segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Dia Nacional da Alfabetização

 No dia 14 de novembro é comemorado o dia da alfabetização.


14 de novembro é o 318.º dia do ano no calendário gregoriano (319.º em anos bissextos).  Hoje  segunda-feira, estamos na 46ª semana de 2022, é primavera, 3º milênio século XXI.Faltam 47 dias para acabar o ano.

Dia Nacional da Alfabetização


data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país.
alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.

A Origem do Dia Nacional da Alfabetização

Dia Nacional da Alfabetização é comemorada desde 14 de Outubro de 1966, criada em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402.

No Brasil também se comemora o Dia Internacional da Alfabetização, em 8 de Setembro. Esta data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e possui o mesmo objetivo de fomentar o processo de alfabetização em todos os países do mundo.

Atividades para o Dia Nacional da Alfabetização

No Dia da Alfabetização, a comunidade escolar e familiar costumam se unir na prática de atividades que auxiliem no processo de conscientização da importância em construir um país livre do analfabetismo. Neste dia você pode aproveitar para:

  • Realizar um 
  • concurso de poesia, incentivando os alunos a produzir seus próprios poemas
  • Desenhar e pintar algo relacionado sobre viver em um país alfabetizado
  • Fazer um concurso de soletrar/ditado
  • Mensagens para o Dia Nacional da Alfabetização

A educação de jovens e adultos é um direito humano. E a alfabetização é a primeira etapa do processo de inclusão na sociedade"

"Alfabetizar é acender uma luz que jamais será apagada. É iluminar um futuro próximo e também distante. É deixar uma marca útil que se eternizará. Alfabetizar é mais uma forma de amar" (Augusta Schimidt)

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.


frase que você leu agora foi dita por Bill Gates, fundador da maior e mais conhecida empresa de software do mundo, a Microsoft. Em tempos de grandes avanços tecnológicos, infelizmente o prazer de reservar alguns minutos para a leitura de um livro, seja ele físico ou virtual, tem sido cada vez mais raro entre leitores de várias faixas etárias. Até mesmo Gates, magnata da informática, reconhece a importância do ato de ler para a formação intelectual e moral do indivíduo.

Em 1966, o dia 14 de novembro foi escolhido pelo Governo Federal como o Dia Nacional da Alfabetização, data que relembra a criação dos antigos Ministérios da Educação e da Saúde Pública. Felizmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o analfabetismo vem diminuindo consideravelmente nos últimos quinze anos, embora muito ainda precise ser feito para que esse problema seja completamente erradicado. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto, 13 milhões de brasileiros ainda não conseguem ler ou escrever, número que preocupa e indica a urgente necessidade de melhorias no ensino público do país.

Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.


Fernando Pessoa

Na escola temos acesso às técnicas de leitura, aprendemos a decifrar o código, que é a língua portuguesa, mas nem sempre aprendemos a entender aquilo que lemos. A esse fenômeno deu-se o nome de analfabetismo funcional, isto é, o indivíduo, embora

domine a técnica, não consegue compreender textos de diversos gêneros textuais, até mesmo os mais simples e mais acessados no cotidiano, como bulas de remédios, manuais de instruções e placas de rua ou ônibus. Sem a compreensão na leitura, não há desenvolvimento intelectual satisfatório, já que esse é um fator que limita a apreensão e assimilação de informações de maneira adequada."

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.

Mario Quintana


Embora a importância social da leitura seja reconhecida por 80% da população brasileira, quase 50% das pessoas declaram não ler livros, pois apresentam graves dificuldades de compreensão. Os dados foram colhidos pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, confirmando que o analfabetismo funcional precisa ser tratado com maior seriedade. As mudanças devem ter início na escola, e é imprescindível o comprometimento de toda a comunidade escolar para a erradicação do problema.

Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.

Jorge Luís Borges

Não basta alfabetizar, é preciso letrar o indivíduo para que ele possa interpretar os textos lidos, bem como desenvolver sua criticidade e autonomia. Para isso, é fundamental que o processo de letramento vá além do ambiente escolar, e para tanto é indispensável o comprometimento de pais e mestres. A data, embora simbólica, faz-nos relembrar a importância da alfabetização e do letramento para a formação intelectual do indivíduo, sendo também essencial para que o assunto seja constantemente discutido, visando a soluções eficientes que combatam o analfabetismo. Comemore o 14 de novembro — Dia Nacional da Alfabetização — na companhia de um livro! Boa leitura!


Por Luana Castro
Graduada em Letras"

Fonte: calendarr/Wikipédia/Brasilescola


Fonte2: A Cara da WEB.com
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário