nenhuma ocorrência registrada durante os cinco dias de festa nos circuito Gonzagão e Assis do Acordeon (Praça Nova). A festa teve o apoio das policias Civil e Militar, Bombeiros e Guarda Municipal ajudando a garantir a segurança e a tranquilidade.

Vários artistas de renome passaram pela festa, no último dia ,o bonfinense Kevin Jones encerrou a programação musical depois das apresentações do forrozeiro Adelmário Coelho e do renomado Geraldo Azevedo. Uma grande alvorada saindo na manhã desta terça-feira (25), fechou o famoso São João.

Conforme informações da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), o município foi um dos destinos mais procurados pelos turistas durante as festividades juninas no estado. A taxa de ocupação nos hotéis da cidade chegou a 100%.

Gilson Bezerra comercializou bebidas em uma das barracas no Espaço Gonzagão, ele disse estar satisfeito com o resultado : "este ano tivemos um aumento com relação ao ano passado em nossas vendas, estou muito contente. No geral, a organização do São João está de parabéns”, concluiu.

Segundo o prefeito Carlos Brasileiro , a média de público diário de 48 mil pessoas em 2018, subiu para 55 mil. "Isso mostra que estamos no caminho certo, mas é claro que devemos ajustar ainda algumas coisas para que a gente possa ser não apenas a Capital Baiana do Forró -, ser também a Capital Brasileira do Forró “, ressaltou.

Carlos Brasileiro ainda agradeceu todas as pessoas envolvidas na realização do evento. “É uma festa que ganha pela tradicionalidade, pela riqueza da cultura, como também pela festa pacifica que o nosso povo sabe fazer como ninguém sabe. Quero agradecer a Deus pelo bom resultado e a ótima repercussão do São João e aproveitar para parabenizar a todos apoiadores e colaboradores , que de forma direta ou indireta ajudaram na realização da festa .

O prefeito também anunciou que em 2020, o homenageado da festa será o cantor Adelmário Coelho. Neste ano, o forrozeiro Flávio José recebeu a honraria. Outro destaque do evento foi a ampla cobertura da Rede Bahia/TV São Francisco nos telejornais de nível estadual e nacional, e pelas  emissoras Rainha FM ,Caraíba AM e Princesa FM, além dos sites e blogs que mostraram com brilhantismo a força e a tradição da festa.

“Uma reunião está sendo programada para breves dias pelo prefeito , o objetivo é avaliar os erros e acertos , e ainda tratar sobre o inicio do planejamento para o São João do próximo ano”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico ,Turismo e Esporte, Carlos Carneiro.

A cervejaria oficial desta edição foi a Schin. Os patrocinadores do São João 2019 são os seguintes: Bonfim Coco, Pelegrini Pré-Moldados, Torre, Armarinho e Papelaria G Barbosa, Rede de Postos Jaguar, Bahia Vale, Clinefro, Sipel, Sicoob, Hotel Novo Leste, Inconect, Postos Transvale, Supermercado Pague Menos da Fernandes da Cunha e Bom Jardim, Lom Engenharia e Instaladora ,Bahiatursa e Caixa Econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário