domingo, 6 de março de 2022

PARA UMA VIDA FELIZ

 


PARA UMA VIDA FELIZ 


As pessoas não precisam de coisa alguma para serem felizes.


Basta se harmonizar com a vida, os seres e as coisas.


No momento de despertar, agradeça a Deus o novo amanhecer que surge com o sol dispersando a escuridão da madrugada.


É um novo dia que desponta, trazendo nova oportunidade de fazer tudo diferente, uma nova vida, um recomeço.


Sem pressa, tranquilo e em paz, dê bom dia às pessoas que você ama.


Abençoe todas as pessoas que passam pelo seu caminho. Veja a vida em tudo. Considere que todos os seres são de uma inteligência e sabedoria infinita.


Responda de forma amorosa a todos aqueles que te causarem mal; reaja com paciência a todos os apressados e ansiosos; não ignore as pessoas e aprenda a arte de ouvir o outro.


Não fale desordenadamente, vomitando as palavras. Mas entre dentro de você e procure se entender melhor.


Visualize o bem em todas as coisas. Procure ver a paz em todo esse maravilhoso mundo de Deus.


Não responda ofensa com ofensa, mas ofereça uma flor para aqueles que te agredirem.


Pense o bem daqueles que falam mal de ti. Não se envolva em intrigas, fofocas ou maledicências. Não fale o que você não sabe ou não viveu.


Duvide sempre das impressões que lhe vem à mente. Não cultive certezas sobre nada. O sábio duvida, o ignorante é cheio de certezas e cheio de si mesmo.


Não fique impondo suas verdades aos outros; não imponha uma noção de certo e errado; não queira mudar ninguém; aceite cada pessoa em sua forma de ser e aceite a vida como ela é.


Observe cada coisa que existe no mundo como uma expressão do ser eterno. As coisas não são como percebemos, mas como são. Cada ser e objeto tem um espírito em seu interior. Procure ver a essência em tudo. Tudo é espírito, tudo é essência.


Não se importe com o bom e o ruim. Nada é totalmente bom nem totalmente ruim. Há muito de bom no ruim e muito de ruim no bom. Bem e mal são medidas humanas e sempre são relativas.


Tudo muda o tempo todo. Não queira que algo permaneça tal como é. Um dia tudo se vai e nada será como antes. Siga com o rio; siga com as correntes da vida. Quem pára no meio do rio, é arrastado pelas águas.


Tudo que sobe desce e tudo que desce, pode depois subir. Não olhe para outros com ar de superioridade. Se hoje estás por cima, amanhã estarás por baixo. E se hoje você está por baixo, amanhã poderá estar por cima. Mas o em cima e o embaixo são apenas medidas humanas que não tem qualquer realidade no plano espiritual. Se não existe em cima e embaixo, para onde podemos cair? Se não existe alto e baixo, quem poderá subir?


Não fique buscando o sucesso. Sucesso além de passageiro, é sempre relativo. O maior sucesso é viver em paz e ser feliz. As pessoas trocam sua felicidade por qualquer dinheiro.


Entregamos nossa felicidade ao outro e depois reclamamos que o outro não nos faz feliz ou tira nossa felicidade. Entregamos nossa felicidade as coisas e as pessoas para que, se algo der errado, tenhamos a quem culpar pela nossa infelicidade.


As pessoas dão sua vida aos outros e depois reclamam que os outros jogaram sua vida fora. Não deixe de ser você mesmo para se adaptar ao outro e não deixe de ouvir o que o outro pensa de você. Muitas vezes o outro é a voz do cosmos nos dizendo as verdades que precisamos ouvir sobre nós mesmos.


Não culpe a ninguém pela sua desgraça. Cada um é responsável pela sua vida e não há nada que o outro possa fazer para nos derrubar. Cada um se queda sozinho.


Responda a ódio com amor; a agressão com ternura; a raiva com tranquilidade; a mentira com a verdade; a escuridão com a luz. Não brigue com ninguém. Não guerreie com o outro. Não há vencedores e perdedores, jamais. O vencedor é quem não luta para vencer. O vencedor é aquele que renunciou a glória da vitória e se libertou do medo da derrota.


Não queira ser melhor do que ninguém. Não há superiores nem inferiores. Todos os seres são filhos do cosmos, filhos da vida, herdeiros do infinito… Ninguém está acima de ninguém e ninguém está abaixo de quem quer que seja.


Não se apegue a nada e nem a ninguém. Quem só tem olhos para uma coisa, perde a visão de todo o resto.


Aceite-se como você é. As pessoas não mudam, não se tornam diferentes. Elas apenas aceitam quem são e, assim, se libertam de suas prisões emocionais e psíquicas. Deixe de lado essa mania de querer acertar a todo custo, de querer ser bem visto, de projetar uma imagem positiva. Quem vive de imagem afunda na própria imagem. O homem nasceu, construiu uma imagem e ficou preso a ela. Liberte-se da imagem de si mesmo. Transcenda a si mesmo, vá além de seu ego. Não há outra forma de ser feliz.


Não tenha medo do vazio, da falta ou do nada. O vazio é liberdade, é o espaço da criação e da renovação. É no vazio que tudo começa, pois antes de algo ser alguma coisa, ela era coisa alguma. Quem não é nada, pode ser tudo, e quem acredita ser tudo, nada é.


No final das contas, nada sabemos, não nos conhecemos. Somos uma partícula, um grão de areia num infinito deserto. Somos um pé de grama num campo verde sem fim… Mas nascemos no infinito, vivemos no infinito e somos o próprio infinito, o ilimitado. No infinito, nada nos falta, tudo se completa, tudo é para sempre…


(Hugo Lapa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário