sábado, 5 de novembro de 2022

Barragem atinge 100% da capacidade após chuvas e começa a verter; veja vídeo

 


Após as fortes chuvas registradas nos últimos dias, a barragem de Ponto Novo, no norte baiano, começou a transbordar na manhã deste sábado (05), após ter atingido 100% de ocupação. 


Inaugurada em 1999 com capacidade de armazenamento de 40 milhões de metros cúbicos, a barragem de Ponto Novo tinha como principal função oferecer suporte hídrico ao projeto de irrigação e ao abastecimento humano aos municípios de Ponto Novo e Filadélfia.


Com o passar dos anos, Queimadas, Santa Luz, Senhor do Bonfim, Itiúba, Caldeirão Grande, Andorinha, Jaguarari e parte de Caém passaram a utilizar a água para abastecimento.


Em 2019, foram implantados os fusegates, um dispositivo instalado no vertedouro da barragem que elevou em 1,20 metros, aumentando a capacidade de reserva de água em cerca de 24%, possibilitando segurança hídrica, representando um

acréscimo de 9,34 milhões de metros cúbicos de água.


No ano passado, foi concluída a implantação do sistema adutor de interligação da Barragem de Ponto Novo à Barragem de Pedras Altas que contempla os Capim Grosso, São José do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Gavião, Nova Fátima, São Domingos, Valente, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Ichu, Candeal, Quixabeira, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Mairi.


Além dos municípios contemplados com abastecimento de localidades: Retirolândia, Conceição do Coité, Santa Bárbara, Santa Luz, Queimadas, Caém, Jacobina e Ipirá.


Veja vídeo:


Fonte:Agênciadc.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário